Entenda como é feita a divisão de lucros em uma sociedade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Saber fazer a correta divisão de lucros entre cada sócio é fundamental para a saúde financeira de uma empresa. Essa divisão deve ser definida e bem documentada no contrato social, para evitar discordâncias futuras.

Na maioria dos casos, os desentendimentos acontecem por falta de conhecimentos sobre as legislações ou ausência de informações.

Para a exata avaliação da divisão devem ser considerados vários pontos, como o número de cotas de cada sócio, o trabalho executado por cada um na empresa e também a quantia do lucro que será reinvestida no empreendimento.

Pensando em tudo isso, apresentamos a seguir pontos que você deve ficar atento na divisão de lucros do seu negócio. Não tenha problemas na sua sociedade com isso nunca mais! Continue lendo:

Divisão de lucros em sociedade:

Antes de tudo é necessário entender a diferença entre o lucro e o pró-labore. Isso porque o pró-labore é a remuneração que é paga ao sócio que exerce alguma atividade, como gestou ou diretor, e que tem participação acionária sobre a empresa.

Além disso, ele pode ser recebido também por um ou mais terceiros (não pertencentes ao quadro societário) designados como administradores da empresa, contanto que isso esteja descrito no contrato social.

Dessa forma, o pró-labore é um pagamento pelo trabalho efetuado, independente dos resultados atingidos pela empresa. O ideal é que essa quantia seja definida de forma compatível à média salarial oferecida pelo mercado aos colaboradores que exercem funções semelhantes.

Já a divisão de lucros é a remuneração devida a todos os sócios, inclusive para aqueles que não atuam de maneira direta na empresa. Ou seja, é como uma contraprestação ao dinheiro investido e aos riscos que eles se submetem.

Segundo a lei tributária vigente, a divisão de lucro é desobrigada de Imposto de Renda de Pessoa Física e Contribuição Previdenciária. Entretanto, erros contábeis podem levar a multas e penalidades.

Para montar uma boa divisão de lucros, deve-se levar em consideração os seguintes passos:

Analise bem o contrato social

Normalmente, os lucros da sociedade são distribuidos proporcionalmente à participação de cada sócio no capital social. Porém, o contrato social pode definir outras formas diferentes de fazer a divisão do lucro líquido, se assim for acordado entre as partes previamente.

Projeta o capital de giro

O lucro líquido ocasiona um acréscimo do capital de giro. Por isso, é necessário observar as quantias necessárias à preservação da operação no momento de criar essa divisão. Assim, ela não pode impedir a competência da empresa de financiar suas ações.

Planejamento de investimentos

Realizar uma projeção dos investimentos ajudará você a aumentar e modernizar os negócios. Para isso, é necessário contar com um bom controle financeiro, que desenvolva orçamentos e cronogramas organizados, e todas as demais informações importantes para o negócio.

Não deixe de planejar e realizar provisões para a obtenção de equipamentos, admissão de novos colaboradores, treinamentos, etc.

Essas aplicações devem ser sustentadas pelo lucro líquido, para que impedir a necessidade de pedir empréstimos e até mesmo cair em endividamentos.

Programe a divisãõ de lucros

Como dissemos, a divisão de lucros durante o exercício, conforme apuração do lucro contábil, deve estar prevista no contrato social. Para que ela seja feita de maneira exata, a ajuda de um contador pode ser fundamental.

Ele é o profissional que vai auxiliá-lo a manter a escrituração contábil em dia e todas demais atividades necessárias. Quando a distribuição é feita inadequada, não estabelecida por documentação e escrituração idônea, pode gerar multas, penalidades e muitos transtornos para os sócios.

Fonte: Contabeis

Escolhendo um sócio para a sua empresa:

Tenha uma boa convivência

Escolha uma pessoa que você tem uma boa convivência, afinal, o sócio para a sua empresa é alguém que você irá passar mais tempo até do que com os seus familiares. Portanto, busque afinidades de gostos, de temperamento e até de comportamentos para agir em determinadas situações. Busque alguém que saiba encarar os problemas de frente, com bom humor e com muita responsabilidade.

Busque características complementares

Para escolher um sócio para a sua empresa é bacana você analisar habilidades complementares às suas. Por exemplo, se você odeia cálculos e gestão financeira, busque alguém que pode te ajudar com essa característica, de maneira que possa te ajudar na administração dos recursos financeiros da sua empresa.
Da mesma forma, um sócio mais metódico e organizado, por exemplo, pode lidar com organização e burocracias, enquanto você pode cuidar dos colaboradores e negociações e vice versa. Cabe a vocês decidirem juntos, as atribuições de cada um.

Tenham objetivos em comum

Ao estabelecer uma sociedade com alguém, verifique se a pessoa possui objetivos em comum com os seus. Isso é necessário para que o crescimento esteja bem alinhado para os dois.

Ter confiança um no outro

A confiança é construída aos poucos entre os sócios de uma empresa. E ela é consolidada por meio de atos de respeito mútuo e responsabilidade. Portanto, escolha uma pessoa que tenha hábitos parecidos com os seus neste aspecto, de valorizar as mesmas prioridades.

Responsabilidade e capacidade de liderança:

A responsabilidade com as tarefas é uma característica imprescindível para você procurar em um futuro sócio para a sua empresa. Observe o comportamento dele com as atribuições com tarefas cotidianas. Verifique se ele vive atrasado, faltando a compromissos ou fugindo de responsabilidades. Essas são características negativas que podem refletir na gestão do seu negócio. Veja se o seu futuro sócio sabe ser líder de pessoas e, principalmente, de si mesmo.
Escolha o sócio ideal para ajudar você na gestão e no crescimento do seu negócio. Apesar de não ser uma tarefa fácil, seguindo as nossas dicas você consegue observar comportamentos e atitudes necessárias para a escolha de um parceiro de sucesso para a sua empresa!


Você já possui com um contador para realizar a divisão de lucros de forma correta em sua sociedade?

Caso esteja em busca de um profissional para cuidar desses processos para você, saiba que o Abertura Simples conta com contadores de todo Brasil para atender às suas dúvidas. Clique no botão abaixo e entre em contato com um contador perto de você:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/contabilidade/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]QUERO CONTABILIDADE[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário