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Não é mágica: 7 dicas para encantar clientes da sua empresa!

O que você verá neste artigo:

Confira algumas dicas mágicas de como você deve encantar os clientes do seu negócio!

Fazer com que seu cliente se apaixone pela marca deve ser algo na rotina e cultura da empresa. Deve ser o propósito e prioridade em qualquer tipo de negócio, a partir do momento em que se abre o estabelecimento.

Seja no atendimento telefônico, presencial ou online, é essencial oferecer ao uma experiência mágica. Para muitos, pode parecer simples, mas encantar clientes é uma tarefa que vai além de apenas vender o seu produto ou serviço.

No cenário altamente competitivo em que vivemos, onde cada vez mais as empresas disputam um lugar na vida do consumidor, a qualidade no atendimento deixou de ser um diferencial. Agora, o importante é encantar clientes e fazer com que eles se tornem verdadeiros fãs da sua marca.

Como encantar clientes?

Um vendedor (atendimento) simpático, um desconto para a próxima compra, emails que oferecem dicas além da oferta comercial… Tudo isso faz toda diferença para o cliente.

Não estar atento em encantar clientes pode trazer diversos riscos ao seu negócio. Você pode perder dinheiro, espaço no mercado, ficar com uma reputação ruim, limitar o seu crescimento e até mesmo chegar a fechar as portas do seu estabelecimento.

Independente do porte da sua empresa ou tempo no mercado, sua permanência e crescimento estão diretamente relacionados a fidelização e encantamento da sua clientela.

Por isso, é essencial ficar de olho em algumas estratégias para encantar clientes e fazer sua empresa decolar.

Separamos a seguir uma lista com dicas de como fazer seus fregueses se apaixonarem pelo seu negócio. Confira:

1. Surpreenda seus clientes

Não basta fazer o básico. O novo consumidor quer mais do que ter sua necessidade atendida, ele quer ser surpreendido. Pode ser algo muito simples, como um brinde quando ele visitar seu estabelecimento, um cupom de desconto para a próxima compra ou até mesmo um cartão de agradecimento.

Essas “pequenas” coisas fazem toda diferença para o cliente, que se sentirá especial. A chance de ele guardar essa atitude na memória e voltar a comprar seu produto ou serviço será ainda maior.

Porém lembre-se, de nada adianta oferecer tantas coisas se o atendimento não for encantador. Por isso, prepare-se para o essencial, que é uma recepção e assistência personalizada para que o cliente se sinta a vontade em sua empresa.

2. Crie envolvimento

Hoje em dia é muito mais fácil obter informações sobre os clientes que frequentam o seu estabelecimento. Tente obter algumas informações sobre essas pessoas para criar um relacionamento bacana. Quem é esse cliente? Do que ele gosta? Como ele passa sua rotina?

Por meio dessas perguntas, você saberá melhor como se conectar com esse cliente além do contexto profissional. Sem falar que, assim, você pode também personalizar o atendimento para que ele se torne mais humanizado.

Os detalhes fazem toda a diferença, como o simples fato de o atendente chamar o cliente pelo nome.

3. Treine sua equipe para a excelência

Pode parecer até clichê dizer isso, mas treinar a sua equipe para um atendimento excelente pode ser mais difícil do que parece ser. Lidar com pessoas pode ser um tanto quanto complicado, e é essencial que seu time esteja alinhado para oferecer o melhor ao cliente.

Sua equipe de atendimento será a primeira a lidar com o cliente, e é essencial que ela passe uma boa impressão na abordagem. É papel desses colaboradores oferecer uma experiência positiva e agradável.

4. Seja flexível

Isso não significa que todos devem ser como robôs, atendendo aos pedidos de forma padronizada. Pelo contrário, você deve também dar autonomia para que os funcionários consigam oferecer o tal atendimento personalizado.

Nem todas as situações são preto no branco. Como dissemos, é importante que o seu time de atendimento tenha políticas, porém seja flexível para lidar com os diversos problemas envolvendo clientes.

Cada situação exige um tratamento especial, e cada cliente precisa ser tratado como tal. Esteja aberto para a flexibilidade para tratar cada cliente a sua maneira, e deixe sua equipe a par disto.

5. Solucione o problema

Não há nada pior na vida de um cliente do que quando a empresa diz que “não pode fazer nada por isso“. Se sua empresa cometer um erro, assuma e coloque o consumidor em primeiro lugar, para que ele não saia prejudicado e falando mal do seu negócio por ai.

Mesmo se você não souber como solucionar, é necessário ter empatia no momento de atendê-lo e mostrar preocupação com ele.

6. Seja ágil no atendimento

Ninguém gosta de passar horas na fila esperando para ser atendido. Se o problema do seu cliente for algo fácil de ser respondido, tente fazer isso o mais rápido possível. Se for algo mais complicado, faça com que a equipe esteja pronta para um atendimento empático e com atenção total ao cliente.

Nunca deixe seus clientes esperando, pois esse tempo pode fazer com que ele pense em ir até o seu concorrente. Não dê oportunidades de perder seu cliente pela demora. Por isso, antecipe as necessidades e seja o mais ágil possível.

7. Aproveite as tecnologias para encantar clientes

As novas tecnologias podem auxiliá-lo bastante na relação com o cliente. Com a internet e tantos dispositivos móveis disponíveis, muitas empresas estão apostando nisso para se aproximar de seus consumidores.

Por exemplo, caso você tenha uma loja, pode apostar no ecommerce para aqueles clientes que preferem fazer as compras sem sair de casa. Além disso, as redes sociais também são excelentes para criar relações melhores com seu público. Sem falar nos e-mail marketings, que servem como ótima estratégia de divulgação e aproximação.

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Pronto para encantar clientes em sua empresa? Ficou com alguma dúvida ou possui sugestões que possam ajudar outros empreendedores?

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