Você tem uma ideia incrível, mas poucos recursos financeiros? Saiba que você pode ser um empreendedor digital
“Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, diz IBGE” (Portal G1).
“E-commerce cresce mais que o varejo tradicional no Brasil” (Folha PE).
As manchetes são extremamente relevantes quando falamos de empreendedor digital. Elas ressaltam que cada vez mais as pessoas estão no online e como consequência estão consumindo neste ambiente. Diante disso, há um mercado que em ascensão e que pode, e deve, ser explorado.
Contudo, a incerteza de empreender neste meio ainda é grande. Afinal, o empreendedorismo digital ainda é algo relativamente novo. Ele surgiu com a expansão da internet, que teve seu início no território brasileiro na década de 90.
Sendo assim, questões como “empreender no meio digital é seguro?”; “como ser um empreendedor digital?” são normais. Desta forma, é interessante que quem deseja empreender tenha em mãos informações relevantes sobre o assunto.
Pensando nisso, decidimos produzir este guia com alguns pontos essenciais sobre o assunto. Então, se você está pensando em seguir nesta jornada, nossa recomendação é que você continue lendo estas linhas. Vamos lá?
Afinal, o que é empreendedorismo digital?
A internet permitiu uma conectividade extraordinária, algo que impactou profundamente em todos os setores da sociedade, inclusive no mundo dos negócios.
Se antigamente, empreender exigia um alto investimento, hoje a realidade é diferente. Com baixo investimento financeiro, é possível criar um negócio online. Para entender exatamente o que é empreendedorismo digital, é preciso recorrer a ajuda de alguns especialistas.
Os autores Shane e Venkataraman, por exemplo, explicam que “o empreendedorismo busca entender o surgimento das oportunidades para criar algo novo; como essas oportunidades são descobertas ou criadas por indivíduos específicos, que usam meios diversos para explorar essas oportunidades, produzem, assim, uma ampla gama de mudanças”.
A partir desta explicação podemos concluir que empreendedorismo digital é a procura de oportunidades visando criar algo novo dentro do ambiente online.
Vantagens do empreendedorismo digital
Já comentamos que investir no empreendedorismo digital é muito mais econômico do que no físico, certo? Só que não para por aí. Há ainda outras vantagens que devem ser levadas em consideração por quem quer seguir a jornada no meio digital. Por exemplo:
Maior visibilidade do negócio
A possibilidade de destaque da marca no online é muito maior do que o offline. O online conta com diversos canais que podem atingir pessoas tanto no território brasileiro quanto no exterior.
A divulgação física, por exemplo, é limitada por região e alcança todos os perfis de consumidores, algo que não é interessante. Já o online permite que a marca alcance um público-alvo ideal, ou seja, aquele que realmente tem interesse em consumir seu produto ou serviço.
Significativa redução de custos
O empreendedor convencional precisará investir em infraestrutura, divulgação, contratação de funcionários etc. Isso acaba demandando um alto investimento financeiro.
Já no online não é necessário. O custo de investimento é consideravelmente menor, pois o empreendedor, inicialmente, não precisará contratar funcionários. Também não precisará investir em infraestrutura e em outras questões que são essenciais para o empreendimento físico.
Mais interação com os clientes
Facebook, WhatsApp, Instagram, E-mail e outras mídias podem ser utilizadas, de forma estratégica, para conquistar uma maior interação com os clientes. O relacionamento permite tanto prospectar clientes quanto gerar uma fidelização.
Desafios do empreendedorismo digital
Apesar das diversas vantagens de empreender no online, como baixo investimento, maior visibilidade do negócio, nem tudo é só facilidade. A verdade é que existem algumas dificuldades que o empreendedor poderá encontrar ao longo da sua jornada. Algumas delas são:
Competitividade
Muitas empresas perceberam que estar no online é essencial para se manter ativo no mercado. Por conta disso, a cada dia há um novo negócio sendo lançado, o que faz com que o mercado online se torne cada vez mais competitivo e obrigue o empreendedor a inovador para se destacar.
Consumidores mais críticos
O consumidor online é muito diferente do offline. Exemplificando: a pessoa que compra no online pesquisa muito antes de realizar a compra. Ela procura referências, compara preços, análise a concorrência para só então realizar a compra. Além disso, gosta de agilidade no atendimento.
Caso tenha alguma dúvida sobre o produto e não receba a resposta em pouco tempo, pode desconsiderar a empresa. Sendo assim, o desafio dos negócios online é atender a todas as expectativas desse consumidor.
