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Passo a passo para elaborar um plano de negócios para sua empresa

Neste artigo, você vai entender mais sobre o assunto e conferir dicas para aplicar na sua empresa!

Passo a passo para elaborar um plano de negócios para sua empresa
Empreender requer resiliência, inovação, motivação e sabedoria ao enfrentar desafios. Para que um negócio tenha sucesso, é crucial que o empreendedor consiga planejar as ações e criar estratégias para executá-las. Isso porque uma das principais razões ligadas à falência das empresas, é a falta de um planejamento adequado.

A boa notícia é que o plano de negócio é um dos melhores instrumentos para traçar metas e atingir objetivos esperados. Com ele é possível verificar a viabilidade de ideias, reduzir riscos e incertezas, e identificar pontos fortes e fracos do negócio.

Com o plano de negócios, são reunidas informações importantes sobre as características, necessidades e condições do empreendimento. Informações cruciais para que o gestor avalie se vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio.

Continue lendo este artigo para entender mais sobre o assunto e conferir dicas para aplicar na sua empresa!

O que é o plano de negócios
O plano de negócios é uma ferramenta que auxilia na consolidação de uma ideia de forma efetiva, criativa e inovadora. É um documento que descreve os objetivos de um negócio, além de servir como orientador de quais ações devem ser tomadas para alcançá-los.

Seria um mecanismo essencial para ajudar no sucesso de uma empresa, já que identifica viabilidade do negócio, sob diferentes pontos de vista.

Importância do plano de negócios
Construir um plano de negócios propicia segurança e maiores condições de êxito para o empreendedor. Através dele é possível evitar uma série de erros e atingir com mais facilidade o sucesso. Isso não quer dizer que o plano de negócios acaba com os riscos de uma empresa, mas ele ajuda a minimizá-los, ao passo que o próprio estudo feito para o preencher já apresenta os desafios a serem enfrentados, e a viabilidade ou não de fazê-los.

Conheça mais algumas vantagens:

  • Organização de ideias;
  • Possibilita segurança durante a expansão do negócio;
  • Melhora o sistema de comunicação;
  • Permite um acompanhamento comparativo do que foi planejado e está sendo realizado;
  • Facilita a solicitação de crédito com instituições bancárias;
  • Traz conhecimento sobre o mercado, concorrentes e clientes em potencial;
  • Mostra a viabilidade do projeto;
  • Gera vantagem competitiva;
  • Otimiza tempo e dinheiro.

Como elaborar um plano de negócios

  1. Sumário executivo
    O plano de negócios inicia com o sumário executivo. É uma síntese do plano de negócios que deve conter informações como: dados dos empreendedores, resumo dos dados do empreendimento, missão da empresa, setor ou setores de atividade, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social, fontes de recursos, valores, missão, visão e propósitos da organização, assim como a razão de sua existência, ramo do negócio (indústria, comércio, serviços, agronegócio), entre outros.
  2. Análise de mercado
    Conhecer o mercado de atuação é essencial para o sucesso de uma empresa. A análise de mercado permite que o empreendedor avalie a viabilidade do seu negócio, baseado em informações do mercado de atuação, como: tendências, perfis de clientes, condições dos fornecedores, concorrência, entre outros.

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  1. Público-alvo
    Para traçar estratégias assertivas, também é fundamental conhecer e analisar o perfil do cliente que se deseja atingir. É preciso levantar dados, realizar pesquisas de consumo, análises de mercado por segmento, para conseguir saber quais são as preferências do público-alvo e se a empresa terá de fato uma boa chance de clientela.
  2. Concorrência
    Tão importante quanto a análise de mercado e de clientes, está a de concorrência. Deve-se avaliar a qualidade e variedade dos materiais oferecidos, preços, localização, formas de pagamento, padrão de atendimento e estabelecimento, modelo de negócio, garantias e facilidades fornecidas.
  3. Plano de marketing
    O plano de marketing é uma espécie de manual para as ações que precisam ser realizadas para atingir um objetivo. Para construí-lo, é necessário seguir algumas etapas, como definição do objetivo, público-alvo, nicho de mercado, levantamento de informações, listas de problemas e oportunidades, desenvolvimento de estratégias, entre outros.

Ele serve para conhecer o mercado de atuação do negócio, seu público-alvo, clientes, concorrentes, fornecedores, seus produtos, serviços, preço, local, estrutura e estratégias de comercialização.

  1. Plano operacional e financeiro
    O plano operacional é a etapa do plano de negócios em que a forma de produção dos produtos e serviços deve ser detalhada. Ele abrange o layout da infraestrutura necessária, pessoas, habilidades, capacidade produtiva e o detalhamento dos processos operacionais de uma empresa. Já o plano financeiro, é a avaliação econômica que vai definir se a empresa terá chances de se manter operante financeiramente, quanto vai custar, se é viável e qual é a estimativa de retorno do investimento.

Gestão financeira: As 5 dúvidas mais comuns do MEI!
Abrir ou expandir uma empresa exige qualificação e preparação do empreendedor, com conhecimento sobre questões como fluxo de caixa, capital de giro, impostos, legislação, mercado, vendas, entre outros assuntos essenciais para o funcionamento de um empreendimento.

Fonte: Sebrae

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