Neste post você saberá o que é o Google Trends, como funciona, e também como usar a ferramenta
Os profissionais de marketing sabem que existe uma série de alternativas na hora de escolher uma estratégia de marketing digital para implementar em suas empresas. O que nem todos sabem, porém, é que ferramentas como o Google Trends podem ajudar (muito) a melhorar as suas ações no meio digital.
Ainda não conhece o Google Trends? Então acompanhe essa matéria onde explicamos tudo sobre essa ferramenta importantíssima para as estratégias de marketing digital. Entenda também as vantagens de utilizá-la e como começar a usar em sua empresa. Continue lendo:
O que é o Google Trends
Como o próprio nome indica, a ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google permite acompanhar as principais tendências. Ela acompanha a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico em uma localização específica e em um dado período de tempo.
Além disso, é possível filtrar os resultados de acordo com categorias e pela fonte dos dados (Pesquisa na Web, Pesquisa de imagem, Pesquisa de notícias, Google Shopping, Pesquisa do YouTube) e também por categoria (artes e entretenimento, finanças, jogos etc).
Ao pesquisar por uma palavra, a ferramenta mostra um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo — que pode ser pesquisado a partir de 2004 — e o vertical, o volume de buscas.
Por que usar o Google Trends
Descobrir a popularidade de palavras-chave é essencial para ações de marketing digital, principalmente em estratégias de SEO. E o Google Trends se apresenta como uma ferramenta de utilização interessante para empresas que querem trabalhar o SEO. Justamente por conta dessa preocupação com as ações do usuário, praticidade e intuitividade da plataforma, possibilidade de segmentação, etc.
Consultando termos que você acredita serem relevantes para a sua audiência, você pode analisar se eles de fato têm popularidade nas buscas. Inclusive, a ferramenta oferece uma lista de consultas relacionadas — um recurso muito útil para novas ideias de palavras-chave que podem ser incorporadas ao seu conteúdo.
Entre os principais benefícios de se utilizar o Google Trends estão:
- Para encontrar tendências: ao pesquisar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, você consegue encontrar o crescimento (ou queda) das buscas relacionadas ao seu mercado;
- Para ter ideias de conteúdo: a ferramenta mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas. Importantíssimo para conteúdo e SEO;
- Para comparar termos: biscoito ou bolacha? Palavra-chave ou keyword? Olimpíadas ou Jogos Olímpicos? Compare sinônimos ou temas correlatos para verificar qual vale mais a pena usar em sua ação de marketing.
Como usar o Google Trends
O primeiro passo, obviamente, é acessar o site https://trends.google.com/trends/. Não é necessário fazer nenhum cadastro para começar a utilizar a ferramenta. Logo na primeira página, é possível encontrar os temas que têm sido mais discutidos na internet.
No cabeçalho do site, você pode digitar um termo de busca na caixa “explorar tópicos”. Por exemplo, foi utilizado o termo “empreendedorismo”, com o período de tempo “nos últimos 12 meses”. Podemos ver que existem alguns picos altos onde a palavra foi mais pesquisada do que outros.
Rolando a página para baixo, você encontra os países em que o termo é mais pesquisado, além de assuntos e pesquisas relacionadas. Também é possível comparar dois ou mais termos de busca diferentes.
E aí, já conhecia o Google Trends? Utiliza ou está pensando em utilizá-lo em sua estratégia de marketing digital? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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