Maior estratégia
Outro desafio é a estratégia. Por ser um ambiente que tem vastas possibilidades, o empreendedor terá que pesquisar quais mídias realmente podem ser eficientes para o seu negócio. Ou seja, ele precisará entender em quais mídias seu público-alvo para não realizar investimentos errados.
Aprendizado constante
O ritmo acelerado de novas tecnologias e mídias sociais exigem que o profissional se atualize constantemente. Quem empreende no online não pode se dar ao luxo de ficar por fora das novidades, pois elas podem ser essenciais para o futuro do negócio.
Ideias de negócios para empreender no digital
Você está pronto para superar os desafios, mas não tem uma ideia de negócio específica para o online? Saiba que conhecer algumas opções pode ajudá-lo no processo de criação de uma ideia. Abaixo listamos algumas, como:
Infoprodutos
A Internet é um ambiente utilizado por muitos para adquirir conhecimento, se especializar e se informar. Sendo assim, proporcionar conhecimento para os usuários por meio de infoprodutos pode ser uma boa para quem deseja empreender no digital.
Além de exigir um baixo investimento, por vezes nenhum, também permite uma distribuição simplificada. No entanto, o empreendedor terá que se preocupar em utilizar plataformas seguras, pois a cópia e distribuição do conteúdo sem autorização pode ser algo muito comum.
E-commerce
Como mencionamos no início do texto, o e-commerce cresce mais que o varejo tradicional. Diante disso, pode ser uma boa opção para os novos empreendedores. Além de exigir um baixo investimento, tem uma vantagem a mais: a loja estará 24 horas aberta.
Plataformas inovadoras
O que acha de fugir do comum no digital e criar um aplicativo ou ferramenta que oferece uma solução para algum problema social? Por exemplo, o Uber surge para simplificar o meio de locomoção das pessoas. Entende? Você tem a opção de criar algo único, mas saiba que precisará da ajuda de programadores, designer etc.
Como ser um empreendedor digital?
Não ter um chefe, trabalhar pelo próprio negócio, fazer o horário desejado. Provavelmente, este é o seu sonho, certo? Afinal, você chegou até aqui e isso indica que realmente tem vontade de se tornar um empreendedor digital. Saiba que chegou a hora de entender o que é necessário.
Tenha uma ideia inovadora
Talvez você tenha o dinheiro para investir em um negócio, mas ainda não tenha uma boa ideia. Neste caso, é fundamental que você faça uma autoanálise para entender quais são suas paixões. Faça uma lista e veja se entre o que você ama há algum problema que pode ser resolvido com um produto ou serviço.
Valide sua ideia no mercado
Você pode ter encontrado uma ideia incrível, mas será que ela realmente pode prosperar? A resposta para isso pode ser encontrada por meio de uma validação. Para fazer uma, você precisará realizar uma análise realista; buscar feedbacks sinceros; desenvolver protótipo do produto, conhecido também como um Mínimo Produto Viável (MPV), construir uma identidade e fazer uma pesquisa de opinião com seu público-alvo.
Desenvolva um plano de negócio
O plano de negócio é um documento essencial para qualquer empreendedor. Nele é necessário reunir informações estratégicas, como: o que é o negócio, como será desenvolvido, qual sua missão, visão e valores, quanto será necessário investir, quantos funcionário será necessário contratar, qual é o cenário favorável e desfavorável para o negócio, quem serão os fornecedores, quem é o público-alvo etc.
Conheça seu público-alvo
A partir das informações do plano de negócio, você já terá uma noção de quem é seu público-alvo. No entanto, você deverá ir além. É interessante desenvolver uma pesquisa de mercado para ter o conhecimento de informações, como faixa etária, gênero, localização, profissão, hábitos e por aí vai. As informações são relevantes, pois permite que você possa desenvolver um produto adequado e ainda uma comunicação estratégica.
Crie uma estratégia de marketing
A empresa precisará se comunicar muito bem com o seu público-alvo para conseguir atraí-lo e fidelizá-lo. Para isso, todas as informações conquistadas na pesquisa de mercado serão indispensáveis. A partir delas, o empreendedor poderá desenvolver um plano de marketing, que definirá o posicionamento da marca no mercado e quais ações serão necessárias executar.
Seleciona as tecnologias necessárias
Será necessário listar quais serão as tecnologias que o negócio exigirá. É essencial fazer uma pesquisa e conversar com profissionais para desenvolver o empreendimento com mais segurança e com qualidade.
Coloque sua ideia em prática
Após executar todos os passos mencionados acima, chegou a hora de colocar a ideia em prática. Será necessário realizar todo o processo de formalização, enfrentar burocracia para abrir sua empresa.
No entanto, você não precisar enfrentar isso sozinho.
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