Quer empreender e fazer carreira depois dos 40 anos? Veja algumas dicas para ter sucesso!

 em Empreendedorismo

Você quer empreender e fazer carreira depois dos 40 anos, mas tem medo de não ter mais “idade” para isso? Então confira aqui como isso é possível com algumas dicas de sucesso para a sua nova caminhada profissional:

É sempre tempo de recomeçar. Você já deve ter ouvido muito essa frase, não é mesmo? Ela vale para vários momentos da nossa vida, inclusive para os profissionais. Com um mercado cada vez mais mutável, fica difícil imaginar que ficaremos anos a fio em uma mesma empresa, realizando as mesmas atividades. Por conta das mudanças repentinas nos cargos e nas exigências profissionais, só se adapta a tudo isso quem busca sempre uma forma de se manter atualizado ou então, se sente mais preparado para tirar suas ideias do papel e abrir a sua própria empresa. Continue lendo para saber mais:

QUER EMPREENDER E FAZER CARREIRA DEPOIS DOS 40 ANOS? CONFIRA ALGUMAS DICAS:

O cenário do empreendedorismo no Brasil é ótimo: ele é e sempre será o impulsionador da economia em todo mundo. No relatório da GEM de 2016 foi identificado que o Brasil se destacava na categoria intermediária de países cujos negócios são impulsionados pela eficiência, na qual também se destacavam os avanços ligados à industrialização e ao ganho de escala em negócios.

Segundo o relatório executivo 2017 de empreendedorismo no Brasil indica a taxa total de empresários foi de 36,4%, o que significa que de cada 100 brasileiros e brasileiras com idades entre 18 a 64 anos, 36 deles estavam conduzindo alguma atividade empreendedora, quer seja na criação ou aperfeiçoamento de um novo negócio, ou na manutenção de um negócio já estabelecido. Em números absolutos, isso quer dizer que é de quase 50 milhões o contingente de brasileiros que já empreendem ou já realizaram em 2017, alguma ação visando a criação de um empreendimento no futuro.

Segundo os últimos dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, quase 50% dos brasileiros estão interessados em começar um negócio próprio. Entre os que já tem uma pequena empresa, 48% estão na faixa dos 35 aos 64 anos, já que nesta fase estão com mais disposição e experiência para gerir um negócio próprio. Para quem deseja empreender e fazer carreira depois dos 40 anos, os dados da pesquisa revelam que 27% dos empreendedores brasileiros começaram o negócio entre os 35 e 44 anos e, esta faixa, para os especialistas, pode ser o momento ideal para empreender.

Agora que já saber que é possível sim realizar o sonho de empreender e fazer carreira depois dos 40 anos, confira abaixo 5 dicas para se ter muito sucesso nessa nova jornada profissional:

5 DICAS PARA EMPREENDER E FAZER CARREIRA DEPOIS DOS 40 ANOS DE IDADE!

1 – Arrisque-se

Empreender é isto: arriscar-se. Entrar em um mundo que, até então, é desconhecido, traz muitos benefícios e realizações profissionais. Você já possui experiência, muito provavelmente tem condições de fazer bons investimentos e, com certeza, sabe dos seus limites e por isso, já está pronto para empreender.

2 – Procure bons sócios (se for necessário)

A complementariedade de conhecimentos, experiência e sonhos é sempre vantajosa na hora de abrir um negócio. Na hora de procurar um sócio para abrir a empresa, é preciso escolher alguém que complete aquilo que você ainda não tem, não esquecendo dos objetivos que precisam ser os mesmos.

Imagem de alguns empreendedores que desejam empreender e fazer carreira depois dos 40 anos

3 – Aceite e esteja aberto a mudanças

Apesar da segurança financeira, muitos empreendedores nesta faixa etária são intolerantes as mudanças. O mundo por trás do empreendedorismo possui mudanças constantes e o novo empreendedor precisa estar disposto a aceita-las para não ficar para trás com o seu negócio.

4 – Controle custos

Agora que você é dono de um estabelecimento, precisará cortar mordomias e controlar todos os gastos até conquistar o retorno esperado com a sua empresa. Como empresário, agora você deve ter a preocupação de ter custos necessários e urgentes, apenas.

5 – Use toda a sua experiência e organize-se

Aproveite o seu conhecimento de vida e toda a sua experiência e usa-a como o grande trunfo para a sua empresa. Além disso, é importante saber lidar com nova rotina e equipe e, para conseguir administrar todas essas mudanças, organize-se com uma planilha, conduzindo todas as tarefas diárias nos prazos corretos.

Bônus – Faça um bom planejamento

Não abra mão de um bom planejamento. Estude, mapeie e estruture todos os seus objetivos e metas. Para isso, considere a hipótese de elaborar um bom plano de negócio, já que ele serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer e, além disso, este documento também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.


 

E aí, está preparado para fazer carreira depois dos 40 anos? Abrir a sua própria empresa e ter flexibilidade, motivação, independência financeira, satisfação e principalmente, paixão por aquilo que faz, não tem preço. Por isso, não importa a idade, é sempre tempo de empreender.

Ficou com alguma dúvida sobre este assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de um empreendedor que está trabalhando de casa para remeter ao texto que fala sobre como contratar freelancer para a sua empresa