Já pensou em empreender no Canadá? O país está oferecendo oportunidades para os empreendedores brasileiros. Confira!

 em Empreendedorismo

O sonho de empreender no Canadá pode estar mais perto de se realizar do que você imagina. Confira!

Quando um empresário brasileiro pensa em expandir o seu negócio, ou até mesmo, internacionalizar o seu empreendimento, é bem provável que ele coloque os Estados Unidos como um de seus destinos prioritário por muitos motivos, mas um dos principais seria o fato que é um dos principais compradores de produtos brasileiros. No entanto, uma nação vizinha aos Estados Unidos pode ser um lugar próspero para os brasileiros iniciarem seus negócios: o Canadá. Suas diferenças podem tornar essa internacionalização bem mais fácil, já que é um país desenvolvido, que recebe produtos de alto valor agregado, sem toda a competição e concorrência que o empreendedor brasileiro encontraria no mercado norte-americano.

QUER EMPREENDER NO CANADÁ? SUA OPORTUNIDADE CHEGOU!

A CCBC tem como função auxiliar empresas brasileiras interessadas em fazer negócios com o mercado canadense e vice versa. A entidade existe a 45 anos e apesar da função de auxílio a negócios dos dois países, por boa parte de sua história a companhia ficou mais conhecida por outra atribuição: a de mediação de conflitos entre empresas.

Recentemente a CCBC começou um esforço de se tornar igualmente conhecida pelo auxilio a empresas com vontade de empreender no Canadá ou de se instalar no Brasil. Hoje, a Câmara tem cerca de 160 associados de origem brasileira e canadense e tem 70 funcionários. A entidade auxilia as empresas de diversas formas, entre elas a organização das missões comerciais a diversos eventos pelo mundo, conectando e criando oportunidades para empresas com objetivos afins e orientando negócios a ajustar seus discursos, imagens e produtos. A empresa também criou uma solução para startups brasileiras interessadas em empreender no Canadá: o Connection Bureau, uma ferramenta que conecta startups a investidores, grandes empresas, aceleradoras e entidades dos dois países. Esse projeto ainda está na fase de cadastro.

Mas afinal, por que eu devo empreender no Canadá?

Você deve ter feito essa pergunta, não é mesmo? E a resposta para ela é simples: O país possui uma população de 37 milhões de pessoas e por esse número, sabemos que há uma menor população quando comparado com o Estado de São Paulo, por exemplo. Então, por que investir suas chances no país em vez de apostar em mercados maiores?

O primeiro motivo é com base na renda média, que varia entre U$46 mil a U$48 mil, dependendo do indicador. Somente a Alemanha e os Estados Unidos possuem mais população e um PIB per capita maior que os canadenses. A população desse país tem um poder de compra grande. No Canadá, é mais fácil vender algo com um valor agregado maior. Em outros países, pode ser mais difícil encontrar pessoas com condições de comprar algo mais caro.

O diretor da CCBC enxerga um potencial maior em empresas brasileiras que tenham algum tipo de propósito. O canadense tem uma educação de qualidade e valores éticos fortes. No país, empresas que prezam pela sustentabilidade, justiça social e pela saúde dos clientes têm mais chance de sucesso. O canadense se permite pagar por produtos que sejam bons para eles e para o mundo.

No que diz respeito às startups, o profissional que deseja empreender no Canadá terá ótimas oportunidades. O Vale do Silício, nos EUA, é o grande hub de negócios do mundo, mas o Canadá tem cidades que reúnem uma comunidade significativa de empresários de determinados setores. Montréal, por exemplo, é um polo de games. Em Vancouver, há várias fintechs. Em Toronto, startups de saúde. O país está disposto a receber empreendedores disruptivos de todo o mundo.

COMO EMPREENDER NO CANADÁ?

A CCBC oferece serviços sob medida para abrir as portas para o empreendedor brasileiro no Canadá e o canadense no Brasil. Seja para exportar, importar, investir ou internacionalizar o seu negócio, a Câmara dá todo o apoio necessário para garantir o sucesso de cada empreitada. O quadro de associados é composto por empresas que tem interesse na relação Brasil-Canadá.

O princípio básico que norteia a atuação da CCBC desde a sua fundação é contribuir para a geração de negócios para as empresas associadas, promovendo e divulgando oportunidades nas áreas comercial, educacional e cultural. Desta forma, a Câmara busca cumprir seu objetivo de estreitar as relações bilaterais entre Brasil e Canadá em diferentes esferas. Como serviço, ela oferece a pesquisa/mapeamento de mercado, dados estatísticos, agendamento de reuniões, missões comerciais e prospectivos, rodada de negócio, entre outros.

Para abrir empresa no Canadá ou em qualquer outro país, você precisa da ajuda de um advogado especializado em Direito Internacional ou então, algum profissional que reside no país do seu interesse. Depois, é preciso registrar a sua empresa em todos os órgãos exigidos, além de estudar a legislação específica para o seu ramo de atividade.

Quer saber mais sobre como empreender no Canadá? Entre no site da CCBC clicando aqui.


E aí, está preparado para empreender no Canadá? Como vimos no texto, as oportunidades são grandes e os resultados, promissores. Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de vários empreendedores sentado a mesa e discutindo quais as franquias que custam até 50 mil eles podem investirImagem de um entregador dos Correios entregando um objeto ao destinatário para remeter a taxa por encomendas internacionais