Entenda a gestão de conflitos e saiba como manter o clima da sua empresa sempre positivo para todos!
O sonho de muitas pessoas é trabalhar em um ambiente harmonioso, em que todos consigam lidar com os problemas de forma tranquila. Porém, em uma organização, pessoas com personalidades, opiniões e vivências diferentes têm de conviver. E é inevitável passar por algumas complicações e desentendimentos.
É necessário saber como lidar e gerenciar bem essas situações para evitar que elas interfiram nas relações empresariais e impactem na produtividade dos colaboradores. Ou seja, é necessário ter uma gestão de conflitos eficiente, impedindo a desintegração e desarticulação das pessoas.
Um verdadeiro líder deve ser capaz de manter o ambiente corporativo saudável, e a gestão de conflitos tem uma série de benefícios nesse sentido. Por isso, apresentamos a seguir o que é esse conceito e também algumas dicas para tornar o clima da sua empresa mais positivo! Continue lendo:
O que é gestão de conflitos:
Os conflitos são presentes em todos os ambientes, organizacionais ou não, pois sempre que houver a convivência entre um grupo de pessoas. Inevitavelmente haverá divergências de ideias, objetivos, entre outros fatores.
No entanto, quando os colaboradores começam a discutir e divergir entre si, com uma posição negativa a respeito da opinião do outro, é necessário colocar a gestão de conflitos em ação para evitar problemas maiores.
Quando não tratados, pode acarretar no descontentamento das pessoas, problemas de relacionamento, redução da produtividade e muito mais. Diante disso se torna essencial estudar e conhecer melhor o assunto, que é ainda pouco abordado nas organizações. Mas afinal, como aplicar a gestão de conflitos na prática?
Identifique os problemas
Primeiro, identifique onde está o conflito ou problema. Avalie a postura de cada um, a forma como está trabalhando, o modo como trata as outras pessoas e a ocorrência de erros funcionários no dia-a-dia. Muitas vezes o conflito pode ser bem localizado. Mas cuidado quando perceber que pode extrapolar os limites de sua empresa. Esse caso pode acontecer se o funcionário tiver contato com clientes ou fornecedores externos.
Converse com os interlocutores daquela pessoa que você identificou como parte do problema. Pegue o máximo de informações e exemplos válidos para embasá-lo. Ademais, tente se colocar no lugar de cada envolvido para facilitar a interpretação dos fatos.
Incentive a participação de todos
O objetivo é resolver a questão da melhor forma possível, com o mínimo de consequência, certo? Então, a melhor forma de fazer isso é incentivando a participação de todos na resolução de conflitos.
Passamos a maior parte do nosso dia com nossos colegas de trabalho, e para o bem da empresa e dos funcionários, é preciso um ambiente harmonioso, tranquilo e sem perturbações. Por isso, peça que cada um fale sobre sua interpretação dos fatos. Mas fique atento a eventuais intensificações e potencializações do problema.
Ouça seus colaboradores
Após a identificação do problema e o reconhecimento dos envolvidos no conflito, faça uma reunião com eles. Ouça atentamente cada lado, procurando não interromper durante a explanação. Se necessário, envolva outras pessoas que estejam próximas dos implicados.
Faça um trabalho de engajamento
Sempre faça um trabalho de engajamento com todos os colaboradores de sua empresa. Mantenha a equipe unida e com o mesmo propósito, deixando claro que todos estão no mesmo barco e que o sucesso da empresa será o sucesso de todos.
Sempre que possível, chame a atenção aos valores da empresa e a conduta que cada um deve ter. Tenha o costume de dar feedback para seus liderados, apresente os êxitos conseguidos e também onde cada um pode melhorar.
Com essas dicas, é possível exercitar algumas práticas, evitando ao máximo a necessidade de intervenção da gestão de conflitos. Obviamente que um ou outro problema sempre existirá, mas o importante é que essas ocorrências sejam mínimas e as pessoas possam trabalhar com tranquilidade.
E aí, gostou do artigo de hoje? Já implementa a gestão de conflitos na sua empresa? Conhece mais dicas que poderiam ajudar outros empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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