Bolsa de Valores ou Tesouro Direto: Em qual investir?

Entenda a Bolsa de Valores e o Tesouro Direto e saiba em qual investir para fazer mais dinheiro

Está interessado em entrar no mundo dos investidores, aprender realmente como ganhar dinheiro enquanto está dormindo e fazer o dinheiro trabalhar para você? Quer saber como os ricos agem em relação á multiplicação de bens e o que eles fazem? Se é isso que você procura então este artigo vai ser de grande proveito para você. Confira esse artigo que explicamos o que é a Bolsa de Valores e o que é o Tesouro Direto, e entenda qual é melhor para você apostar. Saiba em qual investir:

O que é Bolsa de Valores e vale a pena investir?

Bolsa de valores é um ambiente organizado que promove o encontro entre investidores. Nela podem ser negociados títulos de renda fixa, ações, commodities, moedas e outros. Ela é responsável por estabelecer as regras de negociação com o intuito de fornecer um ambiente seguro e transparente para realização de negócios e tem como atribuições a listagem, registro, compensação e liquidação dos ativos mobiliários nela negociados.

A vantagem mais visível é poder ser dono (comprar ações) de uma pequena parte de grandes empresas ou de negócios com muito potencial. Pode-se também proteger preços de safras e dólar, negociar títulos de renda fixa e diversificar seu portfólio de investimentos.

Porém, apesar de ser muito atrativa para quem quer retornos interessantes, ela não é o lugar adequado para o investidor iniciante. A Bolsa de Valores é um mercado de renda variável, e entrar com capital nela sem nenhum conhecimento do seu funcionamento vai te expor a um risco enorme de acabar perdendo todo o seu dinheiro.

A bolsa de valores é um mercado de alto risco porque ela é influenciada por coisas como por exemplo:

  • Leis do governo;
  • Rumores de negócios
  • Negócios mundiais.

Além disso, rumores bastam para derrubar o valor de uma ação, e quando isso acontece….você perde dinheiro. Se alguém começa a falar que a Apple vai falir porque o novo Iphone está muito ruim na opinião dos usuários, as ações dela caem, por mais que o produto realmente esteja realmente bom e no fundo pouquissimos usuários estejam reclamando. Então além da influência de negócios entre empresas, leis do governo, rumores também são o suficiente para fazer você perder dinheiro o que faz do mercado de ações uma área para investimento de alto risco.

O que é Tesouro Direto e vale a pena investir?

Já o Tesouro Direto se trata de, basicamente, emprestar dinheiro para o dinheiro e adquirir títulos públicos. Quando o investidor quer resgatar seu dinheiro, ele pode vender os títulos de volta ao governo e receber o valor acrescido de acordo com as taxas que foram acordadas no início do contrato. É possível investir em três tipos de títulos: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+.

Uma das principais vantagens desse tipo de investimento é que ele é muito acessível. Você pode comprar e vender seus títulos através da internet e o valor mínimo para começar a investir é de R$ 30. Eles também possuem liquidez diária, já que o governo se compromete a recomprar os títulos todos os dias.

O único risco que você deve acompanhar ao investir em tesouro direto é o da inflação, porque ela influencia em certos tipos de títulos públicos, gerando uma volatilidade aos seus títulos e fazendo com que você ganhe ou perca dinheiro.

Então, em qual investir?

Bem, essa pergunta é um pouco difícil de responder, pois depende do tipo do que você busca. Questione a si mesmo:

  • Você quer ganhar dinheiro com possibilidades de altos ganhos? Aposte nas ações
  • Ou você quer um investimento seguro que vai te render X a longo prazo? Invista no Tesouro

Porém, se você é um iniciante, a melhor maneira de investimento continua sendo o tesouro direto. Principalmente porque a probabilidade de perda é ínfima. Então, isso pode aumentar a autoconfiança do investidor e ensina ao iniciante como funciona o mercado de investimentos, o que ele deve continuamente observar, o que deve ler etc.


E aí, já sabe em qual investir? Entendeu as diferenças entre a Bolsa de Valores e o Tesouro Direto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta