Você sabe o que é gestão de conflitos? Então continue lendo para descobrir:
Trabalhar em um ambiente harmônico é o sonho de todos, certo? Mas, quando muitas pessoas trabalham juntas é normal que haja algumas divergências. É natural de nossos modelos culturais nutrirmos interesses diferentes sobre diferentes coisas. Em uma empresa que busca por excelência, produtividade, inovação e ambientes livres de stress, os conflitos são inimigos poderosos e não podem evoluir de forma alguma. Continue lendo para saber mais:
GESTÃO DE CONFLITOS: SAIBA POR QUE VOCÊ DEVE ADOTA-LA NA SUA EMPRESA!
O QUE É GESTÃO DE CONFLITOS?
Gestão de conflitos é o segmento de uma organização responsável pela administração de conflitos entre indivíduos, grupos e organizações presentes dentro de uma empresa, tal como conflitos entre uma organização e outra. O modo como o setor de gestão pode alcançar bons resultados é através de técnicas específicas e processo práticos desde o momento de identificação da natureza dos conflitos e de seus estágios.
3 EXEMPLOS DE CONFLITOS ORGANIZACIONAIS
Ambiente de trabalho hostil
Este exemplo é, sem dúvidas, um dos mais presentes dentro das empresas. A rivalidade e hostilidade presentes no ambiente de trabalho influenciam não só os resultados e as atividades executadas como também, passa a ser uma corrente negativa que podem impactar outros trabalhadores.
Vamos imaginar: se um colaborador possui algumas desavenças com o seu supervisor por algum motivo, a tendência é que ele influencie mais colegas a terem o mesmo comportamento e não o contrário.
Desmotivação
Outro grande problema muito comum nas organizações é a desmotivação e uma das mais preocupantes. Quando um profissional é contaminado pela desmotivação, ele começa a deixar de fazer com excelência os seus serviços, chega atrasado, falta no serviço e todas essas reações podem também, afetar outros colaboradores.
Resultados insatisfatórios
Os resultados insatisfatórios podem ser derivados da desmotivação, já que ele representa os números ruins que a empresa apresenta em determinado mês. Esse problema pode ser originado também de outros fatores, mas a grande questão é: se a empresa não está desempenhando bons resultados, é preciso identificar de onde estão vindo.
AS PRINCIPAIS CAUSAS DOS CONFLITOS CORPORATIVOS
De acordo com a pesquisa da Universidade de Harvard, 70% dos problemas que ocorrem na empresa têm com a comunicação, direta ou indiretamente. Apesar de haver divergências, elas podem servir para desenvolver as atividades da empresa, fortalecer a equipe e auxiliar o crescimento profissional, desde que a gestão de conflitos nas organizações seja feita da forma correta.
COMO APLICAR A GESTÃO DE CONFLITOS
Elimine as falhas de comunicação
A comunicação é importante em qualquer momento da vida e, em um conflito, ela é mais que fundamental. Neste caso, a linguagem precisa ser bastante clara e objetiva, evitando ambiguidades que podem aumentar as divergências.
É essencial cultivar a comunicação entre todos. A falha na comunicação pode comprometer tanto o trabalho como os objetivos do negócio, além de prejudicar a relação entre os colaboradores e gestores.
Para que este tipo de coisa não aconteça, a gestão de conflitos preza para que os colaboradores registrem as informações relevantes através de e-mails; mantenha atas das reuniões, agende reuniões para esclarecer dúvidas, metas, entre outros.
Disposição
Muitos gestores esquecem que um dos pontos principais da gestão é saber ouvir — e esse também é um elemento fundamental da gestão de conflitos. O gestor não consegue acompanhar todos os detalhes que ocorrem ao longo do processo de produção. Ouvindo os colaboradores, é possível compreender os detalhes e tomar uma decisão mais assertiva.
Dissemine a importância da empatia
O gestor é a primeira pessoa que deve demonstrar sua empatia para incentivar esse posicionamento. Quando perceber que um colega está reclamando do outro, mostre a ele através da empatia que a situação na prática pode ser diferente daquilo que ele imagina.
Compreenda o conflito a fundo para resolvê-lo
Quando perceber a existência de um conflito, entenda qual a sua origem e escute as partes envolvidas. Entenda o lado de todos para que não fique um sentimento residual de injustiça. Conhecendo os estágios da situação, será muito mais fácil pensar em uma solução e resolver completamente aquilo que atrapalhou o clima da equipe.
Dê feedback
Tanto os colaboradores, quanto os gestores precisam dar e receber feedback. Ele não necessariamente precisa ser positivo, já que ele serve para que o indivíduo possa refletir sobre a sua postura. Entretanto, ele deve ser sempre individual e construtivo.
Negociação
Para gerir bem um conflito, é preciso adotar a postura de negociação. As atitudes e os comportamentos devem sempre ser direcionados para a política do ganha-ganha, ou seja, as discussões devem ser direcionadas para o encontro de uma solução em que todas as partes saiam ganhando.
Uma boa gestão de conflitos deve:
- Criar uma atmosfera efetiva;
- Esclarecer as percepções;
- Focalizar em necessidades individuais e compartilhadas;
- Construir um poder positivo compartilhado;
- Olhar para o futuro e aprender com o passado;
- Gerar opções;
- Desenvolver degraus para a ação;
- Estabelecer acordos de benefícios mútuos.
E aí, está pronto para aplicar a gestão de conflitos dentro da sua empresa? Encarar os conflitos apenas como um problema é um equívoco. Há diversas lições positivas que podem ser tiradas de um momento de tensão, otimizando o nível de maturidade do negócio e dos profissionais que nele atuam.
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