O guia completo para se tornar um mestre do networking

 em Gestão e Produtividade

Confira algumas dicas de como fazer networking como um profissional e conquistar sua rede de contatos! 

Uma palavra que assusta alguns e instiga outros. Criar uma boa rede de contatos pode não ser algo fácil, mas é extremamente necessário no ambiente profissional. E apesar de o termo networking ter se espalhado nos últimos tempos, muito se fala mas pouco se faz com relação a isso.

Construir uma rede de contatos auxilia o profissional que deseja conseguir informações e oportunidades. Porém, para conseguir aproveitar o melhor dessa estratégia, é necessário cultivar essas relações constantemente.

Preparamos um post com algumas dicas para que você entenda como fazer networking de forma efetiva. Seja um profissional do networking para ter negócios e uma carreira próspera! Continue lendo:

O que é networking?

Na tradução literal, networking significa rede de contatos, e representa justamente a conexão que você faz com pessoas para trocar informações, conhecimentos e até mesmo oportunidades. Fazer networking é muito importante para estar próximo de pessoas que podem ajudá-lo a conseguir uma vaga, possibilidades de negócios e muito mais.

Mas para ter uma boa rede, é necessário selecionar as pessoas certas no seu círculo e saber que, para receber algo, você deve oferecer algo em troca. Mais do que apenas esperar que as pessoas te entreguem algo, é necessário investir tempo e dedicação nelas. Ao invés de aguardar que as oportunidades apareçam, crie-as.

Para isso, participe de eventos, fóruns, converse com as pessoas pelo LinkedIn, entre em grupos e demais situações que proporcionem essa interação. Além disso, confira as dicas abaixo que deixamos para que você consiga, na prática, fazer networking da melhor forma possível:

Como fazer networking como um profissional:

Organize um happy hour

Que tal convidar algumas pessoas para um momento de descontração e ainda aproveitar a deixa para criar bons laços profissionais? Organizar o seu próprio evento informal é uma ótima oportunidade de conhecer pessoas novas e também se engajar com aquelas que você já conhece.

foto de pessoas em um happy hour fazendo networking

Esqueça o monólogo

Não tente impressionar ninguém com discursos onde só você pode falar e palavras difíceis para parecer mais esperto. Isso só fará com que você pareça presunçoso. Ao invés disso, tente entrar nas conversas, faça perguntas e saiba ouvir o que os outros têm a falar. As coisas que vocês têm em comum podem ser o elo de ligação para a relação duradoura ao longo do tempo.

Nem tudo é sobre você

Você não deve pedir uma oportunidade de emprego ou outro tipo de favor para alguém sem antes oferecer algum outro tipo de valor em retorno. O networking se trata justamente de uma via de mão dupla.

Seja memorável

Ter uma presença marcante quando se está conhecendo pessoas novas é um dos primeiros passos para criar um bom networking. A melhor forma de fazer isso é através de um bom storytelling. Quando você conta uma história, exponha seus pontos de forma clara e inclua uma “moral da história” ou uma piadinha, tanto para descontrair como para fazer com que as pessoas se identifiquem com sua história.

Deixem os cartões para depois

O seu cartão de visitas só será poderoso depois que você passar uma boa impressão. Por isso, busque conhecer o outro primeiro, tente criar uma conexão, e só no final da conversa ofereça a troca dos cartões.

Qualidade, e não quantidade

Tenha sempre em mente que conhecer as pessoas certas é mais importante do que apenas sair por aqui prospectanto com qualquer pessoa. Essas são as pessoas que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos na carreira e também podem falar de você para outros contatos. Você deve focar mais em pessoas com quem você pode criar um relacionamento mutuamente benéfico.

Esteja aberto

Você quer que as pessoas gostem de você e se conectem de forma sincera, certo? Para isso, seja sinceramente aberto a se conectar a essas pessoas. Deixe as pessoas reconhecerem o impacto que tiveram sobre você, manifeste sua curiosidade por outras pessoas e esteja aberto a novos relacionamentos onde o valor pode ser encontrado sem deixar o ego entrar no caminho.

Deixe sua zona de conforto

Mesmo se você for tímido ou introvertido, você só precisa se envolver com as pessoas. Tente simular uma situação com alguém que você admira nessa mesma situação que você, imaginando o que essa pessoa faria, até que isso se torne natural. Afinal, todo mundo que você conhece hoje era um desconhecido até você conhecê-los.

Networking em todo lugar

Que tal mudar um pouco de ares? Não crie networking apenas com pessoas da sua área ou do seu nível hierárquico, diversifique um pouco. Interaja com pessoas acima e abaixo de você, e de uma variedade de setores. Todo novo contato é uma grande oportunidade de abrir uma rede.

Conexão proativa

Quanto mais você investe na sua rede de contatos, mais valiosa ela é. Fazendo ligações, respondendo aos emails, oferecendo ajuda… Tudo isso faz com que as pessoas criem uma forte ligação. Seja proativo no seu networking, para que suas conexões estejam disponíveis quando você precisar.

Despeça-se apropriadamente

Os últimos momentos de uma conversa podem definir a forma como as pessoas lembram de você, então tenha um bom fim de conversa sem ser rude ou brusco. Além disso, mantenha contato visual por um breve momento com a pessoa com quem você está finalizando a conversa, para não parecer que você está correndo da conversa.


E aí, você já sabe como fazer networking profissional? Possui alguma dica para outras pessoas ou conhece algo que não entrou nessa lista? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de um caderno escrito resoluções de ano novo, uma xicara ao lado, um celular e uma canetaImagem de 2018 off e 2019 on para remeter ao texto que fala sobre como manter a produtividade com os feriados de 2019