fbpx

Empreendedores introvertidos: 5 dicas para alcançar o sucesso

 em Empreendedorismo

Empreendedores introvertidos também podem ter sucesso! Por senso comum, costumamos acreditar que apenas as pessoas extrovertidas se dão bem no mundo dos negócios, mas isso não é verdade. Os introvertidos também têm vez no empreendedorismo, basta que sigam os passos que apresentaremos a seguir.
A principal diferença entre esses dois perfis está na comunicação. Pessoas introvertidas geralmente não se sentem confiantes em expor suas idéias, ficando intimidadas em interações sociais, e preferindo realizar atividades sozinhas. Por outro lado, são mais abertos à criatividade alheia, e tendem a ouvir as idéias de outras pessoas com mais atenção.
O Wall Street Journal montou uma lista para mostrar que, mesmo entre os empreendedores mais bem-sucedidos, existem introvertidos vitoriosos. Nessa lista é possível encontrar Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook), Larry Page (Google) e muitos outros.
Confira a seguir, 5 dicas para empreendedores introvertidos, e como aproveitar ao máximo o potencial de ouvir, pensar e produzir boas idéias. Além disso, saiba também como superar os problemas de comunicação!

Dicas para empreendedores introvertidos:

Tenha um momento para si

Ao contrário do que a maioria pensa, pessoas introvertidas não são antissociais, elas apenas preferem passar mais tempo sozinhas do que em grupos. Elas preferem passar um tempo em casa do que ir para algum lugar agitado, por exemplo, e com um empreendedor funciona da mesma forma. Pode ser que ele tenha um ótimo relacionamento com sua equipe, faça apresentações e dê palestras sobre seu negócio. Porém, quando ele separar algum tempo para encontrar soluções criativas e recuperar suas energias, é provável que precise de momentos quietos e solitário.

Desenvolva o poder de escuta

Como já foi dito, as pessoas introvertidas tendem a ouvir mais, falar menos e pensar mais antes de se pronunciarem. Isso são pontos fortíssimos, pois hoje em dia ter uma escuta ativa é uma característica em falta, e demanda alta. A maioria das pessoas preferem falar a ouvir, e quem desenvolve o poder de escuta pode se destacar como alguém que valoriza o que os outros têm a dizer. Ter essa habilidade pode ajudar muito na gestão de equipes por exemplo, pois as pessoas podem se sentir mais motivadas quando têm suas idéias realmente percebidas.

Encontre o seu local ideal

Geralmente, empreendedores introvertidos são mais produtivos quando estão em locais calmos, com menos movimentação. É importante identificar qual ambiente você se sente mais a vontade para ter seus momentos criativos. Pode ser um local menos barulhento, com menos luz, com pouca gente… Entender qual o melhor clima para você ajuda a explorar melhor seu potencial de criação, e favorece o fluxo de idéias.

Saia da zona de conforto

Essa dica vale para tudo na vida. Para se tornar um empreendedor melhor, é preciso sair da zona de conforto e bater de frente com os desafios. Se o problema for falar em público, talvez seja hora de treinar essa habilidade. Se você se sentir nervoso ou inseguro nesse tipo de situação, é melhor começar com alguns exercícios. Pratique muito antes de precisar colocar a voz no microfone com algumas técnicas de apresentação. Mesmo que não haja necessidade de fazer uma apresentação, será mais fácil de expor seus pensamentos e ter credibilidade em sua comunicação.

Aproveite a tecnologia

Hoje em dia, com toda a tecnologia ao nosso alcance, já é possível construir empresas das mais diversas formas, criar conexões profissionais e conversar com pessoas ao redor do mundo todo sem a necessidade de sair do lugar. Isso pode ser muito favorável para empreendedores introvertidos, que não se sintam bem conversando no face a face. Porém, o ideal é que isso não se torne uma constante, pois um empreendedor nunca deve estar acomodado.

Concluindo:

Não se prenda ao esteriótipo de que apenas pessoas extrovertidas podem ser bons empreendedores. Os empreendedores introvertidos também possuem ótimas qualidades, basta saber como aproveitá-las para alcançar o sucesso.
Você também faz parte do grupo de empreendedores introvertidos? Conhece alguma outra dica que poderia entrar nessa lista? Comente e continue acompanhando os conteúdos do Abertura Simples para saber tudo sobre empreendedorismo, finanças, e muito mais.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de muitas mãos juntas, representando o empreendedorismo socialFoto de uma mão anotando em uma agenda para empreendedores e um celular na outra mão