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Equipe unida, custo menor!

Como o ambiente de trabalho impacta no custo operacional da empresa.

Quando iniciamos um trabalho de consultoria, a primeira providência, é familiarizar-nos com a equipe. O que vem à mente, agora, são os esportes coletivos. No Futebol, o esporte mais popular, uma equipe é formada via um conjunto de fatores.

Quantas vezes nos deparamos com times recheados de estrelas e sem resultado no campo de jogo? Times sem jogadores renomeados vencendo campeonatos relevantes? Isso é comum também no mundo corporativo. Qual o segredo para se ter um time vencedor?

Ambiente de trabalho, aqui surge a equipe. Todos os funcionários da organização devem conhecer clara e objetivamente qual é sua função na estrutura.

Ao sabermos o que cada um consegue efetuar, encontramos o equilíbrio necessário e, consequentemente, o respeito profissional. É crucial escolher profissionais que se dediquem à carreira e estejam dispostos, pois não se forma uma equipe apenas com aqueles que pensam no salário mensal. Precisa-se ter um plano de vida profissional e ambição de prosperar.

Diante desse cenário, a organização deve oferecer essa perspectiva de futuro valorizando os seus funcionários, tendo uma vaga num nível hierárquico superior e promovendo alguém de dentro da empresa.

Líderes devem ter em mente que ocupam um degrau acima dos outros na hierarquia profissional, mas não na condição humana. Devem ser o exemplo a ser seguido.

Outro aspecto crucial é analisar o profissional e avaliá-lo conforme o seu desempenho, sem mencionar características como gênero, orientação sexual, raça ou religião. É importante que as relações interpessoais no grupo sejam estruturadas conforme as intenções. Muitas vezes, o melhor amigo não é a melhor pessoa para nos aconselhar.

O bom profissional contribui, argumentará para o melhor resultado e não em benefício próprio. As empresas devem dispensar aquele profissional que tenta se promover acusando os erros dos outros, afinal, esse elemento prejudica toda equipe de trabalho e, consequentemente, o desempenho da empresa no mercado. Esses são os assuntos iniciais que serão tratados na nossa consultoria.

A modernização e adequação de uma empresa requerem, necessariamente, ajustes no ambiente de trabalho. A colocação correta dos profissionais e aproveitamento deles de modo a oferecer os melhores resultados. O consultor procura, após análise completa do organograma da empresa e entrevistas com profissionais chave da estrutura organizacional, o aconselhamento de um psicólogo especializado no assunto, uma pessoa que não faça parte da organização.

A obsessão por formação acadêmica é muito intensa. Tão relevante quanto um diploma é o caráter de quem o possui. A consultoria visa melhorar processos produtivos e administrativos, além de reduzir custos. Quando o ambiente de trabalho é organizado, a equipe se compromete com o resultado, impactando positivamente na economia.

Aqueles empresários que ainda consideram funcionários como custo, estão obsoletos em relação ao desenvolvimento. O alto custo se deve à má administração, à falta de união da equipe, trazendo como consequência a ineficiência.

Outro exemplo que pode ser citado também vem do esporte. Um piloto de Fórmula 1 consegue vencer corridas sozinho? O seu talento é relevante. Você me diz que, se o carro quebrar, não será o talento do piloto que fará a diferença, mas sim a relação entre ele e a máquina.

Discordo de você no presente, mas vou dar-lhe uma justificativa que explica o que é a consultoria e como me vejo como pesquisador. A relação é de parceria porque o automóvel nada mais é que um conjunto de peças que necessitam das mãos e cérebro humano para se tornar competitivo e levar o piloto a vitória, um parafuso no lugar errado e esta tudo acabado. Outro exemplo oportuno.

A posição no grid não define o talento profissional. Quando é necessário buscar um profissional para completar a equipe, é importante considerar o conjunto e encontrar uma pessoa qualificada que custe menos para a empresa.

Os profissionais mais experientes, além de terem um alto valor, costumam ter uma forma de trabalhar pré-estabelecida que nem sempre é a ideal. O salário é o que motiva os profissionais.

Na equipe unida, todos sabem que a remuneração traz junto a responsabilidade inerente ao cargo. A união da equipe é indispensável, pois quem sai ganhando é a organização, e não os profissionais a ou b.

Fonte: Contábeis

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