Quando falamos sobre ideias de empreendedorismo feminino, estamos falando muito além do lucro. O empreendedorismo feminino tem a capacidade de empoderar as mulheres. Isso porque a renda gerada pela empresa fará com elas tenham autonomia financeira.
“Se há pouco tempo as mulheres se viam relegadas a papéis secundários na economia, sobretudo por questões socioculturais que subjugaram o seu potencial empreendedor, hoje o mundo desperta para as qualidades e competências que levam mulheres a gerir os mais diferentes negócios com excelência e propósitos bem delineados, influenciando tendências e, acima de tudo, incentivando outras mulheres a empreenderem, como num círculo virtuoso que se retroalimenta”, explica o Sebrae.
Confira as principais ideias de empreendedorismo feminino
No mercado, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios para abrir o próprio negócio. Por isso, é fundamental que elas tenham amplo conhecimento e base no momento de abrir a empresa, pois isso fará com que a jornada empreendedora tenha menos riscos.
O primeiro passo, certamente, é escolher entre as ideias de empreendedorismo feminino, uma que realmente ela tenha paixão e que o mercado ofereça condições de crescimento. Pensando nisso, decidimos selecionar algumas ideias de empreendedorismo feminino que estão em alta e podem gerar lucro. Confira!
Energia Fotovoltaica
O aumento consecutivo da conta de luz faz com que muitos consumidores busquem por alternativas. Uma delas é a energia fotovoltaica, que é um sistema que utiliza a luz do dia para produzir energia elétrica. Além de produzir energia de forma economia, o setor permite um impacto muito mais positivo no meio ambiente, já que não utiliza, por exemplo, água na produção.
Mercado Fitness
A busca por uma vida saudável vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e impactando na indústria fitness. O mercado tem uma receita que cresce, anualmente, cerca de 8,7% no mundo. Diante dos dados, algumas ideias de negócio que podem prosperar são: loja de produtos naturais, academia, comida saudável etc.
Para finalizar, é importante mencionar que empreender exige a superação de diversos desafios. Afinal, a jornada empreendedora não é fácil. Por isso, é fundamental que o futuro empreendedor se prepare para encarar todos os desafios. Uma recomendação é se aprofundar em conteúdos, como gestão, finanças, liderança etc.
Produtos vegetarianos
Uma pesquisa da IBOPE revelou que 14% da população brasileira já se declara vegetariana (30 milhões de pessoas). Diante disso, o investimento em produtos vegetarianos e veganos pode ser uma aposta interessante para quem deseja abrir empresa. Prova disso, é que Seara, Sadia, Perdigão e redes de fast-food como McDOnald’s e Burger King já investiram em produtos sem origem animal.
Infoprodutos
Os infoprodutos são materiais educativos e que proporcionam conhecimentos valiosos para resolver problemas dos usuários. Atualmente, é comum que o cliente procure por soluções de problemas no em site de buscadores.
Só que nem sempre há uma resposta que realmente auxilie. É por isso que muitos empreendedores estão investindo no desenvolvimento de infoprodutos. Eles são excelentes, pois ajudam o consumidor a obter novos conhecimento e resolverem problemas.
Cosméticos naturais e artesanais
Outra ideia de negócio para mulheres é o investimento em produtos sustentáveis. De acordo com um estudo da Teads publicado em 2020 na Brazil Beauty News, 62% dos brasileiros afirmam que os cosméticos deveriam desenvolvidos apenas com ingredientes naturais e orgânicos.
O mercado ainda é novo, mas tem um alto potencial de crescimento, pois está alinhado com as mudanças de hábitos dos brasileiros.
Economia compartilhada
Uber, IFood e Coworking são modelos de negócios que se popularizam rapidamente por proporcionar serviços de qualidade e com preço justo. Todos eles conseguem atuar por meio desses pilares, pois tem como modelo de negócio a economia compartilhada.
Essa está em alta, pois atua na em questões que refletem as mudanças sociais, como tecnologia, compartilhamento e experiência. Especialistas acreditam que a economia compartilhada veio para ficar. Por isso, investir em um negócio nesse setor pode ser uma excelente ideia.
Delivery de comida
De acordo com o Sebrae, há uma alta tendência de consumo de delivers. A constatação está de acordo com o crescimento dos aplicativos.
Uma pesquisa da Mobills, revelou que os aplicativos de entrega de comida (Rappi, Ifood e Uber Eats) cresceram 103% de janeiro a junho de 2020.
Diante disso, há uma tendência também para o crescimento de empresas que se dedicam a delivery de marmitas e refeições.
Mercado pet
Um dos segmentos que mais crescem no Brasil, o mercado pet obteve um faturamento de R$ 20 bilhões em 2018. Por conta dos ótimos resultados, o mercado brasileiro de pet se tornou o seguindo maior do mundo.
Além do faturamento, o Brasil alcançou este posicionamento, pois atualmente há mais animais de estimação nos lares brasileiros do que crianças, segundo o IBGE. Sendo assim, pode ser interessante investir e abrir um negócio direcionado para pets.
E-commerce
O e-commerce é um setor que vem crescendo ano após ano. Um estudo realizado pela Ebit/Nilsen constatou, por exemplo, que somente no primeiro semestre as vendas online cresceram 12% no Brasil, o que representa um total de R$ 26,4 bilhões.
Neste sentido, o setor pode ser uma ótima opção para quem deseja investir em algo que pode gerar um bom retorno. Lembrando que não basta apenas criar uma loja online e acreditar que isso será o suficiente. O e-commerce, assim como qualquer negócio, exige plano de negócio, marketing etc.
Após decidir que investirá em uma das ideias de empreendedorismo feminino, é importante que a empreendedora estudo o mercado e desenvolva seu plano de negócio antes de abrir sua empresa. Neste ebook, explicamos tudo o que você precisa saber para desenvolver um plano de negócio completo. Clique aqui e baixe o seu ebook gratuito.
1 Comment
Amei as ideias, otimo conteudo!