Saiba como lidar com a gestão de crise na sua empresa caso apareça algum problema que possa prejudicá-lo!
Todo empreendedor entende que sua empresa está sujeita a passar por uma crise. Ela pode ser econômica, interna, de relações públicas, entre outras. Nesse tipo de situação, com a evolução dos meios de comunicação e as informações sendo espalhadas cada vez mais rápido, apostar na inércia não é nada eficiente.
A gestão de crise precisa ser o mais transparente e assertiva possível, solucionando o problema do centro, com foco na solução. E por mais que cada empresa tenha um histórico diferente, e tipos de crises que possam passar, existem algumas boas práticas que podem minimizar os danos, além de ajudar a ter uma visão mais clara do ocorrido.
Por isso, confira a seguir 5 passos que você precisa seguir para se preparar para lidar com a gestão de crise. Continue lendo:
Gestão de crise em 5 passos:
1. Identifique a situação
Isso serve para qualquer tipo de crise: tome uma atitude correta o quanto antes. Para isso, identifique com exatidão o que aconteceu. Se pronunciar de maneira errada sem ter todos os fatos em mãos pode ser extremamente danoso para sua empresa.
Conte com um departamento focado em relações públicas e crises para colher o máximo de informações possíveis. Com isso, montem um plano de gerenciamento de crise que possa ser desenvolvido com competência.
2. Comunicação eficiente
Como dissemos, a informação é veiculada com uma facilidade enorme nos tempos de hoje graças as redes sociais e a internet. Logo, todos os públicos se tornaram um pouco mais críticos. Para as empresas, é importante garantir que sua comunicação seja eficiente e transparente, indo direto ao ponto e focando nas soluções que serão implementadas para reverter a crise. Dica: Evite usar meias-palavas e ocultar a verdade. A repercussão negativa pode piorar ainda mais sua situação.
3. Acesse as causas do problema
Assim que a situação for identificada, é necessário encontrar a solução mais eficiente e completa para resolvê-la. Ao mesmo tempo, deve-se manter sua audiência atualizada em relação aos desdobramentos, seguindo sempre com a recomendação anterior: uma postura clara e direta. A gestão de crise deve focar em resolver questões por ordem de tamanho, sem pontas soltas.
4. Monitoramento
Para lidar e até mesmo evitar crises de maneira eficiente, é preciso acompanhar de perto os processos da empresa. Isso serve também para que seja possível responder novas situações com propriedade e de modo direto.
As redes sociais, por exemplo, oferecem alguns mecanismos para ficar de olho no que é dito sobre seu negócio. Existe também o serviço do Google Alerts, que monitora as palavras chave que você escolher (o nome do seu negócio, por exemplo) e notifica quando há menções para que você visualize tudo em tempo real.
5. Antecipe a crise
Muitos gostam de acreditar, mas é praticamente impossível ficar completamente imune de crises. Mas é possível contar com mecanismos adequados para lidar com elas antes mesmo de surgirem.
Desenvolva em seu negócio planos de ação que sirvam como padrão em determinados casos. Inclua também a possibilidade de serem adaptados para outras situações. O importante é aprender com os acontecimentos passados para deixar sua estratégia cada vez mais eficiente.
E aí, você já teve de lidar com a gestão de crise na sua empresa? Está preparado para caso aconteça? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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