O email marketing foi, durante muito tempo, sinônimo de spam e comunicações intrusivas. Mas, graças aos avanços de ferramenta de automação de marketing, esse canal se tornou a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para pessoas certas, na hora certa. Ele é uma ótima ferramenta de Marketing Digital e muito usado no Inbound Marketing. Por isso, se você quer apostar na estratégia de email marketing para a sua empresa e obter resultados muito positivos, continue lendo:
EMAIL MARKETING PARA A SUA EMPRESA: UTILIZE ESSE CANAL DE FORMA CRIATIVA SEGUINDO ESSAS DICAS. CONFIRA AQUI!
O QUE É EMAIL MARKETING?
Conceituando, o email marketing é a comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes, via email. Quando essa ferramenta começou a ser usada, ela ainda era vista como uma versão digital de publicidade enviado via correspondência. Como era um meio de comunicação em massa, as mensagens enviadas estavam longe de serem relevante para quem as recebia.
Hoje, os profissionais de marketing possuem uma visão diferente do que antigamente. O email marketing é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, através de uma troca direta de mensagens;
BENEFÍCIOS DO EMAIL MARKETING
Os canais digitais têm ganhado os corações de milhares de empreendedores espalhados pelo mundo não somente pelo baixo investimento que o profissional tem que fazer, mas também pelo alto retorno positivo que ele oferece. Uma das vertentes do Marketing Digital, o email marketing, chegou para aqueles empreendimentos que coletam endereços de email e querem aumentar a relevância da sua marca entre esses contatos. Os benefícios de usar o email marketing para a sua empresa são diversos, entre eles destacaremos:
- Alto retorno financeiro: Para começar uma estratégia de email marketing você precisa de apenas 3 elementos: um domínio, uma ferramenta de email marketing e um profissional para executar a tarefa. E, por isso, o investimento que a empresa terá que fazer para disparar suas ações não será muito alto;
- Alcance previsível: Uma das grandes vantagens desse canal é seu alcance previsível. Em outras palavras, se você selecionar 100 endereços de email para enviar a sua mensagem, todos os 100 receberão, de fato, seu email na caixa de entrada;
- Grande alcance: Segundo pesquisas realizadas em 2015, existiam cerca de 2,5 bilhões de usuários com e-mails. Só esse número já mostra o grande alcance e possibilidade que a sua empresa pode ter se começar a trabalhar com essa estratégia.
7 DICAS DE COMO USAR O EMAIL MARKETING PARA A SUA EMPRESA DE FORMA CRIATIVA
1 – UTILIZE CAMPOS PERSONALIZADOS
Para deixar o seu email marketing mais exclusivo e personalizado, aumentando as taxas de engajamento do seu público alvo, invista na utilização dos totens de personalização da sua ferramenta de automação.
2 – FAÇA AÇÕES PARA NICHOS ESPECÍFICOS
Outra maneira efetiva de inovar no email marketing para a sua empresa e melhorar os seus resultados é trabalhando com segmentos específicos, afinal, atingindo determinados públicos, as chances das suas mensagens serem lidas aumenta consideravelmente.
3 – CONCENTRE SEUS ESFORÇOS EM ELABORAR UM BOM ASSUNTO DE EMAIL
O assunto do email é o convite para que o seu consumidor leia a sua mensagem. Se você não estuda, faz um planejamento e elabora um assunto atrativo e chamativo, as chances da sua ação ter uma baixa taxa de abertura é muito grande e, sabemos que ninguém quer isso, certo?
4 – SAIBA UTILIZAR O PREVIEW TEXT
Se você já utiliza uma ferramenta de automação, você sabe que existe a possibilidade de incluir um pequeno texto logo após o assunto do seu email. Por isso, invista em fazer um pequeno trecho atraente, pois ele é uma ótima forma para manter o suspense da mensagem e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para convencer os leitores a continuarem lendo seu email marketing.
5 – FIQUE POR DENTRO DOS ASSUNTOS MAIS COMENTADOS DO MOMENTO
Uma ótima forma de atrair o público alvo a clicar no seu email marketing é utilizando algum assunto do momento relacionado ao seu conteúdo. Isso ajudará no engajamento, além de ajudar o profissional a expandir suas ideias criativas.
Existem atualmente diversas formas de monitorar o comportamento e as necessidades dos consumidores em redes sociais. Esse monitoramento e acompanhamento do público alvo nas mídias sociais denominamos Social Listening e se você quer saber mais sobre o assunto, recomendamos que você leia essa matéria clicando aqui.
