O que esperar do empreendedorismo em 2019? Confira aqui!

Quer saber o que você pode esperar do empreendedorismo em 2019? Então continue lendo para saber mais sobre o assunto:

Principiante ou não, o empresário sempre deseja saber o que pode se esperar para o próximo ano, não é mesmo? E para isso, é necessário focar no planejamento e se preparar para os desafios, além de claro, assumir uma postura muito determinada para iniciar a nova caminhada.

Pensando em te proporcionar uma perspectiva do que se esperar para o empreendedorismo em 2019, nós do Abertura Simples reunimos algumas informações e dicas valiosas. Confira!

EMPREENDEDORISMO EM 2019: O QUE EU DEVO ESPERAR? CONTINUE LENDO PARA DESCOBRIR

Mas o que é empreendedorismo?

O empreendedorismo é a arte e a ciência de empreender. É encontrar soluções, realizar projetos e transformar oportunidades em negócios vantajosos não só para o empreendedor, mas também para o consumidor. Hoje, o empreendedorismo é uma qualidade altamente valorizada, pois o progresso econômico e social depende da atuação de líderes empreendedores. Logo, o empreendedor é uma pessoa que não espera algo acontecer, mas toma as rédeas do processo e faz ele mesmo o trabalho.

Qual é o cenário do empreendedorismo no Brasil?

O Brasil está superando a maior crise política e econômica de sua história. Os altos índices de desemprego fizeram com que muitas pessoas que precisavam de um trabalho decidissem abrir o próprio negócio, configurando o chamado empreendedorismo por necessidade. Mas, apesar do seu número expressivo, essas pessoas não são a maioria. É o que aponta o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que quantifica o empreendedorismo em mais de cinquenta países e, no Brasil, atua em parceria com o Sebrae, mostra que em âmbito mundial, 74% dos empreendedores abriram o próprio negócio porque tiveram a visão de uma oportunidade.

O ano de 2017 foi marcado por um grande crescimento do empreendedorismo no Brasil. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre do ano foram criadas no país 581.242 novas empresas, maior número para o período desde 2010, começo da série histórica do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. O número é 12,6% superior ao registrado no mesmo período de 2016, quando ocorreram 516.201 aberturas.

O que esperar para o empreendedorismo em 2019?

O ano de 2018 não foi bom para os micro e pequenos empresários, mas uma pesquisa realizada pelo Sebrae revela que sete em cada dez empreendedores apostam que este ano vai ser melhor. De todos os entrevistados, 67% dos empreendedores estão otimistas com 2019.

Segundo a pesquisa, 46% dos participantes apontam o ano de 2018 como pior para os negócios. Mas quando o assunto é o futuro, a maioria (67%) tem expectativa positiva e acredita que 2019 será um ano melhor. Apenas 9,9% estão pessimistas e acham que próximo ano será pior. Os empresários do Norte do País mostraram-se mais otimistas em relação ao próximo ano, se comparados aos entrevistados das demais regiões.

A expectativa mais negativa partiu principalmente dos empreendedores com nível de escolaridade alta (superior ou mais), enquanto que a positiva está acentuada entre os com menos estudo (até Ensino Médio). Para 29,8% dos entrevistados, o problema que mais prejudicou sua empresa em 2018 foi a corrupção, enquanto 19,7% dos empresários se queixaram da taxa de juros e 18,7% apontaram os elevados níveis de desemprego como o vilão para seus negócios. Os microempreendedores individuais (MEIs) foram os que mais reclamaram da falta de trabalho no setor, enquanto as empresas de pequeno porte (EPP) e microempresas (ME) citaram a corrupção e a recessão como principais problemas. Empresários do sexo masculino e acima dos 35 anos acusaram a corrupção, enquanto a mulheres disseram as altas taxas de juros e o desemprego foram mais prejudiciais para seu empreendimento este ano. E para os mais jovens, a alta taxa de juros foi seu maior problema.

Imagem de uma corredora para remeter os profissionais que desejam saber o que esperar do empreendedorismo em 2019

Dicas para ter um bom ano de 2019!

Tenha autoconhecimento

O empreendedor precisa entender, primeiramente, que a sua atuação no negócio e as suas experiências precisam estar ligados ao seu propósito de vida. Quanto maior a ligação entre os seus objetivos de vida a aquilo que você faz, melhor a sua empresa tende a se desenvolver.

Conheça o mercado

A segunda dica sobre o empreendedorismo em 2019 é conhecer um mercado e a necessidade do cliente. Além do seu empreendimento ter relação com o seu propósito de vida, ele também deve atender a uma necessidade do mercado. Por isso, deve estar clara a necessidade que se precisa atender, ou seja, solucionando a dor do cliente.

É preciso controlar muito bem o orçamento

Montar e administrar uma empresa exige investimento financeiro. Por isso, controlar as finanças pessoais e empresariais é essencial para ter um bom ano de 2019, longe das dívidas. Com ajustes, cortes e dosagens, você pode poupar um bom dinheiro e se precaver de algum possível problema.

Não fique procurando as respostas certas

Entenda: cada negócio é exclusivo. Não fique procurando respostas certas e erradas por ai, por que cada empresa é diferente.

Errar é humano

Errar é humano e por isso, até os empreendedores erram. Então, para 2019, vamos focar na persistência e na coragem que são qualidades essenciais para um empresário. Não existe fracasso se você souber aprender com os seus erros.

Desenvolva o seu espírito empreendedor

Ter um espírito empreendedor já é o primeiro passo em direção ao sucesso, mas as habilidades, ideias, vontade, determinação e conhecimento nem sempre são suficientes para chegar aonde deseja. Por isso, é essencial tomar iniciativa e desenvolver características empreendedoras, como por exemplo: ousadia, inovação, atenção, paixão, qualificação, dinamismo, proatividade, dedicação, resiliência, entre outros.

Invista na segmentação

Sucesso no empreendedorismo em 2019? Invista na segmentação. Observe seus concorrentes e, a partir dessa análise, crie uma segmentação diferenciada para atingir um novo público. Muitas vezes o consumidor precisa da mesma solução, mas com uma outra abordagem. Reflita!

Planeje muito!

É preciso saber os diversos aspectos do negócio que se pretende abrir. Conhecer a si mesmo e ao mercado, tanto para quem quer abrir, tanto para quem quer ampliar é essencial. Planejar tem a ver inicialmente com conhecer o seu cenário, com um bom diagnóstico e uma boa avaliação e definir onde se quer chegar.

O processo empreendedor não para quando se monta o negócio. Entra então, um processo importantíssimo que é gerir. Essa lógica de gestão vai deste o propósito da organização, como missão e visão até definir os resultados. Quando defino, você consegue ter um parâmetro para ir monitorando o crescimento da sua empresa.

Conclusão

O caminho do empreendedorismo é repleto de desafios e dificuldades que você só vai entender na prática. O segredo para o sucesso é a sua capacidade de se auto avaliarem honestamente, com muito conhecimento, inovação, perseverança e coragem. Tudo isso influencia o resultado e os números da sua empresa.


E aí, está preparado para dar os seus passos no empreendedorismo em 2019? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta