Dica Simples 4: Filme Fome de Poder

Ao assistir o filme Fome de poder, a história do McDonald’s, tive 3 insigths e queria compartilhar com vocês.
Esse filme é um pouco polêmico, a figura do Ray Croc, que aparece no filme como o fundador do McDonald’s, na verdade não fundou o McDonald’s, ele fundou as franquias. No filme, Ray Croc acaba deixando para trás os verdadeiros fundadores do McDonald’s, mas não é esse o nosso foco. Eu quero falar sobre os 3 insigths que eu tive, todos focados no empreendedorismo, isso é o mais importante.

3 insigths sobre o filme Fome de poder

1- Persistência 

O primeiro insigth que eu tive sobre o filme Fome de poder, foi sobre persistência. No filme, Ray Croc diz que a persistência é muito mais importante do que várias outras coisas. Eu concordo plenamente, pois temos que ser persistentes para empreender.

2- Pitch de vendas

O segundo insigth é sobre pitch de vendas, abordagem de vendas. Esse inght tem duas partes.
Na primeira parte do picth de vendas, principalmente pra quem é de startups e quer vender o seu produto, quer atrair investidor, é preciso fazer um pitch de vendas. Todo mundo fala de pitch de elevador, onde você tem um minuto para vender a sua ideia. O Ray Croc conseguiu vender a ideia dele em um pouco mais de um minuto, foi fantástico.
A segunda parte do pitch de vendas é sobre a abordagem de vendas. O Ray Croc precisava começar a vender as franquias, e precisava descobrir qual o melhor perfil dos franqueados. Ele teve franqueados que só queriam a franquia como investimento, por isso ele teve que começar a fazer um outro tipo de abordagem de vendas.

3- Trabalho duro

O terceiro insigth é sobre trabalho duro. Você pode dizer que o Ray Croc sacaneou os fundadores do McDonald’s, que ele não cumpriu o contrato. Porém, ele era um cara que trabalhava muito, ele era implacável, era apaixonado por aquilo. O Ray foi atrás, ele desenvolveu, vendeu as franquias, estruturou o negócio. Ele teve um sonho grande, ele é merecedor disso.
Entretanto, o McDonald’s teve um ponto de virada que foi essencial. Na minha opinião, o McDonald’s não iria passar de uma rede de franquias que poderia ser fechada em um determinado momento. Só com a venda de lanches o Ray Croc não estava tendo retorno, e nesse ponto é a grande sacada do filme. O Ray encontra um consultor financeiro que diz que o McDonald’s não era um negócio de hamburguer, e sim um negócio de real estate, ou seja um negócio imobiliário. Isso mudou o foco do McDonald’s e o transformou no grande negócio que ele é hoje, presente em centenas de países no mundo.

Preste atenção no seu negócio

Com todos esses insigths, está na hora de você pensar no seu negócio. Será que o seu negocio é efetivamente aquilo que você está vendendo? Descubra se há uma oportunidade de você reestruturar o seu negócio para ter mais margem, mais lucro. Presta atenção nas grandes redes de supermercados, nos grandes atacadistas, varejistas. Por menor que seja o seu negócio, você pode pensar em criar uma nova receita, independente do produto que você vende.
Espero que tenha esses insigths sobre o filme Fome de poder sejam úteis. Se você ainda não assistiu ao filme, saiba que vale muito a pena.


Gostou dessas dicas? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta