4 erros que podem estar empacando a inovação do seu negócio

Confira quatro erros muito comuns em pequenas empresas que podem estar impedindo a inovação do seu negócio

Inovação. Um termo que tem atraído tanto empresas como consumidores. Atualmente, a palavra tem sido sinônimo para sucesso, e criar algo que destaque o produto ou serviço no mercado tem sido uma das principais metas da maioria dos negócios.

Ela pode ser feita de diversas formas, seja em um pequeno ajuste nos processos internos, como na abordagem do cliente, até a criação de um produto novo e único. Esse conceito se mostra ainda mais importante para pequenas empresas, logo que é justamente a inovação que as torna mais competitivas.

Por isso, apresentamos a seguir 4 erros na inovação do seu negócio que podem estar impedindo-o de evoluir. Atenção para não cometê-los! Continue lendo:

4 erros que empacam a inovação do seu negócio:

Apenas aquilo que já deu certo

Por definição, inovar é seguir os seus próprios passos e não os daqueles que já trilharam seu caminho. Quando um empreendedor segue um roteiro já testado, a inovação não acontece, mas sim quando implementa um novo.

Muitas empresas caem nessa armadilha, pois não estão completamente firmadas no mercado. Assim, pensam que devem criar uma base mais sólida em cima do que outras já fizeram. Porém, essa prática é péssima para o seu negócio se quiser ter um crescimento inovador.

Algo novo sem pensar no antigo

Esse talvez seja um dos erros mais frequentes nas pequenas empresas. Muitos acreditam que, para criar algo, não é necessário pensar naquilo que já se consolidou no mercado. Mas isso pode estar matando a inovação do seu negócio.

Uma nova ideia surge, geralmente, com base naquilo que já é utilizado para resolver problemas no processo atual. A melhor das hipóteses é que o resultado seja algo que já existe, mas com um novo formato. Aprenda tanto quanto possível primeiro, para depois encontrar o que precisa ser inovado.

Momento perfeito

Muitos gestores realmente querem implementar a inovação do seu negócio, mas creem que devem esperar pelo “momento certo” para concretizar seus planos. É certo que existem períodos em que é arriscado demais testar uma nova ideia. Até porque existem diversos fatores que se deve lidar para obter o sucesso, inclusive a satisfação do cliente.

Porém, os fatores externos e os internos nunca entrarão em um acordo perfeito para garantir o sucesso. Analise se os riscos forem menores, ou ao menos remediáveis, pois aí sim será a melhor hora para inovar. Se os planos forem deixados de lado, talvez eles nunca se concretizem.

Igual a uma grande empresa

É essencial buscar uma maior qualidade profissional, principalmente para transmitir seriedade e aumentar a rentabilidade do negócio. Porém, sua pequena empresa possui um certo limite do que pode fazer, já que os recursos são menores do que uma multinacional. E isso se diz respeito também as medidas de inovação do seu negócio.

Não tente exceder seus planos além dos recursos disponíveis no momento. Muitas vezes, as ideias mais óbvias podem ser as melhores. Por isso, tenha em mente que a inovação do seu negócio pode ter mais ligação com a criação de algo novo com menos, do que adicionar mais e mais ao processo.


E aí, gostou dessas dicas? Pretende parar com esses erros para melhorar a inovação do seu negócio? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta