fbpx

Vai abrir uma empresa e tem um sócio? Saiba o que você precisa ficar atento

 em Empreendedorismo

Se você pretende abrir um negócio, certamente terá um sócio para a empresa. O mais comum na hora de escolher, porém, é contar com pessoas mais próximas para desenvolvimento do negócio. Algumas questões são imprescindíveis para que tanto a relação entre você e ele(s), bem como a sua empresa seja um sucesso.
É claro que se a escolha já foi feita, não há muito o que fazer a não ser conversar sobre para alinhar pontos necessários que farão a diferença na relação e nos negócios. Contudo, é preciso ficar atento a alguns pontos a fim de garantir que problemas maiores não serão fatores de impedimento para a continuidade e rentabilidade do negócio. Confira quais são estes pontos de atenção necessários para escolher um sócio para a empresa!

3 passos para ter um bom sócio para a empresa:

Amigos, amigos. Contrato social à parte!  

O seu sócio pode ser um completo desconhecido que se uniu a você em uma empreitada por ter interesses em comum, capital para investimento ou um conhecimento complementar necessário ao seu negócio. Pode também ser um grande amigo seu, que você discutia sobre a ideia de ter uma empresa, desenvolver um produto ou serviço em uma mesa de bar. Independentemente da situação, é preciso se resguardar de riscos e distribuir bem as funções de cada um para o negócio. Por isso e demais questões societárias, como distribuição dos rendimentos, percentual que cada um obtém ou outras questões legais do processo, é indispensável ter um contrato social.
Acordos verbais sempre são válidos. Contudo, diante de uma divergência o que foi tratado num perto de mão” pode colocar por água abaixo todo o seu sonho de empreender. Além disso, é este contrato que auxiliará vocês em caso de necessidade de um empréstimo bancário para investimento, dentre várias outras questões burocráticas. Não corra riscos ou perca oportunidades em vão!

Você tem uma opinião, mas também te um sócio com poder de decisão

O bom relacionamento entre os sócios é indispensável para abrir uma empresa e para que a sociedade e o negócio fluam. Por isso, é importante lembrar que vocês terão opiniões e interesses diferentes. Precisarão entrar em consenso para tomar decisões. Terão discussões que podem gerar certo desgaste. Independentemente disso, ambos têm um objetivo em comum: o sucesso do negócio! Por isso, muita compreensão será necessária!
O contrato social é uma ferramenta que ajuda bastante nesta questão, mas o bom senso e o respeito entre ambos é indispensável. Caso contrário, pode ser que não apenas a sociedade seja prejudicada, mas também a empresa.

Defina sempre um critério neutro que auxiliará na tomada de decisões quando houver discordância

Para lidar com situações mais complexas, o melhor a ser feito é criar um critério neutro para auxiliar na definição e reduzir o atrito a fim de minimizar maiores consequências. Para isso, a figura de uma pessoa alheia à sociedade, mas com conhecimento suficiente para auxiliar na tomada de decisão ou mesmo na orientação para resolução é importante. Para isso, criem este critério decisor antes de o problema ocorrer. Desta forma, vocês conseguirão ser mais racionais em momentos onde a emoção está a flor da pele.
E você, já passou por alguma experiência negativa na escolha de um sócio para a empresa? Já conta com um contrato social em sua empresa? Aproveite o espaço para comentários abaixo para esclarecer dúvidas e compatilhar experiências!

Postagens Recentes
Comentários
  • Ana
    Responder

    Entrei em seu site para refletir sobre algumas situações conflitantes na sociedade.
    Abri uma empresa com 51% e o outra sócia com 49%, na verdade eu sou o sócio investidor e ela é a mão de obra, mas infelizmente tenho encontrado muitas divergências e estou preocupada, não sei se continuo…

Deixe uma resposta

Imagem de um homem com dois dedos na cabeça em frente a um computador, e diversos gráficos a sua voltaFoto de um empresário com a mão na testa e expressão de insatisfação, representando os erros de empreendedores