Dicas para escolher um nome para a sua empresa

 em Empreendedorismo

Você vai abrir o seu negócio e é chegada a hora de escolher um nome para a empresa e esta não é uma tarefa simples. Na verdade, é um processo complexo que envolve um amplo conhecimento acerca dos negócios e do mercado. O nome da empresa é mais do que a palavra pela qual ela será conhecida. Ele deve passar uma mensagem, aproximar o público da marca, ou seja, deve ser o nome de uma marca vencedora. Antes que a pressão comece a pegar, separamos algumas dicas para escolher um nome para a empresa.

Comece pelo posicionamento de marca

O impulso inicial é criar um nome que remeta aos sócios, como uma sigla formada pelas iniciais, ou uma palavra aleatória que todos gostem. Na verdade, os nomes mais geniais das grandes marcas são um reflexo do seu posicionamento. Eles refletem a atividade da empresa, mas principalmente, falam a respeito dos valores de marca que a diferenciam do restante do mercado. O nome para a empresa deve facilitar a sua estratégia de marketing.

Pense simples ao escolher um nome para a empresa

Depois de definir seu posicionamento de marca, simplifique-o. Faça um exercício simples: defina sua empresa da forma mais simples que você conseguir e escreva esta frase. Simplifique esta frase um pouco mais e repita o exercício até que você consiga resumi-lo em apenas uma palavra. O objetivo é exercitar a criatividade e encontrar um nome curto, fácil de memorizar e pronunciar.  

Analise os nomes dos concorrentes

Ao escolher o nome para a empresa, procure diferenciá-la do restante do mercado. Por este motivo é fundamental analisar como os concorrentes se posicionam e encontrar um lugar fora da curva. Empresas aéreas, por exemplo, tem a tendência à adicionar a palavra “Airlines” ao final de seus nomes, transformando o mercado numa grande massa de empresas parecidas. Se você quer agir diferente, seu nome deve reverberar isto.  

Crie uma relação emocional com o público

Estabelecer sensações ou remeter a experiências aumentam as chances de criar engajamento com a empresa. Nomes que tornam o seu posicionamento tangível são mais bem sucedidos. Além disso, ele deve ser facilmente pronunciável a qualquer pessoa. Pense na Kodak, por exemplo, seu nome remete ao barulho do obturador de uma câmera fotográfica, e ele pode ser reproduzido em qualquer idioma.

Não seja tímido, solte a imaginação!

A nova geração de empresas, principalmente aquelas com negócios online, como o Google, inventaram novas palavras para si mesmos. O Yahoo se apropriou de uma expressão informal e o Bing lançou mão de uma onomatopeia. A tendência é que as empresas terão que ser cada vez mais criativas na criação de seus nomes. Por isso, solte a imaginação e deixe-se levar na hora de escolher um nome para a empresa. Na dúvida, o dicionário tem mais de 400 mil verbetes, tente a sorte!

Cheque a disponibilidade

Quando finalmente você chegar a uma decisão final, pesquise a disponibilidade do nome. Antes de mais nada, acesse o banco de marcas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e certifique-se que de não exista outra marca com o mesmo nome. Procure se o domínio da internet está disponível para o seu site, se existem perfis em redes sociais que possam dificultar o seu posicionamento. Isso também significa pesquisar se o nome escolhido pode gerar constrangimento de alguma forma. Como foi o caso da empresa asiática que tinha KKK – acrônimo da seita racista Ku Klux Klan nos Estados Unidos – como nome.
Escolhido o nome para a empresa é hora de registrá-la no Inpi. Este passo impede que a sua marca seja vítima de oportunismos quando já estiver faturando. Em seguida, compre os domínios que você necessitará para seu posicionamento digital e prepare-se para criar a identidade visual que refletirá seu posicionamento. O nome da empresa é o seu bem mais precioso. Trate-o com seriedade, respeito e entusiasmo.
Você já tem algumas opções de nomes para a empresa? Conte como você os escolheu nos comentários.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Homem com a mão no queixo e diversos pontos de interrogação a sua voltaFoto de um homem com a cabeça encostada em mesa com papeis por baixo representando os erros dos novos empreendedores