Tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo digital está aqui!

A internet se popularizou e avançou muito nos últimos tempos. Esse espaço, que antes era mais utilizado para o campo da informação, abriu uma ótima oportunidade para os negócios. Portanto, é dentro desse cenário que surge o empreendedorismo digital.

Essa nova forma de negócio veio para melhorar a vida de muitos empreendedores, trazendo flexibilidade, acessibilidade e muitos outros benefícios. Quer saber como empreender digitalmente? Continue lendo:

EMPREENDEDORISMO DIGITAL – TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ESTÁ AQUI!

Nos dias atuais, mais do que apenas ter bons salários, os profissionais estão em busca de boas condições de trabalho, comodidade, flexibilidade e, acima de tudo, de uma atividade que lhes permitam serem recompensados por todo o investimento.

Devido a diversos fatores, entre eles a alta taxa de desemprego que o país está apresentando, muitos empreendedores estão decidindo iniciar o seu próprio negócio e, nesse contexto, com o acesso a internet cada vez mais simples e a ampliação das possibilidades de atuação nesse ambiente, o empreendedorismo digital surge como uma nova e forte tendência para esses empresários.

MAS, O QUE É EMPREENDEDORISMO DIGITAL?

O conceito de empreendedorismo digital se baseia no desenvolvimento de um modelo de negócio pela internet para oferecer um produto ou serviço diferenciado. Mesmo sem uma equipe e estrutura física, é possível empreender. O espaço virtual oferece cada vez mais recursos para que qualquer negócio possa ser executado.

Ter uma boa noção do mercado em que você pretende atuar, além de referências de outros empreendedores digitais é um bom começo. O empreendedor vai ter que entender também, que a realidade virtual funciona de forma diferente da física e que isso interfere no modo como as pessoas empreendem.

Assim como no empreendedorismo offline, quando se trata de empreendedorismo digital, o objetivo da maioria das pessoas é obter lucro e condições de trabalho mais flexíveis e simples. Esse tipo de empreendedorismo, geralmente, pode ser iniciado com um baixo valor de investimento e como já dito anteriormente, não exige que o empreendedor se preocupe com questões de localização do estabelecimento, por exemplo.

Imagem de uma pessoa comprando um produto pela loja virtual depois que um empreendedor decidiu iniciar no empreendedorismo digital

BENEFÍCIOS DO EMPREENDEDORISMO DIGITAL

NEGOCIAÇÕES PRÁTICAS

No ambiente virtual é muito mais fácil realizar negociações e manter um empreendimento dinâmico. Tais fatos ocorrem porque se elimina a necessidade de encontros pessoais, além de todas as transações que precisam ser feitas podem ser realizadas instantaneamente e, na maioria das vezes, não existem questões como horário de funcionamento, disponibilidade de vendedores e etc.

O empreendedorismo digital possibilitou ações mais rápidas e fáceis que só beneficiam os empresários.

ALCANCE DE VÁRIAS PESSOAS

Os números estão aí para todo mundo ver. Cada dia que passa existem mais pessoas conectadas, em diferentes meios, em diferentes canais. Todo esse número viabiliza ao empreendedor digital um alcance a nível nacional e até mundial.

CUSTOS REDUZIDOS

Estrutura, colaboradores, equipamentos, localização. Nada disso é necessário para entrar no mundo do empreendedorismo digital. É claro que, conforme o empreendimento for se desenvolvendo, aí cabe ao empresário fazer todos os ajustes necessários. Mas a questão é, muitas vezes, para iniciar seu negócio, o empreendedor precisará dele mesmo e de um computador.

OPORTUNIDADES MAIORES

Pense em um mundo em que você consegue fidelizar a maioria dos seus clientes. Isso é possível no mundo digital. Segundo dados divulgados pelo E-commerce Brasil, 62% dos consumidores online são mais fiéis, o que é um ótimo motivo para você investir no empreendedorismo digital.

COMO INICIAR NO EMPREENDEDORISMO DIGITAL?

Primeiramente, o empreendedor deve saber que, antes de mais nada, ele precisara fazer um planejamento e elaborar um plano de negócio. Este plano serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem será o seu público alvo;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
  • Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Depois de ter analisado todos esses dados que são muito importantes para o sucesso do seu empreendedorismo digital, agora é a hora de pensar em qual meio você irá utilizar para captar seus clientes.

DESAFIOS DO EMPREENDEDORISMO DIGITAL

O EMPREENDEDOR PRECISA FAZER ACONTECER

A frase “colocar a mão na massa” nunca fez tanto sentido como agora, e você vai entender porque.

Para alcançar todos os objetivos, metas e sucesso, é necessário correr atrás das coisas para que elas possam acontecer. A jornada será árdua, mas se você trabalhar certo, os resultados serão muito mais satisfatórios.

RESPONSABILIDADE

Esse é um desafio natural para quem começa no empreendedorismo digital, já que você passa a estar na ponta do processo. Quando você trabalha para alguém e algo dá errado, a responsabilidade nem sempre vai cair sobre você, certo? Agora, com você no comando da sua própria empresa, toda e qualquer responsabilidade vai ser única e exclusivamente sua, então, esteja preparado.

DESVALORIZAÇÃO

Muitos empreendedores, por medo de perder seus clientes, no momento de desespero, acaba desvalorizando o seu produto/serviço como uma forma errada de reter um cliente.

Esse tipo de atitude desvaloriza seu negócio, como se não bastasse a desvalorização, agora o seu empreendimento ficará com uma imagem muito negativa no mercado. Por isso, não tenha medo de perder um negócio por causa do preço, pois não é só isso que um consumidor valoriza na hora de fazer a sua decisão de compra.

BÔNUS: INVISTA NO MARKETING DIGITAL

Entender de marketing digital e saber aplica-lo em suas estratégias de empreendedorismo digital é outro ponto extremamente importante.

O bom uso do Marketing Digital permite não só alcançar potenciais clientes com facilidade, como também qualificar a mensagem para passar a credibilidade necessária para que elas sintam interesse pelo seu serviço.

Já pensou em quantas pessoas buscam por determinado tipo de assunto na internet diariamente e não encontram o seu negócio?

Alguns dos principais objetivos e vantagens que o marketing digital pode trazer para o seu empreendimento são:

  • Mostrar-se e fazer-se conhecer;
  • Construir uma imagem positiva;
  • Diferenciar-se da concorrência;
  • Aumentar o número de clientes;
  • Entre outros.

Cada vez mais a internet está crescendo e obtendo mais usuários. Esse cenário não faz parte apenas do presente, e sim do futuro. Por este motivo, ter um negócio no mundo digital é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro e sucesso.

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas


Nós, do Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir seu negócio virtual realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRA SUA EMPRESA[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta