Abriu a sua empresa e não sabe qual o próximo passo? Confira essas 5 dicas

Muitos empreendedores costumam abrir uma empresa mas ficam meio perdidos sobre o que fazer depois, sobre os passos a seguir. 

Abrir a empresa é o passo inicial, restam agora outras etapas para concluir esse processo. Confira os aspectos burocráticos que envolvem a abertura de uma empresa e também o procedimento a ser adotado pelo empresário para impulsionar seu negócio.

ABRIU A SUA EMPRESA E NÃO SABE QUAL É O PRÓXIMO PASSO? CONFIRA 5 DICAS AQUI!

Montar o modelo de negócio da sua empresa

É preciso definir o modelo de seu negócio da sua empresa de modo a aumentar as chances de captar clientes e de estabelecer os objetivos a alcançar. É bom que seja registrado que tipo de modelo é o do seu negócio, traçar um breve planejamento e apresentá-lo formalmente ao público.

Definir os objetivos

Para dar corpo às suas ideias, estabeleça objetivos para sua organização. Podem ser objetivos principais e objetivos secundários, bem como metas, que se baseiam, geralmente, em prazos e quantidades (as metas são etapas no alcance dos objetivos finais).

Redigir o Contrato Social

O Contrato Social é uma etapa burocrática a seguir na abertura de um negócio. É um documento que define o ramo e a finalidade da empresa, os aspectos societários e contém informações sobre o capital social e a forma de remuneração dos sócios.

Registrar o contrato na Junta Comercial e Receita Federal

Redigido o Contrato Social, é preciso registrá-lo na Junta Comercial ou no Cartório do Contrato Social. O registro na Junta Comercial confere o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresas), formado por 11 dígitos, contendo a unidade federativa (UF), o tipo de empresa e o dígito verificador (o último dígito). Cada estado possui sua própria Junta Comercial. Depois, é preciso registrar a empresa na Receita Federal, garantindo a contribuição tributária e recebendo o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).

Realizar a inscrição municipal e estadual

É a inscrição municipal na prefeitura e a obtenção do alvará para que a empresa possa funcionar no município – no caso de prestadoras de serviços. A inscrição estadual, ou IE, é obtida geralmente na Secretaria Estadual da Fazenda.

Organizar a emissão de notas fiscais eletrônicas

Toda empresa precisa emitir nota fiscal. Empresas optantes pelo Simples Nacional estão obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) e ao cumprimento das obrigações do sistema eletrônico de processamento de dados (SEPD), em vigor nos estado de Mato Grosso e Roraima. É preciso ter inscrição estadual. Depois, é preciso instalar um software emissor de NF-e, que algumas secretarias disponibilizam gratuitamente em seus sites.

Fazer o cadastro na Previdência

Outra etapa a cumprir é registrar a organização na Previdência Social, independente de ela possuir ou não funcionários. O empresário deve comparecer a uma agência da Previdência e solicitar cadastramento. Só assim, a empresa estará apta a contratar funcionários e cumprir com as obrigações trabalhistas.

Obter o certificado digital

O certificado digital pode ser obrigatório para algumas empresas. Trata-se de uma assinatura digital com validade jurídica que assegura proteção às transações eletrônicas e outros serviços através da internet. O certificado digital para emissão de NF-e serve para confirmar a autenticidade da nota fiscal e identificar a empresa emissora.

O e-CNPJ é o certificado vinculado a organizações, emitido para o seu representante. Esse certificado pode ser obtido junto a uma Autoridade Certificadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP). É importante seguir esses passos para garantir que sua empresa seja formalmente legalizada e atue sem impedimentos ou riscos de penalizações!


Já abriu sua empresa? Está se planejando para isso? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta