Entenda como é feita a divisão de lucros em uma sociedade

 em Planejamento e Finanças

Saber fazer a correta divisão de lucros entre cada sócio é fundamental para a saúde financeira de uma empresa. Essa divisão deve ser definida e bem documentada no contrato social, para evitar discordâncias futuras.

Na maioria dos casos, os desentendimentos acontecem por falta de conhecimentos sobre as legislações ou ausência de informações.

Para a exata avaliação da divisão devem ser considerados vários pontos, como o número de cotas de cada sócio, o trabalho executado por cada um na empresa e também a quantia do lucro que será reinvestida no empreendimento.

Pensando em tudo isso, apresentamos a seguir pontos que você deve ficar atento na divisão de lucros do seu negócio. Não tenha problemas na sua sociedade com isso nunca mais! Continue lendo:

Divisão de lucros em sociedade:

Antes de tudo é necessário entender a diferença entre o lucro e o pró-labore. Isso porque o pró-labore é a remuneração que é paga ao sócio que exerce alguma atividade, como gestou ou diretor, e que tem participação acionária sobre a empresa.

Além disso, ele pode ser recebido também por um ou mais terceiros (não pertencentes ao quadro societário) designados como administradores da empresa, contanto que isso esteja descrito no contrato social.

Dessa forma, o pró-labore é um pagamento pelo trabalho efetuado, independente dos resultados atingidos pela empresa. O ideal é que essa quantia seja definida de forma compatível à média salarial oferecida pelo mercado aos colaboradores que exercem funções semelhantes.

Já a divisão de lucros é a remuneração devida a todos os sócios, inclusive para aqueles que não atuam de maneira direta na empresa. Ou seja, é como uma contraprestação ao dinheiro investido e aos riscos que eles se submetem.

Segundo a lei tributária vigente, a divisão de lucro é desobrigada de Imposto de Renda de Pessoa Física e Contribuição Previdenciária. Entretanto, erros contábeis podem levar a multas e penalidades.

Para montar uma boa divisão de lucros, deve-se levar em consideração os seguintes passos:

Analise bem o contrato social

Normalmente, os lucros da sociedade são distribuidos proporcionalmente à participação de cada sócio no capital social. Porém, o contrato social pode definir outras formas diferentes de fazer a divisão do lucro líquido, se assim for acordado entre as partes previamente.

Projeta o capital de giro

O lucro líquido ocasiona um acréscimo do capital de giro. Por isso, é necessário observar as quantias necessárias à preservação da operação no momento de criar essa divisão. Assim, ela não pode impedir a competência da empresa de financiar suas ações.

Planejamento de investimentos

Realizar uma projeção dos investimentos ajudará você a aumentar e modernizar os negócios. Para isso, é necessário contar com um bom controle financeiro, que desenvolva orçamentos e cronogramas organizados, e todas as demais informações importantes para o negócio.

Não deixe de planejar e realizar provisões para a obtenção de equipamentos, admissão de novos colaboradores, treinamentos, etc.

Essas aplicações devem ser sustentadas pelo lucro líquido, para que impedir a necessidade de pedir empréstimos e até mesmo cair em endividamentos.

Programe a divisãõ de lucros

Como dissemos, a divisão de lucros durante o exercício, conforme apuração do lucro contábil, deve estar prevista no contrato social. Para que ela seja feita de maneira exata, a ajuda de um contador pode ser fundamental.

Ele é o profissional que vai auxiliá-lo a manter a escrituração contábil em dia e todas demais atividades necessárias. Quando a distribuição é feita inadequada, não estabelecida por documentação e escrituração idônea, pode gerar multas, penalidades e muitos transtornos para os sócios.

Fonte: Contabeis


Você já possui com um contador para realizar a divisão de lucros de forma correta em sua sociedade?

Caso esteja em busca de um profissional para cuidar desses processos para você, saiba que o Abertura Simples conta com contadores de todo Brasil para atender às suas dúvidas. Clique no botão abaixo e entre em contato com um contador perto de você:

Postagens Recentes
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe uma resposta

foto de um homem analisando uma nota fiscal com lupa, representando o caixa 2 e vender sem nota fiscalilustração de uma forma de arranjar dinheiro para abrir empresa