Empreendedorismo Jovem: Parceria busca difundir capacitação entre estudantes

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Conheça a parceria que busca disseminar o empreendedorismo jovem entre os estudantes

O Sebrae e o Senac lançaram um termo de cooperação técnica para fomentar a cultura empreendedora para os alunos do ensino profissionalizante. A parceria pretende beneficiar 1.200 estudantes, até junho de 2019. Será feita a inclusão da disciplina “Empreendedorismo para a Educação Profissional” na grade curricular dos seus cursos.

Para viabilizar a oferta dos conteúdos, o Sebrae irá capacitar os primeiros 25 professores do Senac que ministrarão as aulas. A partir de agosto eles participarão ao longo de seis semanas de um curso á distância. Os cursos têm duração de 48 horas, com os temas empreendedorismo e formação profissional. Todo esse processo será acompanhado por tutores especializados no tema.

A ideia é que a partir do mês de outubro os alunos possam ter acesso aos novos conhecimentos. A disciplina será oferecida em seis módulos, com quatro horas de duração cada. O foco será o desenvolvimento do plano de vida e da carreira, abordando questões como o tempo e a trajetória de vida do estudante. Além disso, a transformação de desejos em oportunidade, planejamento e o aproveitamento dessas oportunidades.

O superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral, descatou:

“Estamos buscando oferecer uma nova perspectiva a esses jovens. Mostraremos que empreendedorismo também pode ser um caminho a ser trilhado em suas respectivas carreiras. Queremos ajudar a formar uma nova geração de empresários de sucesso. P primeiro passo para concretizar esse desejo é investir em sua formação”

Empreendedorismo Jovem

Até fevereiro do ano que vem outros 23 professores também serão contemplados com o repasse da metodologia. Segundo o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, a parceria representa um importante passo para a formação dos jovens sergipanos.

“O empreendedorismo é algo que precisa ser disseminado, pois ele pode servir como um grande incentivo para que as pessoas consigam concretizar os seus sonhos. Esperamos que todo esse trabalho ajude a formar novos talentos e que possamos em breve beneficiar um número ainda maior de estudantes”

A opção por empreender tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens brasileiros. Dados do relatório executivo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mostram que o número de empreendedores entre 18 e 34 anos cresceu em 2017. O empreendedorismo jovem está mais envolvido na criação do próprio negócio.

São 15,7 milhões de jovens que estão levantando informações para ter um negócio ou que já têm empresa com até três anos e meio de atividade, um aumento de 7 pontos percentuais, na participação relativa, na comparação com 2016.

Os números revelam ainda que um em cada três adultos brasileiros, entre 18 e 64 anos, é empreendedor ou está envolvido na abertura do próprio negócio. O percentual de brasileiros que empreendem por oportunidade também aumentou, de 57% para 59%.

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Gostou dessa notícia e quer se aprofundar mais no tema do empreendedorismo jovem? Confira a matéria que preparamos que explica porque devemos ensinar sobre empreendedorismo para crianças ainda na escola.

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