5 dicas essenciais para a gestão de pessoas nas PMEs

 em Gestão e Produtividade

Descubra os segredos da gestão de pessoas nas PMEs. As grandes organizações entendem a importância dada à gestão de pessoas, principalmente por conta do mercado competitivo e exigente em que nos encontramos hoje em dia. Dessa forma, é possível reter os melhores talentos, logo que o capital humano é um dos ativos mais importantes dentro de uma empresa.
Porém, muitas pequenas e médias empresas (PMEs) ainda não dão a devida importância para o desenvolvimento de seus funcionários. Isso pode impactar negativamente no sucesso da sua empresa, e diminuir consideravelmente as chances de seu negócio crescer. Por isso, explicaremos qual a importância e algumas dicas para ter uma equipe engajada, motivada e capacitada por meio da gestão de pessoas nas PMEs.

Dicas de gestão de pessoas nas PMEs:

Mão de obra qualificada

Na hora de realizar a contratação, economizar pode sair caro. Manter um colaborador que não possui os conhecimentos necessários para certa atividade pode pesar muito, e alguns erros podem ser fatais para o desenvolvimento de sua empresa. Por isso, não exite em convocar profissionais capacitados e especializados. Uma opção é contar com a colaboração de estagiários com um plano de efetivação a longo prazo, até que sua área de recursos humanos esteja bem estruturada.

Invista nas pessoas

Invista em treinamentos e desenvolvimento de seus profissionais pois quanto mais capacitados eles estiverem, melhor será para sua organização. Mesmo se os recursos financeiros não estiverem tão bem, é possível optar por Educação a Distância, que geralmente é mais econômica e flexível. Além disso, para ter um ambiente de trabalho mais engajado e saudável, demonstre que sua empresa se preocupa com os colaboradores por meio de benefícios e uma boa estratégia de endomarketing. Dessa forma ele se sentirá mais motivado, e renderá mais.

Compartilhe as atividades

Ter um chefe centralizador, que não divide as tarefas e nem dá autonomia para a resolução de problemas, pode ser extramente desestimulante. Até porque, se você precisar se ausentar, o trabalho pode ficar parado se outra pessoa não souber fazê-lo. Por isso, estimule a troca de informações entre a equipe e realize reuniões semanais para que isso aconteça frequentemente. Hoje, pode ser que seu negócio seja pequeno, mas lá na frente ele pode se tornar maior, e você não terá tempo de assumir todas as tarefas. Foque na estratégia e administração, e libere a parte operacional para sua equipe, estabelecendo as atividades de cada um.

Valorize os colaboradores

Não reconhecer e valorizar os colaboradores pode fazer com que eles percam o desempenho e a motivação, gerando até demissões. Muitos talentos podem ser perdidos dessa forma, ou até mesmo a produtividade cair por conta desse desinteresse. Para que sua empresa não fique prejudicada, saiba como tornar o ambiente de trabalho mais agradável e harmonioso. Uma opção também é demonstrar os exemplos daqueles que conseguiram se sair acima da média e atingiram resultados excepcionais.

Desenvolva habilidades

Cada pessoa possui suas competências, habilidades e afinidades com determinadas atividades. Por isso, uma boa gestão consegue identificar e trabalhar as melhores funções e tarefas para cada colaborador. Assim, ele conseguirá trabalhar melhor, mais motivado e de forma eficaz. A implantação desse processo pode demandar um certo investimento de tempo e recursos em treinamento, porém trará muitos benefícios a longo prazo para sua empresa.


Para que sua empresa alcance o sucesso, não deixe de lado os colaboradores dela. Se você deseja ter uma equipe produtiva, engajada e capacitada, siga essas dicas e trabalhe a gestão de pessoas nas PMEs.
Você tem desenvolvido bem essa área em seu negócio? Conhece outras dicas sobre gestão de pessoas nas PMEs que poderiam entrar nessa lista? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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