Conheça os 3 elementos básicos para empreender!

 em Empreendedorismo, Vídeos

Você conhece os 3 elementos básicos para empreender? Através dessa matéria, vou compartilhar o que eu fiz no meu escritório de contabilidade, como foi a nossa curva de aprendizado, e o que foi fundamental para o nosso sucesso, continue lendo.

3 elementos básicos para empreender:

1- Visão

A visão serve para você encontrar oportunidades ao começar a empreender, ou até mesmo quando você já está empreendendo. Você precisará encontrar algum diferencial na sua área, algo que te traga alguma oportunidade. É preciso pensar fora da caixa, ou até mesmo dentro da caixa.
No nosso caso, encontramos a oportunidade dentro da caixa. Estava dentro do escritório de contabilidade a nossa oportunidade de crescer, de empreender e fazer diferente.

2- Coragem

É necessário coragem para tomar riscos, e para empreender é preciso tomar riscos. Não dá para empreender sem arriscar, sem investir tempo e dinheiro. O risco faz parte do negócio de empreender, e você precisará ter coragem para toma-los.

3- Competência

Um dos elementos básicos para empreender é a competência, e um empreendedor precisa ter várias competências. Você vai precisar liderar o seu negócio, para isso, você precisa ter habilidade financeira, comercial, saber fazer gestão de pessoas, marketing e planejamentos, tudo é essencial para o novo empreendedor.
Eu, por exemplo, tinha muita experiência financeira, com planejamento e contabilidade, mas a área comercial, área de vendas, era um grande problema para mim.
As vendas são extremamente importantes para qualquer empresa. Você pode ter um produto incrível, se não souber vender, não adianta.
O marketing também é importante e está interligado, pois você faz todo um planejamento de marketing que acaba englobando a parte de vendas também, com isso, fui obrigado a desenvolver todas essas competências e habilidades. No final, apesar de não ser especialista em vendas, nos últimos 5 anos, já abrimos mais de 2500 clientes.

O que mais é preciso para empreender?

Organização e controle

Manter a organização e o controle também são indispensáveis. Não adianta vender sem organização, caso contrário você irá quebrar a sua empresa.

Gestão de pessoas

Sozinho você não vai a lugar nenhum, por isso é importante fazer corretamente a gestão de pessoas. Você precisa de gente boa do seu lado, precisa de parceiros que te tragam o know how que você não tem.

Foco

Quando eu sai do banco para montar o meu negócio, eu perdi dois anos. Isso porque eu não tinha foco, queria fazer 10 coisas ao mesmo tempo, queria manter 4 negócios em funcionamento e não focava em uma só coisa.
Perdi o foco, consequentemente acabei perdendo uma oportunidade de tempo que eu poderia ter usado para criar outros negócios ou focar apenas em um.

Mercado

Ao montar, ou manter um negócio, é preciso estar atento no mercado, na concorrência e nas possíveis oportunidades.
Você deve conhecer o mercado que você está entrando, entender quem são seus concorrentes e como eles estão se posicionando. Observe as oportunidades que você tem, ou você entrará em um mercado que não tem oportunidade nenhuma.
É necessário pensar o que você vai fazer diferente, com isso, você cria um negócio que gera valor pro seu cliente e o surpreende. Um bom atendimento surpreende o cliente, uma consultoria bem dada surpreende o cliente, um produto com qualidade surpreende o cliente.

Posicionamento, liderança e investimento

Você terá que se posicionar, definir o que irá fazer. No nosso caso, temos um escritório que atende micro e pequenas empresas do simples nacional, esse foi o nosso posicionamento, sabíamos onde queríamos nos posicionar.
Buscar liderança nesse segmento pode aparentar ser difícil, visto que são mais de 20 milhões de micro e pequenas empresas, e 60 mil escritórios de contabilidade. Por isso, você precisará pensar e definir o que você irá fazer para criar essa liderança.
Para manter posicionamento e liderança é preciso investimento. De onde vai sair o recurso que você vai investir, do próprio lucro da empresa? Então eu reinvisto 100% do lucro no meu negócio, acredito nele e aposto, pois eu quero crescer e virar líder de mercado.
Não vale a pena pegar o lucro do seu negócio e investir em outro lugar. Se você busca por liderança precisa investir no seu negócio.
Eu busco por tecnologia, aprendizado constante. Busco por pessoas competentes e engajadas, e vai ser preciso pagar bem para essa galera, para incentivar e fazer um plano de carreira. É preciso criar um ambiente legal para todo mundo trabalhar. Você tem que aprender a dividir para multiplicar.

Pense a longo prazo

Pense grande e pense a longo prazo, a frase apesar de ser clichê, é real. Você vai ter que pensar grande, fora da caixa e a longo prazo.
A diferença das grandes empresas para as pequenas empresas é que as pequenas empresas pensam a curto prazo, e as grandes empresas a longo prazo.
Estratégias demandam longo prazo. Gestão deve ser a curto prazo, a gestão de pessoas tem que ser feita agora, junto com a gestão do caixa, capital de giro, planejamento, e vendas. Não existe vendas a longo prazo, tem que ser vendido hoje, tem que bater a meta hoje, vender o produto hoje.
O planejamento é a longo prazo, você precisa planejar onde sua empresa vai estar em 3 ou 5 anos. Se vai acontecer ou não, é outra coisa, mas é necessário o planejamento.

Busque por um diferencial

Pense diferente, busque idéias em outros segmentos. Não adianta eu olhar para o mercado contábil e ver os produtos que estão sendo vendidos no mercado contábil, por isso vou procurar no mercado de tecnologia, vou procurar o que está sendo vendido no mercado de seguros ou o que está sendo vendido no mercado financeiro, vou descobrir qual a abordagem de vendas do mercado financeiro e avalia-las para tentar fazer uma adaptação para o meu mercado.

Pense positivo

Existem muitos desafios, ainda mais para empresas pequenas, mas é preciso se manter positivo, focar nas oportunidades. Pensar positivo garante meio caminho andado, com isso você vai superar as dificuldades e vai superar qualquer obstáculo. Pensar positivo é a melhor coisa que você tem a fazer.


Gostou dessas dicas? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes
Comentários
pingbacks / trackbacks
  • […] que nós tivéssemos a virada necessária para mudar o jogo, foi preciso ter os três elementos básicos para empreender. Tivemos que ter visão, para saber onde estávamos e o que iríamos fazer. Precisamos de coragem […]

Deixe uma resposta

Foto de um homem levando as mãos à cabeça em sinal de preocupação, representando a regularização de CNPJ suspensoEMPREENDA NO QUE VOCÊ AMA FAZER