Google Trends: Conheça essa ferramenta para saber o que está ‘bombando’ na internet!

Neste post você saberá o que é o Google Trends, como funciona, e também como usar a ferramenta

Os profissionais de marketing sabem que existe uma série de alternativas na hora de escolher uma estratégia de marketing digital para implementar em suas empresas. O que nem todos sabem, porém, é que ferramentas como o Google Trends podem ajudar (muito) a melhorar as suas ações no meio digital.
Ainda não conhece o Google Trends? Então acompanhe essa matéria onde explicamos tudo sobre essa ferramenta importantíssima para as estratégias de marketing digital. Entenda também as vantagens de utilizá-la e como começar a usar em sua empresa. Continue lendo:

O que é o Google Trends

Como o próprio nome indica, a ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google permite acompanhar as principais tendências. Ela acompanha a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico em uma localização específica e em um dado período de tempo.
Além disso, é possível filtrar os resultados de acordo com categorias e pela fonte dos dados (Pesquisa na Web, Pesquisa de imagem, Pesquisa de notícias, Google Shopping, Pesquisa do YouTube) e também por categoria (artes e entretenimento, finanças, jogos etc).
Ao pesquisar por uma palavra, a ferramenta mostra um gráfico em que o eixo horizontal representa o tempo — que pode ser pesquisado a partir de 2004 — e o vertical, o volume de buscas.

Por que usar o Google Trends

Descobrir a popularidade de palavras-chave é essencial para ações de marketing digital, principalmente em estratégias de SEO. E o Google Trends se apresenta como uma ferramenta de utilização interessante para empresas que querem trabalhar o SEO. Justamente por conta dessa preocupação com as ações do usuário, praticidade e intuitividade da plataforma, possibilidade de segmentação, etc.
Consultando termos que você acredita serem relevantes para a sua audiência, você pode analisar se eles de fato têm popularidade nas buscas. Inclusive, a ferramenta oferece uma lista de consultas relacionadas — um recurso muito útil para novas ideias de palavras-chave que podem ser incorporadas ao seu conteúdo.
Entre os principais benefícios de se utilizar o Google Trends estão:

  • Para encontrar tendências: ao pesquisar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, você consegue encontrar o crescimento (ou queda) das buscas relacionadas ao seu mercado;
  • Para ter ideias de conteúdo: a ferramenta mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas. Importantíssimo para conteúdo e SEO;
  • Para comparar termos: biscoito ou bolacha? Palavra-chave ou keyword? Olimpíadas ou Jogos Olímpicos? Compare sinônimos ou temas correlatos para verificar qual vale mais a pena usar em sua ação de marketing.

Como usar o Google Trends

O primeiro passo, obviamente, é acessar o site https://trends.google.com/trends/. Não é necessário fazer nenhum cadastro para começar a utilizar a ferramenta. Logo na primeira página, é possível encontrar os temas que têm sido mais discutidos na internet.
No cabeçalho do site, você pode digitar um termo de busca na caixa “explorar tópicos”. Por exemplo, foi utilizado o termo “empreendedorismo”, com o período de tempo “nos últimos 12 meses”. Podemos ver que existem alguns picos altos onde a palavra foi mais pesquisada do que outros.
Print da página de busca do Google Trends
Rolando a página para baixo, você encontra os países em que o termo é mais pesquisado, além de assuntos e pesquisas relacionadas. Também é possível comparar dois ou mais termos de busca diferentes.
Print da página de busca do Google Trends


E aí, já conhecia o Google Trends? Utiliza ou está pensando em utilizá-lo em sua estratégia de marketing digital? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta