Saiba como criar um clima positivo na empresa com a gestão de conflitos

Entenda a gestão de conflitos e saiba como manter o clima da sua empresa sempre positivo para todos!

O sonho de muitas pessoas é trabalhar em um ambiente harmonioso, em que todos consigam lidar com os problemas de forma tranquila. Porém, em uma organização, pessoas com personalidades, opiniões e vivências diferentes têm de conviver. E é inevitável passar por algumas complicações e desentendimentos.

É necessário saber como lidar e gerenciar bem essas situações para evitar que elas interfiram nas relações empresariais e impactem na produtividade dos colaboradores. Ou seja, é necessário ter uma gestão de conflitos eficiente, impedindo a desintegração e desarticulação das pessoas.

Um verdadeiro líder deve ser capaz de manter o ambiente corporativo saudável, e a gestão de conflitos tem uma série de benefícios nesse sentido. Por isso, apresentamos a seguir o que é esse conceito e também algumas dicas para tornar o clima da sua empresa mais positivo! Continue lendo:

O que é gestão de conflitos:

Os conflitos são presentes em todos os ambientes, organizacionais ou não, pois sempre que houver a convivência entre um grupo de pessoas. Inevitavelmente haverá divergências de ideias, objetivos, entre outros fatores.

No entanto, quando os colaboradores começam a discutir e divergir entre si, com uma posição negativa a respeito da opinião do outro, é necessário colocar a gestão de conflitos em ação para evitar problemas maiores.

Quando não tratados, pode acarretar no descontentamento das pessoas, problemas de relacionamento, redução da produtividade e muito mais. Diante disso se torna essencial estudar e conhecer melhor o assunto, que é ainda pouco abordado nas organizações. Mas afinal, como aplicar a gestão de conflitos na prática?

Identifique os problemas

Primeiro, identifique onde está o conflito ou problema. Avalie a postura de cada um, a forma como está trabalhando, o modo como trata as outras pessoas e a ocorrência de erros funcionários no dia-a-dia. Muitas vezes o conflito pode ser bem localizado. Mas cuidado quando perceber que pode extrapolar os limites de sua empresa. Esse caso pode acontecer se o funcionário tiver contato com clientes ou fornecedores externos.

Converse com os interlocutores daquela pessoa que você identificou como parte do problema. Pegue o máximo de informações e exemplos válidos para embasá-lo. Ademais, tente se colocar no lugar de cada envolvido para facilitar a interpretação dos fatos.

Incentive a participação de todos

O objetivo é resolver a questão da melhor forma possível, com o mínimo de consequência, certo? Então, a melhor forma de fazer isso é incentivando a participação de todos na resolução de conflitos.

Passamos a maior parte do nosso dia com nossos colegas de trabalho, e para o bem da empresa e dos funcionários, é preciso um ambiente harmonioso, tranquilo e sem perturbações. Por isso, peça que cada um fale sobre sua interpretação dos fatos. Mas fique atento a eventuais intensificações e potencializações do problema.

Ouça seus colaboradores

Após a identificação do problema e o reconhecimento dos envolvidos no conflito, faça uma reunião com eles. Ouça atentamente cada lado, procurando não interromper durante a explanação. Se necessário, envolva outras pessoas que estejam próximas dos implicados.

Faça um trabalho de engajamento

Sempre faça um trabalho de engajamento com todos os colaboradores de sua empresa. Mantenha a equipe unida e com o mesmo propósito, deixando claro que todos estão no mesmo barco e que o sucesso da empresa será o sucesso de todos.

Sempre que possível, chame a atenção aos valores da empresa e a conduta que cada um deve ter. Tenha o costume de dar feedback para seus liderados, apresente os êxitos conseguidos e também onde cada um pode melhorar.

Com essas dicas, é possível exercitar algumas práticas, evitando ao máximo a necessidade de intervenção da gestão de conflitos. Obviamente que um ou outro problema sempre existirá, mas o importante é que essas ocorrências sejam mínimas e as pessoas possam trabalhar com tranquilidade.


E aí, gostou do artigo de hoje? Já implementa a gestão de conflitos na sua empresa? Conhece mais dicas que poderiam ajudar outros empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta