Saiba como estruturar seu negócio do zero

Confira a matéria e vídeo exclusivo para saber tudo para estruturar seu negócio desde a ideia até a execução

Nós temos escritórios de contabilidade em todo Brasil. O Abertura Simples é a maior rede de contabilidade, presente em mais de 150 cidades. Por isso, nós recebemos muitos novos empreendedores para abrir a empresa deles, mas geralmente eles chegam somente com a ideia.

Então quando perguntamos para a pessoa, por exemplo, o que ela vai abrir, como ela fará com esse negócio, o empreendedor não consegue avançar. Tirando os casos de franquia, ou quando ele tem um negócio já estruturado. Porém, na maioria das vezes ele imagina a ideia e pensa que basta abrir um CNPJ para começar a trabalhar.

Nós sabemos que não é bem assim, e nesse vídeo Rogerio Fameli é para aqueles que estão pensando em montar e estruturar o seu negócio próprio. Continue lendo ou assista o vídeo:

Como estruturar seu negócio:

Ideia

70% das pessoas que querem abrir uma empresa e chegam até nós vêm apenas com a ideia. Mas o primeiro passo que ela deve ter é estruturar essa ideia. Para isso, é necessário pesquisar o ponto onde você vai montar seu negócio, o que é necessário, verificar se há algum treinamento do Sebrae, etc. Pesquisar é fundamental, e com o advento da internet, é possível descobrir tudo que você precisa.

Além do próprio Sebrae, que possui vários cursos para empreendedores, há também a Empretec, que é fantástico e ajuda você a estruturar seu negócio e executar sua ideia.

Estrutura

Em seguida, você deve montar um plano de negócios. Comece de forma simples, de acordo com o tamanho do seu negócio, mas não deixe de montar um planejamento adequado. Abaixo, deixamos o link de um e-book completo para que você entender o que é e para que serve um plano de negócios.

Como elaborar um plano de negócios

Até esse momento você é um Founder, um fundador, pois foi você que quem criou e mentalizou esse negócio. É necessário dedicar bastante tempo na estruturação, não basta ter a ideia e já partir para a ação. Pense e organize muito bem para que ele dê certo.

Execução

A ideia por si só não vale nada, todo mundo tem uma ideia, a toda hora. Estruturar seu negócio já se torna um pouco mais difícil do que ter a ideia, mas a execução pode ser ainda mais. Quando você estiver preparado, é hora de partir para essa fase crucial do seu negócio. Até aqui você pesquisou, investiu seu tempo, um pouco de dinheiro, mas é nesse momento em que você irá colocar a mão na massa e montar a empresa de fato.

Aqui você criará os produtos, contratar funcionários, e isso faz com que você passe a ser o CEO. Sua função é de liderança, pois esse é o cargo que está no topo da hierarquia operacional de uma empresa. Ele possui a responsabilidade de executar as diretrizes propostas pelo Conselho de Administração, que por sua vez é composto por representantes dos acionistas da empresa.

Por fim…

Caso você comece o negócio sozinho e precise cuidar de todas as áreas, existem três funções que, se você não tem a habilidade necessária, você precisará desenvolver que são: CFO, CMO e o COO.

  • O CFO é o diretor financeiro, e cuida do caixa da empresa. Essa função deve ser olhada com muito carinho, pois é o caixa quem manda no seu negócio. Sua empresa pode quebrar por falta de liquidez.
  • Já o CMO é o diretor de marketing e vendas, e é necessário se desenvolver com isso. Por mais que você tenha tido uma ideia fantástica, estruturado e começado a executá-la, mas é essencial saber vender seu produto ou serviço. Se não vender, não gera caixa e, com isso, a empresa fecha.
  • Por fim, o COO é o diretor de operações. As vezes você pode ser bom com financeiro, pense em economizar aqui ou ali, mas é necessário cuidar também das operações. A qualidade do produto ou serviço e a qualidade do atendimento são essenciais para entregar o melhor para seu cliente.

Essa é a parte mais difícil, mas não se assuste: muito se aprende com cursos, livros, treinamentos, mas ainda mais com a experiência. É no dia a dia que você irá aprender ainda mais! Como CEO, você terá que liderar as pessoas, os processos, as vendas. Ou seja, você terá de olhar sua empresa em visão 360º para estar na cabeça do negócio.


E aí, já sabe como estruturar seu negócio? Ficou com alguma dúvida? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta