Skip to content

Entenda como colocar em prática a contabilidade estratégica e aumentar a competividade

O que você verá neste artigo:

*Este conteúdo sobre contabilidade estratégica foi desenvolvido em parceria com a equipe QuickBooks.

A contabilidade estratégica permite um excelente controle dos processos contábeis e visa é alcançar as metas, visto que esse segmento é a base para uma boa gestão. É preciso entender que esse conceito está em ascensão e ele é uma evolução em relação à contabilidade tradicional.

A verdade é que empreendedores e administradores estão se tornando mais estratégicos. Desta forma, é normal que grande parte das empresas contratem profissionais contábeis para cuidar do seu patrimônio.

Nessa perspectiva, a contabilidade estratégica é uma atualidade e pode fazer com que uma empresa ganhe o destaque almejado no mercado. Pensando nisso, vamos explicar um pouco mais sobre o assunto. Confira!

A contabilidade estratégica

Preparing average sales report
Preparing average sales report

As funções da contabilidade se baseiam na coleta, no registro e no estudo de dados voltados para o patrimônio e finanças de um negócio. Isso porque o objetivo é disponibilizar informações reais e transparentes sobre o crescimento da empresa. A contabilidade estratégica consiste na evolução disso, visto que insere à disciplina conceitos de administração empresarial.

Entre as metas mais importantes da contabilidade estratégica, podemos citar:

  • permissão de que as ideias sejam inseridas no plano real;
  • estruturação dos planos e estratégias econômicas;
  • possibilidade de alcance de objetivos;
  • comunicação das estratégias de toda a organização;
  • controle do andamento do processo monitorando as fases.

Para que tais intenções sejam alcançadas, essa ciência trabalha além do evidente controle patrimonial. Ela vai mais adiante e passa a atuar nas seguintes tarefas:

  • otimização das tomadas de decisão;
  • aperfeiçoamento das comunicações interna e externa do negócio;
  • planejamento das táticas futuras;
  • comparação de sua participação com a dos concorrentes;
  • ampliação da eficiência dos recursos usados;
  • mensuração e avaliação do desempenho enquanto houver a implementação de mudanças;
  • auxílio na definição de preços de itens e serviços;
  • controle das atividades da empresa;
  • estruturação dos custos.

Vale ainda destacar que a contabilidade estratégica começa a ter papel essencial no desenvolvimento dos negócios e crescimento da empresa.

É preciso mencionar que antes os serviços contábeis eram direcionados somente ao registro das movimentações de caixa e na apuração das contribuições.

No entanto, surge a necessidade de dados mais minuciosos que tem beneficiado os administradores, proporcionando maior eficiência no planejamento.

No momento em que uma empresa está crescendo existe uma maior precisão de controle e organização das informações.

É aí que entra a contabilidade estratégica, trabalhando como um mecanismo que proporciona a otimização da gestão, evidenciada em uma contabilidade gerencial.

Isso se torna viável com a criação de relatórios que disponibilizam dados detalhados sobre o ambiente interno e externo do negócio, o que promove:

  • a melhoria dos processos de tomada de decisão;
  • o planejamento estratégico eficiente de operações da empresa;
  • a medição e a avaliação do desempenho do negócio;
  • a otimização da comunicação interna e externa da equipe.

A contabilidade estratégica, então, se torna um alicerce no processo decisório, atuando diretamente no processo estratégico da empresa, considerando também:

  • a comunicação dessas estratégias para toda a empresa;
  • a criação de ações para o processo de planejamento e decisão;
  • o desenvolvimento e a inserção de práticas bem planejadas;
  • a otimização dos controles de monitoramento das fases de implementação da estratégia e, depois, o sucesso no alcance dos objetivos.

Os benefícios desse tipo de contabilidade

Para os consumidores, a contabilidade de estratégia possibilita utilizar uma metodologia eficiente, que auxilia no entendimento de mercado. Isso faz com que eles possam se envolver melhor com a empresa — algo que faz toda diferença no desenvolvimento de um negócio.

Em relação ao setor de contabilidade, é essencial atuar de forma estratégica e focada em eficiência. Isso promove não apenas a fidelização do cliente, como também amplia o valor agregado no serviço disponibilizado para os gestores.

Os benefícios são diversos! Confira mais abaixo!

Aumentar a qualidade das entregas do contador

Os recursos da contabilidade estratégica dependem de um maior aperfeiçoamento quanto aos registros e revisões das informações da empresa. Dessa forma, o profissional precisa se relacionar mais e melhor com as variadas questões financeiras, fiscais e tributárias.

Essa conduta permite entregas de maior qualidade. A precisão de uma análise específica das finanças vai muito além do somente cumprimento de obrigações acessórias por parte desse profissional. Isso oferece a ele, com todo seu entendimento e esperteza, a possibilidade de prestar uma verdadeira consultoria sobre questões como:

  • custos fixos e variáveis;
  • gastos operacionais;
  • fluxo de caixa;
  • elisão fiscal;
  • lucratividade e rentabilidade

O uso da contabilidade estratégica como diferencial competitivo

A principal razão que torna uma organização competitiva é a qualidade de seus itens ou serviços aliados a gastos reduzidos de produção ou comercialização, experiência no segmento e preços menores. Com essa base, a empresa pode atrair novos clientes e fidelizá-los com foco em suas preferências.

Utilizando a contabilidade estratégica, existe um aumento da eficácia em todos os setores do negócio, uma vez que ela ajuda na superação de desafios. No entanto, seu maior diferencial se baseia na inovação: poucas empresas a utilizam nos dias de hoje. Grandes negócios surgem a partir de boas ideias, e uma empresa somente tomará a frente quando agarrar essas oportunidades.

Em relação ao lado profissional, a contabilidade estratégica é um mercado muito favorável. Para aqueles que não desejam mais promover recolhimento de tributos e estruturar demonstrações contábeis é possível, agora, se reinventar. Afinal, com o mercado que passa a ser mais exigente, o conhecimento tradicional não é suficiente para quem deseja destaque no seu ramo de atuação.

A tecnologia no processo da contabilidade estratégica

A evolução tecnológica cada vez mais rápida transformou totalmente o modo como os negócios são praticados. Os programas contábeis da atualidade anulam as grandes burocracias — que existiam nos processos manuais que antes eram realizados por profissionais contadores.

Hoje, muitas empresas, inclusive órgãos públicos, já adotam sistemas completamente digitais. A tecnologia de certificação digital (que emite documentos eletrônicos de identificação virtual), por exemplo, permite que a contabilidade estratégica seja utilizada de modo definitivo.

Com esses mecanismos, os atos da organização se tornam totalmente válidos para fins fiscais em qualquer área virtual. Sem eles, ao contrário, não seria viável dizer se um certo registro, por exemplo, foi feito com a aprovação de um contador ou não.

Curtiu conhecer mais sobre a contabilidade estratégica? Compartilhe este conteúdo com seus colegas de trabalho e mostre como é possível melhorar os resultados.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário