Muitos empreendedores costumam abrir uma empresa mas ficam meio perdidos sobre o que fazer depois, sobre os passos a seguir.
Abrir a empresa é o passo inicial, restam agora outras etapas para concluir esse processo. Confira os aspectos burocráticos que envolvem a abertura de uma empresa e também o procedimento a ser adotado pelo empresário para impulsionar seu negócio.
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Montar o modelo de negócio da sua empresa
É preciso definir o modelo de seu negócio da sua empresa de modo a aumentar as chances de captar clientes e de estabelecer os objetivos a alcançar. É bom que seja registrado que tipo de modelo é o do seu negócio, traçar um breve planejamento e apresentá-lo formalmente ao público.
Definir os objetivos
Para dar corpo às suas ideias, estabeleça objetivos para sua organização. Podem ser objetivos principais e objetivos secundários, bem como metas, que se baseiam, geralmente, em prazos e quantidades (as metas são etapas no alcance dos objetivos finais).
Redigir o Contrato Social
O Contrato Social é uma etapa burocrática a seguir na abertura de um negócio. É um documento que define o ramo e a finalidade da empresa, os aspectos societários e contém informações sobre o capital social e a forma de remuneração dos sócios.
Registrar o contrato na Junta Comercial e Receita Federal
Redigido o Contrato Social, é preciso registrá-lo na Junta Comercial ou no Cartório do Contrato Social. O registro na Junta Comercial confere o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas), formado por 11 dígitos, contendo a unidade federativa (UF), o tipo de empresa e o dígito verificador (o último dígito). Cada estado possui sua própria Junta Comercial. Depois, é preciso registrar a empresa na Receita Federal, garantindo a contribuição tributária e recebendo o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
Realizar a inscrição municipal e estadual
É a inscrição municipal na prefeitura e a obtenção do alvará para que a empresa possa funcionar no município – no caso de prestadoras de serviços. A inscrição estadual, ou IE, é obtida geralmente na Secretaria Estadual da Fazenda.
Organizar a emissão de notas fiscais eletrônicas
Toda empresa precisa emitir nota fiscal. Empresas optantes pelo Simples Nacional estão obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) e ao cumprimento das obrigações do sistema eletrônico de processamento de dados (SEPD), em vigor nos estado de Mato Grosso e Roraima. É preciso ter inscrição estadual. Depois, é preciso instalar um software emissor de NF-e, que algumas secretarias disponibilizam gratuitamente em seus sites.
Fazer o cadastro na Previdência
Outra etapa a cumprir é registrar a organização na Previdência Social, independente de ela possuir ou não funcionários. O empresário deve comparecer a uma agência da Previdência e solicitar cadastramento. Só assim, a empresa estará apta a contratar funcionários e cumprir com as obrigações trabalhistas.
Obter o certificado digital
O certificado digital pode ser obrigatório para algumas empresas. Trata-se de uma assinatura digital com validade jurídica que assegura proteção às transações eletrônicas e outros serviços através da internet. O certificado digital para emissão de NF-e serve para confirmar a autenticidade da nota fiscal e identificar a empresa emissora.
O e-CNPJ é o certificado vinculado a organizações, emitido para o seu representante. Esse certificado pode ser obtido junto a uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP). É importante seguir esses passos para garantir que sua empresa seja formalmente legalizada e atue sem impedimentos ou riscos de penalizações!
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