Empreendedor, você sabe qual é a razão de ser da sua empresa?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você e os seus colaboradores sabem qual é a razão de ser da sua empresa? Mais ainda, qual é a missão que a sua empresa busca atingir? Conectar as pessoas ao propósito da empresa é uma prática cada vez mais necessária e estratégica. Continue lendo para saber mais.

QUAL É A RAZÃO DE SER A SUA EMPRESA? CONTINUE LENDO PARA DESCOBRIR

Ter um propósito ou ser relevante para a sociedade já se tornou premissa no mundo moderno. Profissionais e empresas estão cada dia mais preocupados em refletir sobre as razões de sua existência e suas atuações. Para definir bem os interesses da empresa, é preciso que a missão, visão e valores estejam alinhados. Para entender melhor, vamos explicar brevemente o que é cada um deles:

O que é missão, visão e valores?

A missão é o detalhamento da razão de ser de um empreendimento. Portanto, é o porquê da sua empresa existir. A visão mostra aonde o empreendedor pretende chegar. E por fim, os valores são os princípios éticos que norteiam o dia a dia da empresa.

O Brasil é um dos maiores países em abertura de empresas, e o motivo para tais números é que o brasileiro busca ser independente financeiramente, além de aproveitar as vantagens de ser o seu próprio chefe.

Então, quero fazer uma pergunta para você, empreendedor: qual a razão de ser do seu negócio?

A maioria das empresas nasce com o objetivo de atender simplesmente alguma demanda de mercado. Entretanto, são poucas aquelas que são criadas com uma causa de realizar algo que realmente irá fazer a diferença na vida das pessoas.

Razão de ser da sua empresa: por que estabelecer no meu negócio?

A geração de hoje pensa e se comporta de forma bem diferente do que antigamente. Os consumidores atuais buscam relacionamentos próximos e autênticos com marcas que se conectam com elas pessoalmente. Cada vez mais esse público se preocupa com as questões sociais e dão preferências às marcas que mostram também estar engajadas com essas causas.

Eles estão mais preocupados em encontrar um propósito de vida, construir coisas e deixar legados, mesmo que às vezes, em negócios menores. Quando as pessoas são inspiradas por uma causa e trabalham naquilo em que acreditam, elas trabalham muito mais satisfeitas e produtivas.

A razão que você escolher para o seu negócio determinará muitas coisas, já que ela tem o poder de inspirar e atrair entusiastas apaixonados pela sua causa. Para agregar as pessoas, sejam colaboradores, clientes ou simpatizantes, é preciso conectá-las a razão de ser da sua empresa. Em outras palavras, é necessário investir em relacionamento. A expansão da comunicação digital ampliou as possibilidades de alcançar diferentes públicos.

Imagem de uma empreendedora buscando na internet como criar a sua razão de ser da sua empresa

Como explorar a razão de ser da sua empresa:

Para explorar bem esses canais, as empresas devem atentar para alguns pontos:

Deixe claro o seu propósito

O primeiro passo é pensar sobre o que você faz de melhor. Identifique pontos fortes, competências técnicas e socioeconômicas, além de ouvir feedback.

Seja transparente

É preciso informar a razão de ser da sua empresa, deixando claro suas crenças e transformações que você deseja promover, a partir do que está fazendo. É claro que o empreendedor deve pensar que nada é impossível, mas ele deve sonhar com algo que seja executável.

Marque presença no meio digital

Identifique as mídias mais apropriadas para o seu negócio, invista na qualidade e atualização dos conteúdos e na comunicação com os diversos públicos.

Revise com frequência

Criar a missão, visão e a razão de ser da sua empresa define o propósito e a identidade da organização. Estes fundamentos devem ser sempre lembrados por seus gestores e colaboradores, além claro, pelo próprio empreendedor. Se possível, faça avaliações frequentes para saber se a empresa está realmente seguindo estas definições.

Mas, vale ressaltar que essas definições não são estáticas. Assim como o mercado está em constante evolução, as empresas devem revisar seu planejamento com frequência, o que também pode gerar uma redefinição dessa ou dessas razões.


E aí, qual é a razão de ser da sua empresa? Você já tem definido e quer compartilhar conosco? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário