Os 4 maiores erros ao montar um planejamento financeiro e como evita-los

 em Planejamento e Finanças

O planejamento financeiro de um negócio nada mais é do que uma forma de planejamento estratégico que tem como objetivo a obtenção de um resultado financeiro específico para a empresa. Através de uma série de controles, procedimentos e ações, o administrador consegue traçar metas e objetivos, e traçar as melhores formas de alcança-los trazendo bons resultados para seu negócio.

No entanto, muitos administradores cometem erros no momento da elaboração de um planejamento financeiro, os quais podem ser facilmente evitados se feitos da forma correta e com o auxílio de uma equipe especializada. Confira os principais erros ao montar um planejamento financeiro e aprenda como evita-los.

Erros no planejamento financeiro

Ausência de plano de ação

Como qualquer planejamento estratégico, para que seja feito um bom planejamento financeiro é necessário que seja traçado um objetivo e um plano de ação detalhando os passos necessários para que as coisas aconteçam da forma esperada. Isso pode parecer um tanto óbvio, mas muitos administradores contam com a sorte e falham em desenvolver um plano de ação para definir o futuro financeiro de seu negócio.

Portanto, tenha em mente que a elaboração de um plano de ação é um dos pontos principais para realizar um planejamento financeiro eficaz e certeiro para sua empresa.

Focar em apenas um cenário

Ao desenvolver um planejamento financeiro, muitos empresários tendem a focar em apenas um cenário possível para avaliar a implementação de novas medidas e colocar seu plano em prática. No entanto, é necessário abrir a cabeça para novas possibilidades e elaborar cenários diferentes, ainda que todos tenham um objetivo comum.

Isso acontece porque há vários caminhos para se chegar a um mesmo fim e, talvez, aquele plano inicial não seja a melhor forma de desenvolver seu negócio e alcançar os resultados desejados. É indispensável estudar outros caminhos, simular a adoção de novas estratégias e ser criativo na hora de montar um planejamento financeiro para seu negócio.

Contratação excessiva de empréstimos

A contratação excessiva de empréstimos talvez seja um dos grandes sinais da falta de um bom planejamento financeiro. Isso se dá em razão da falta de organização do empresário que, tendo a oportunidade de gerir suas atividades, não previu suas despesas necessárias durante o ciclo operacional e falhou em cumprir com suas obrigações financeiras.

Ao elaborar seu planejamento financeiro, tenha em mente todos os aspectos relativos ao seu negócio a fim de cobrir todos os custos e despesas necessárias, a fim de evitar a contratação de empréstimos e transformar a vida financeira de sua empresa em uma eterna bola de neve de juros.

Ignorar relatórios gerenciais e financeiros anteriores

Algumas premissas básicas da vida também podem ser aplicadas ao mundo dos negócios. Todo mundo sabe que é errando que se aprende, não é mesmo? Então, porque não aplicar esse princípio à gestão financeira de sua empresa?

O administrador que não revisa e analisa seus relatórios gerenciais e financeiros de exercícios anteriores pode incorrer em erros financeiros iguais ou até mesmo maiores, o que pode trazer perdas e prejuízos para seu negócio.

Portanto, saiba identificar os erros cometidos no passado e mudar as estratégias para a elaboração de seu planejamento financeiro, a fim de minimizar riscos e garantir resultados mais satisfatórios no futuro.

Em todos os casos, contar com uma empresa de contabilidade e com o auxilio de profissionais preparados e qualificados para atender às necessidades de sua empresa, é a melhor alternativa para desenvolver um planejamento financeiro eficiente, sem chance de incorrer em erros como estes e tantos outros!


Quais desses erros você acredita já ter cometido no seu planejamento financeiro? Conte nos comentários e ajude a melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto da mão de três pessoas manuseando planilhas e canetas, representando o fluxo de caixa passo a passoImagem de alguns cifrões prateados em fundo azul, representando como precificar os produtos e serviços