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5 dicas para melhorar a comunicação entre franqueador e franqueado

 em Empreendedorismo, Gestão e Produtividade

É hora de entender e melhorar a comunicação entre franquias!
É muito claro que uma boa comunicação é essencial para o funcionamento de qualquer empresa. Porém, entre as franquias, ela é ainda mais estratégica. A distância física entre as franquias de uma rede muitas vezes potencializa os problemas e conflitos na troca de informações.
Por isso, é necessário que toda a rede de franquias esteja conectada e alinhada com os objetivos da empresa. Aumentando essa troca de informações, é possível aumentar também o engajamento, a padronização e até mesmo o aprimoramento de produtos e serviços.
Se você quer entender como melhorar a comunicação entre franquias, continue lendo essas dicas:

5 dicas para a comunicação entre franquias:

Defina a mensagem

O primeiro passo para uma comunicação assertiva entre franqueado e franqueador é definir exatamente qual a mensagem a ser transmitida. Faça uma pergunta: Quais informações estratégicas toda a rede deve conhecer? A partir disso, será muito mais fácil eleger prioridades e escolher quais canais serão mais adequados para compartilhar isso.
O conteúdo deve ser o mais conciso e organizado possível. É melhor escrever 5 páginas de instruções bem estruturadas do que 50, cheias de informações bagunçadas, onde a maioria das pessoas não teria nem ao menos tempo e paciência para ler. Se for o caso de passar informações rotineiras ou comunicados importantes, busque criar materiais breves.

Promova eventos, treinamentos e convenções

Realizar eventos internos, cursos, comitês e convenções presenciais são estratégias perfeitas para melhorar a comunicação entre os franqueados. Por meio disso, é possível que o franqueador apresente pessoalmente o balanço de suas atividades, coletar feedbacks e sugestões de seus franqueados, e ainda dividir estratégias e planos futuros. Além disso, essas ações também proporcionam espaço de relacionamento e comunicação entre franquias.

Escolha os canais certos

Existem diversas opções de canais de comunicação com a rede: intranet, newsletter, serviços de apoio ao franqueado, e muito mais. Mantenha um canal organizado onde todas as informações mais importantes estejam nele. Notícias, materiais de consulta, manuais, espaços de dúvidas, entre outras questões, podem ser facilmente dispostas em uma plataforma.
Vale lembrar que conteúdos diferentes podem ser usados em meios diferentes. Um vídeo, por exemplo, é perfeito para fazer grandes anúncios ou apresentações de novos produtos. Já informações de maior urgência podem ser enviadas por canais diretos como WhatsApp, logo que os seus franqueados podem não acessar o e-mail o dia todo.

Acompanhe os resultados

Existem muitas formas de verificar a audiência de cada conteúdo que é enviado, como a taxa de abertura e cliques das newsletter, por exemplo. É possível, inclusive, fazer pesquisas que identifiquem quais os canais mais acessados e quais não levam a devida atenção. Pode acontecer de um meio de comunicação que o franqueador costuma utilizar não tenha tanta adesão dos franqueados. Nesse caso, seria apenas um gasto a mais e sem eficiência.

Evite conversas paralelas

Se a comunicação não estiver sendo eficiente, é capaz que os franqueados recorram à pessoas com quem tenham mais contato na rede para conseguir informações. Ou também, pode acontecer de conversarem com outros franqueados, gerando imprecisões. É quase impossível extinguir essas comunicações, muito menos proibi-las, porém é importante direcionar bem os franqueados para os canais certos que contenham as informações que eles procuram.


Para melhorar a comunicação entre franquias, tanto franqueador quanto franqueado devem estar cientes de suas responsabilidades. Só assim a franquia poderá se desenvolver e crescer de forma saudável.
Sua empresa tem trabalhado bem essa relação? Ainda têm duvidas sobre a comunicação entre franquias? Conhece outras dicas que poderiam entrar nessa lista? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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