Uma menção no twitter, likes do Instagram, abandono de carrinho, um formulário que não foi preenchido completamente. Isso tudo pode torna-se um ótimo gatilho de comportamento para conquistar cliques. Com o conhecimento sobre o contexto em que o individuo se encontra, é possível construir uma mensagem específica e personalizada.
6 – UTILIZE OS CTAS
Você tem um e-book que gostaria de mandar como forma de material rico para o seu consumidor? Oferece algum tipo de consultoria? Possui um blog nutrido diariamente com conteúdos interessantes e relevantes para o seu público alvo e quer que ele tenha mais engajamento? Uma forma de conquistar cliques para a sua mensagem é utilizando os calls to action. Mas, lembre-se: a sua mensagem tem um objetivo e você deve ser bastante persuasivo para convencer o leitor a efetiva-lo.
7 – CRIE DATAS E AÇÕES ESPECIAIS
Verifique os cronogramas de datas comemorativas e celebre datas que já existem ou então, crie datas novas especialmente para o público. Isso cativa e deixa a sua mensagem mais personalizada, transmitindo mais aproximação com o consumidor.
Bônus: Saiba como fazer um email marketing para a sua empresa da forma certa!
ESTABELEÇA UM OBJETIVO
De nada vale enviar emails apenas por mandar. Além de se comunicar com o público, deve-se saber exatamente sobre o que você quer conversar. Por isso, cada email deve ter um objetivo bem determinado, por exemplo: sua intenção é vender? informar? promover um blog? gerar indicações?
Deve-se elaborar um planejamento e algumas estratégias para enviar emails bem segmentados, de acordo com o interesse de cada grupo de suas listas.
Assim que a meta for estabelecida, fica muito mais fácil segmentar a lista, criar o conteúdo e também acompanhar os resultados. Isso é bom para você, como empreendedor, mas também para seu público, que receberá conteúdo focado e especializado para o perfil dele.
ACOMPANHE AS MÉTRICAS
Se você já possui um bom objetivo, será necessário estabelecer metas. E para conseguir medir os resultados que suas estratégias e disparos estão alcançando, será necessário ficar atento à algumas métricas. Por sorte, boa parte das ferramentas de email marketing oferecem relatórios e dados para que você possa monitorar seus resultados. Algumas das principais métricas são:
- Taxa de cliques: Número de pessoas que clicaram na sua mensagem, em relação a quantidade de mensagens disparados; serve para calcular a performance de cada email enviado;
- Taxa de conversão: Número de pessoas que abriram o email, clicaram no link, foram direcionadas para uma landing page e concluíram a ação esperada;
- Taxa de rejeição: Monitora os emails que não chegaram até o usuário, seja porque o usuário está com a caixa de entrada cheia ou por erro no envio;
- Taxa de crescimento da base: Acompanha o crescimento da base de contatos, excluindo as pessoas que cancelaram a newsletter e emails que foram rejeitados.
ATENTE-SE AO LAYOUT
Pense bem, a primeira coisa que uma pessoa verá ao abrir um email marketing será a estrutura do email. Ele deve ser no mínimo apresentável para os seus contatos. O ideal é que você não copie e cole o texto de qualquer forma, pois deixará o seu email bem menos atrativo. Mas também não aposte em apenas “jogar” uma imagem no corpo do email, pois muitos provedores não identificam o conteúdo da mensagem dessa forma, fazendo com que acabe indo parar na caixa de spam.
Por isso, uma dica que podemos te dar é: use templates. O equilíbrio entre imagem e texto deve ser perfeito, basta editar bem o HTML. Dessa forma, sua mensagem terá muito mais relevância, será mais atrativa aos contatos e também fica mais leve.
FREQUÊNCIA CERTA
As vezes, menos é mais! O excesso de emails incomoda, sendo uma das principais razões pelo qual as pessoas se descadastram ou ignoram a newsletter. Por isso evite disparar emails a todo momento, para que as pessoas não comecem a achar que você está apenas falando palavras ao vento.
Porém, a falta também pode não gerar nenhuma proximidade e até estranheza quando alguma mensagem aparecer na caixa de entrada. O ideal é enviar emails apenas quando forem necessários, com conteúdo que seja relevante para seus leitores.
E aí, está pronto para criar um email marketing para a sua empresa de forma eficiente, interessante e criativa a partir dessas dicas? Já conhecia e praticava as ações de email marketing na sua empresa? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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