O que é pesquisa de mercado e como elaborar uma para meu negócio?

 em Gestão e Produtividade

A pesquisa de mercado é um estudo realizado por muitas empresas para entender o mercado em que estão inseridas. Ela está diretamente ligada ao plano de marketing de uma empresa, e auxilia no correto entendimento do funcionamento do mercado e forma de atuação de um negócio.
Basicamente, é a responsável pela coleta e análise de dados que ajudam no desenvolvimento da estratégia de negócios. É com base nela que entende-se o quanto um negócio é viável, e compreender se vale a pena ou não investir.
Independentemente do tamanho do seu negócio. Em tempos de crise e mercados cada vez mais competitivos, só existe uma forma de tomar decisões mais seguras, e é baseando-se em informações. A melhor forma de coletar essas informações e tomar decisões sem “chutes” é a pesquisa de mercado.

Importância da pesquisa de mercado

Um dos principais erros da maioria dos negócios que acaba fechando as portas é subestimar a importância da pesquisa de mercado. O desconhecimento sobre o mercado em que atuam colabora para diversos resultados negativos.
No processo inicial de abertura de uma empresa, as pesquisas de mercado são de suma importância para identificar fatores que impactarão diretamente no negócio. Entre eles estão a concorrência, a demanda, os testes de preço, de produto, embalagem, a concorrência, perfil dos consumidores, entre outros.

Como desenvolver uma pesquisa de mercado?

Setor

Para começar uma pesquisa de mercado, deve-se pesquisar informações sobre o tamanho, crescimento e estrutura do setor em que a empresa deseja ser inserida. Nessa análise, os dados podem ser utilizados para acompanhar as mudanças do setor e, assim, desfrutar das oportunidades do mercado.

Segmento de mercado

Logo em seguida, é hora de identificar os segmentos que seu mercado pretende atuar. Para definir esse nicho, deve-se partir das características do seu produto ou serviço, do estilo de vida do consumidor (em seguida), localização do mercado, e outros fatores que podem influenciar no consumo do produto.
O objetivo dessa análise é identificar o seu mercado alvo, ou seja, todos aqueles capazes de consumir o que seu negócio oferece. Uma das informações mais importantes para essa avaliação é a característica dos potenciais clientes do seu produto/serviço.
Em seguida, procure descobrir o que e porquê essas pessoas estão comprando no mercado que você pretende entrar, para assim adaptar os seus atributos. O preço, as propagandas, promoções, ações de marketing e manutenção das empresas concorrentes são informações importantes a serem investigadas.

Cliente ou público-alvo

Sem cliente, não existe empresa, certo? Para definir o seu segmento de mercado, é necessário conhecer profundamente as pessoas que irão consumir seu produto/serviço.
Para saber mais sobre seu público-alvo, você pode observar atentamente as ações dos concorrentes, aplicar questionários estruturados, ou realizar entrevistas. Neste caso, contratar uma empresa especializada em desenvolver pesquisas é a melhor solução.
É possível também encontrar muitas informações online, em sites como o INE e o IBGE. Ministérios, juntas de freguesia, associações comerciais e industriais, imprensa, e estudos de mercado que já foram feitos também podem ser úteis na pesquisa de mercado.
Primeiramente é preciso identificar as características gerais do cliente. Se o seu público for pessoa física, deve-se definir: faixa etária, sexo, tipo de família, trabalho, classe, escolaridade e localização. Se por acaso for pessoa jurídica, delimita-se o ramo, os tipos de produtos e serviços, quantidade de empregados, tempo de mercado, filial (e localização), capacidade de pagamento e imagem no mercado.
Em seguida, chega o momento de identificar os interesses e comportamentos desse consumidor, ou seja, a quantidade e frequência com que optam por esse tipo de serviço, onde compram e quanto costumam pagar. O próximo passo é reconhecer quais fatores o leva a comprar. Esses fatores podem ser preço, marca, qualidade, prazo de entrega e pagamento, atendimento, etc. Por fim, deve-se analisar onde estão esses clientes, o tamanho do mercado, rua, bairro, cidade, estado, país, etc.

Concorrentes

Após conhecer e estudar o seu público-alvo, é hora de observar e analisar a concorrência. Esse momento é crucial para identificar as deficiências e vantagens dos concorrentes, para assim determinar os pontos fortes e fracos da sua empresa. Além disso, é possível compreender quais foram cometidos por empresas do mesmo ramo de atividade que a sua e como não os cometer futuramente.
Mas afinal, quem são meus concorrentes? Os concorrentes são todas as empresas ou pessoas que atuam no mesmo segmento que você. Assim como no seu negócio, a concorrência deve fazer de tudo para satisfazer as necessidades dos clientes. Surge daí a necessidade de um diferencial que faça com que seu negócio se destaque perante os outros.
Assim que delimitar bem seus concorrentes e diferencial do seu negócio, é preciso confirmar sua aptidão para competir no mercado. Deve-se perceber também se esse mercado comporta mais uma empresa do ramo ou se já está saturado.

Fornecedores

Os fornecedores são todas as pessoas ou empresas que fornecem equipamentos e matéria-prima para desenvolver e produzir seus produtos/serviços. Para iniciar essa análise, você deve pesquisar e fazer orçamentos, sempre atentando ao preço, qualidade, condições de pagamento e prazo médio de entrega. Essas informações serão fundamentais para determinar o investimento inicial necessário e algumas despesas, iniciando assim seu planejamento financeiro.
O ideal é escolher pelo menos três fornecedores para cada item, mantendo sempre contato com todos, independente da escolha de um que venha a te abastecer. É importante também analisar se os fornecedores poderão suprir sua demanda e se os preços estão acessíveis. Vale lembrar que alguns exigem quantidade mínima de compra.
Conclui-se então que a pesquisa de mercado é capaz de coletar dados e informações importantes para qualquer empresa. Antes de divulgar seu negócio, é importante conhecer o seu consumidor e descobrir o que eles pensam da sua marca.


Sua empresa já realizou algum tipo de Pesquisa de Mercado? Conhece mais alguma dica que possa ajudar outros empreendedores? Comente e participe para melhorar, cada vez mais, os artigos do Abertura Simples.

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