Empreendedor, você sabe qual é a razão de ser da sua empresa?

 em Empreendedorismo

Você e os seus colaboradores sabem qual é a razão de ser da sua empresa? Mais ainda, qual é a missão que a sua empresa busca atingir? Conectar as pessoas ao propósito da empresa é uma prática cada vez mais necessária e estratégica. Continue lendo para saber mais.

QUAL É A RAZÃO DE SER A SUA EMPRESA? CONTINUE LENDO PARA DESCOBRIR

Ter um propósito ou ser relevante para a sociedade já se tornou premissa no mundo moderno. Profissionais e empresas estão cada dia mais preocupados em refletir sobre as razões de sua existência e suas atuações. Para definir bem os interesses da empresa, é preciso que a missão, visão e valores estejam alinhados. Para entender melhor, vamos explicar brevemente o que é cada um deles:

O que é missão, visão e valores?

A missão é o detalhamento da razão de ser de um empreendimento. Portanto, é o porquê da sua empresa existir. A visão mostra aonde o empreendedor pretende chegar. E por fim, os valores são os princípios éticos que norteiam o dia a dia da empresa.

O Brasil é um dos maiores países em abertura de empresas, e o motivo para tais números é que o brasileiro busca ser independente financeiramente, além de aproveitar as vantagens de ser o seu próprio chefe.

Então, quero fazer uma pergunta para você, empreendedor: qual a razão de ser do seu negócio?

A maioria das empresas nasce com o objetivo de atender simplesmente alguma demanda de mercado. Entretanto, são poucas aquelas que são criadas com uma causa de realizar algo que realmente irá fazer a diferença na vida das pessoas.

Razão de ser da sua empresa: por que estabelecer no meu negócio?

A geração de hoje pensa e se comporta de forma bem diferente do que antigamente. Os consumidores atuais buscam relacionamentos próximos e autênticos com marcas que se conectam com elas pessoalmente. Cada vez mais esse público se preocupa com as questões sociais e dão preferências às marcas que mostram também estar engajadas com essas causas.

Eles estão mais preocupados em encontrar um propósito de vida, construir coisas e deixar legados, mesmo que às vezes, em negócios menores. Quando as pessoas são inspiradas por uma causa e trabalham naquilo em que acreditam, elas trabalham muito mais satisfeitas e produtivas.

A razão que você escolher para o seu negócio determinará muitas coisas, já que ela tem o poder de inspirar e atrair entusiastas apaixonados pela sua causa. Para agregar as pessoas, sejam colaboradores, clientes ou simpatizantes, é preciso conectá-las a razão de ser da sua empresa. Em outras palavras, é necessário investir em relacionamento. A expansão da comunicação digital ampliou as possibilidades de alcançar diferentes públicos.

Imagem de uma empreendedora buscando na internet como criar a sua razão de ser da sua empresa

Como explorar a razão de ser da sua empresa:

Para explorar bem esses canais, as empresas devem atentar para alguns pontos:

Deixe claro o seu propósito

O primeiro passo é pensar sobre o que você faz de melhor. Identifique pontos fortes, competências técnicas e socioeconômicas, além de ouvir feedback.

Seja transparente

É preciso informar a razão de ser da sua empresa, deixando claro suas crenças e transformações que você deseja promover, a partir do que está fazendo. É claro que o empreendedor deve pensar que nada é impossível, mas ele deve sonhar com algo que seja executável.

Marque presença no meio digital

Identifique as mídias mais apropriadas para o seu negócio, invista na qualidade e atualização dos conteúdos e na comunicação com os diversos públicos.

Revise com frequência

Criar a missão, visão e a razão de ser da sua empresa define o propósito e a identidade da organização. Estes fundamentos devem ser sempre lembrados por seus gestores e colaboradores, além claro, pelo próprio empreendedor. Se possível, faça avaliações frequentes para saber se a empresa está realmente seguindo estas definições.

Mas, vale ressaltar que essas definições não são estáticas. Assim como o mercado está em constante evolução, as empresas devem revisar seu planejamento com frequência, o que também pode gerar uma redefinição dessa ou dessas razões.


E aí, qual é a razão de ser da sua empresa? Você já tem definido e quer compartilhar conosco? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem do Google AdWords para remeter a nova versão do Google que utiliza a inteligência artificial para ajudar os empreendedorespessoas analisando dados de fintechs