O empreendedorismo por oportunidade, segundo especialistas, é a maneira mais eficiente de iniciar um negócio. Entenda o motivo neste artigo!
A cultura do empreendedorismo no Brasil é muito forte. Somente em 2020, 25% da população adulta estava envolvida com a abertura de segundo estimativa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Cada uma dessas pessoas entrou na jornada empreendedora por um motivo.
Há, por exemplo, aqueles que ficaram desempregados e decidiram abrir empresa. Há ainda quem acabou criando um negócio por falta de oportunidade no mercado de trabalho. Todos os casos mencionados acima são conceituados como empreendedorismo por necessidade.
No entanto, há outra categoria que, segundo especialista, gera mais oportunidade e segurança: que é o empreendedorismo por oportunidade.
Afinal, o que é empreendedorismo por oportunidade?
O empreendedorismo por oportunidade pode ser definido como a descoberta de uma ideia de negócio que pode gerar um bom retorno financeiro.
Por exemplo: Uber e Airbnb são empresas que surgiram por meio de uma ideia criativa e que não havia sido desenvolvida antes.
O Brasil tem alto potencial para o empreendedorismo de oportunidade. Isso porque, de acordo com dados da GEM, o Brasil ocupa a 15ª posição do Ranking do Empreendedorismo por Oportunidades e a 4ª posição no Ranking do Empreendedorismo por necessidades.
Os dados demostram que os brasileiros ainda empreendem somente para “viver”. Ou seja, poucas ideias criativas são desenvolvidas em nosso país, o que proporciona uma vantagem competitiva.
Como investir em empreendedorismo por oportunidade?
O primeiro passo é entender que este tipo de empreendedorismo é desenvolvido com base em diversos conhecimentos, dados e estatísticas. Isso ocorre, pois quem em uma ideia precisa realmente saber se pode investir nela com segurança. Vamos explicar melhor como colocar em prática esse tipo de empreendedorismo.
A ideia inovadora
Empreendedores por oportunidade são pessoas muito criativas e quem possuem uma visão de mercado ampla. Por meio disso, eles conseguem desenvolver ideias que realmente transformarão a vida do consumidor.
Uma maneira eficiente de obter uma ideia de negócio é estudar o mercado para identificar o que pode ser feito, seja serviço ou produto, para melhorar a vida de determinado público-alvo.
Viabilidade da ideia
Após obter uma ideia, é muito importante testá-la. É nesse teste que o empreendedor entenderá se sua ideia, de fato, será atrativa para determinados consumidores.
Uma maneira de fazer isso, por exemplo, é oferecer um serviço ou produto para o público-alvo e fazer uma pesquisa de opinião.
Plano de negócio
Além disso, é fundamental verificar a viabilidade financeira e de gestão deste negócio. Neste caso, o desenvolvimento de um plano de negócio que destaque o investimento necessário, a matéria-prima, fornecedores e estimativas de retorno é essencial.
Plano de marketing
Supondo que sua ideia é viável e tem demanda no mercado. Seu plano de negócio está pronto, e é hora de começar a colocar a mão na massa, ok? O próximo passo é desenvolver um plano de marketing.
É por meio dele que os potenciais consumidores conhecerão sua empresa. Sendo assim, o empreendedor precisa definir seu público-alvo, entender em quais canais eles estão, desenvolver uma estratégia para chegar até eles etc.
Por fim, vale destacar que o empreendedorismo por oportunidade deve ser desenvolvido com o máximo de segurança e, para isso, entender também sobre os processos de abrir uma empresa é algo indispensável. Baixe nosso ebook e entenda como abrir seu negócio.
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