Contrato social: entenda o que é e porque sua empresa precisa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O contrato social é um documento importantíssimo em uma empresa. Ele define as regras que regerão a sociedade a partir de sua fundação. Ela elaboração do contrato social é responsabilidade do contador e deve acontecer no momento da abertura da empresa. Ele deverá ser registrado junto à Junta Comercial do seu estado. Entenda porque sua empresa precisa elaborar um contrato social.

Estabelece os papéis dos sócios  

O contrato social estabelece as quotas de cada sócio, ou seja, define quais são as participações de cada um na empresa. Desde o investimento inicial feito por cada um deles, passando pelas funções de cada um no dia a dia da empresa. Funções administrativas – que pode ter uma ou mais pessoas envolvidas – e quais as regras definirão futuras transferências de cargos. Até finalmente a divisão dos lucros e como eles serão retirados.  

O contrato social define poderes

Determinar o poder de cada sócio nas deliberações do empreendimento é fundamental para o bom funcionamento da empresa. Decisões importantes como a entrada de novos sócios, tomadas de altos empréstimos e estratégias empresariais devem ser discutidas e votadas entre os sócios. Lembre-se de estipular quais tópicos são sensíveis e devem ser discutidos na presença de todos e quais podem ser debatidos com um quórum mínimo.   

Regulariza uma possível dissolução da sociedade

Durante a elaboração do contrato social, a possibilidade de uma dissolução da sociedade deve ser lembrada e considerada com seriedade. Quando o estatuto é formado pelas regras da sociedade simples, a empresa está sujeita a instabilidade. Isto porque, de acordo com o seu regimento, um sócio requerer o seu desligamento sem qualquer justificativa. Nestes casos, dependendo do tamanho da participação do sócio, a empresa pode vir à falência.

Por outro lado, quando o contrato social é elaborado de forma personalizada, de forma específica para cada empresa, o estatuto pode ser revisto. Desta forma, é possível inserir regras sobre como a dissolução acontecerá de forma a preservar a saúde financeira da empresa.  

Determina as atividades do empreendimento

Deixar claro quais são as atividades principais e secundárias da empresa também é uma das atribuições do contrato social. Diferentemente do posicionamento de marca, que trata do escopo externo da empresa e como ela será conhecida, no contrato social as atividades são relacionadas de forma objetiva.  Da mesma forma, serão estipulados todos os produtos e serviços ofertados ao mercado. Para tanto, o site da Receita Federal oferece a possibilidade de consulta à Classificação Nacional das Atividades Econômicas. As atividades nas quais a sua empresa atuará definirão a tributação que será aplicada de acordo com os parâmetros escolhidos para ela.

Criar um contrato social é fundamental para a empresa. Além de ser uma documentação exigida por lei, ela facilitará as relações internas e externas da empresa. Assim como governança e o setor financeiro. Tal documento não deve ser negligenciado durante a abertura da empresa, por isso sua elaboração deve ser assistida por um contador. Este profissional saberá orientá-lo em decisões importantes e instruí-lo sobre a legislação vigente.

Se você quer saber o que é o contrato social, quem é o responsável por ele e qual sua importância, você também pode conferir o vídeo que preparamos abaixo:

Você conhecia as funções e importância de elaborar um contrato social para a sua empresa? Compartilhe suas experiências nos comentários.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

2 Comments


Faça um Comentário