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Como montar um delivery de comida? Passo a passo completo

O que você verá neste artigo:

Montar um delivery de comida virou tendência nos últimos anos. Está pensando em abrir um? Então, aprenda o passo a passo para começar seu próprio negócio.

Você já pensou em montar um delivery de comida? A demanda pelas refeições entregues na porta de casa ou do trabalho é bem grande, ainda mais quando os grandes centros urbanos são colocados na conta.

O ritmo frenético, a presença das pessoas no trabalho o dia inteiro, a família se encontrando somente na hora do jantar ou nos finais de semana atingem diretamente o comportamento de todos.  Ainda, é importante destacar que durante uma pandemia mundial que requer isolamento social, essa é a única chance de consumir uma comida de determinado estabelecimento.

Todos esses fatores fizeram com que abrir um delivery de comida se tornasse tendência nos últimos anos, proporcionando ao empreendedor uma excelente oportunidade de negócios e, consequentemente, de alto lucro.

Se animou com a ideia de abrir um delivery de comida? Então, aprenda neste artigo o passo a passo para abrir o seu próprio negócio. Continue a leitura! 

montar um delivery de comida

O mercado de delivery de comida

O mercado está cada vez mais propício para empreendimentos voltados à entrega de comida. Apesar de este ser um ramo onde a concorrência é alta, é possível utilizar a tecnologia para criar estratégias inteligentes para que seu delivery se destaque no mercado competitivo.

Com o fechamento de muitos comércios, desde o início dos decretos de isolamento social, as compras por delivery cresceram cerca de 59%. Isso significa que oferecer esse serviço em seu estabelecimento é uma forma de ter uma fonte a mais de renda e, principalmente, de expandir o seu atendimento.

Isso porque o tipo de negócio atinge à diversos tipos de público ao mesmo tempo: aquelas pessoas que não querem ou não gostam de sair de casa, pessoas com alguma comorbidade, portadores de necessidades especiais, as que estão atrasadas para algum compromisso e diversos outros perfis que, com certeza, recorrem ao delivery todos os dias.

De acordo com dados disponibilizados pela Mobills, os gastos nos aplicativos Rappi, iFood e Uber Eats cresceram 149% só no ano de 2020.

Com a crescente procura, tornou-se comum encontrar clientes que reclamam de alguns serviços de entrega e de negócios que lhes trouxeram prejuízo. Normalmente, esse tipo de situação acontece pela falta de planejamento e organização.

Com isso, percebe-se que, apesar de ser um mercado com uma concorrência acirradíssima, também é um nicho carente de qualidade de atendimento, uma vez que em grande parte dos casos, acaba trazendo alguma frustração para os clientes. Dessa forma, esse não é apenas um mercado muito concorrido, mas que também tem oferecido a oportunidade de inovação e crescimento para o empreendedor que estiver disposto à fazer a diferença.

As vantagens de montar um delivery de comida

São muitos os motivos e as vantagens de abrir uma delivery de comida. Eles estão se tornando indispensáveis na vida de muitos consumidores.

Essa é uma oportunidade de negócio muito interessante para restaurantes, bares e lanchonetes, pois por meio do serviço de delivery, esses estabelecimentos podem aumentar suas vendas e fidelizar mais clientes. Veja a seguir o porquê você deve montar um delivery de comida.

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Oferece mais comodidade aos clientes

O delivery é um serviço que oferece comodidade para seus clientes que, por quaisquer que seja seu motivo, não podem ou não querem cozinhar e não sairão de casa para comprar comida. 

Com um serviço de delivery na palma da mão, basta seguir alguns poucos passos para realizar um pedido e, pronto: a comida chega na casa do cliente sem que ele precise levantar do sofá.

Possibilidade de aumentar a clientela

Ao montar um delivery, o empreendedor também terá a oportunidade de aumentar a sua clientela. Isso porque o serviço de entrega diminui as barreiras geográficas.

Imagine a seguinte situação: muitos clientes priorizam frequentar locais próximos à sua casa, pois já os conhecem e é bem mais rápido e econômico para chegar. Com as entregas, seu negócio poderá atender pessoas de outras regiões que ainda não conhecem o seu negócio e que, também, não o conheceriam se não fosse pelo delivery.

Otimiza o atendimento

Clientes não gostam de esperar. Esse descontentamento é ainda maior se essa espera for para ficar em filas aguardando o atendimento ou o seu pedido ficar pronto. O delivery surgiu para simplificar todo esse processo.

Quando é bem planejado e organizado, o serviço de entrega é rápido tanto para o cliente quanto para a empresa. Dessa forma, o consumidor não precisa esperar muito para ser atendido e nem ir ao estabelecimento.

Aumenta o faturamento

O aumento do faturamento é uma consequência da junção de todos os tópicos anteriores: a expansão do estabelecimento para outras regiões, a praticidade no serviço, a rapidez, o aumento dos clientes e a otimização do atendimento. Com todos esses processos funcionando corretamente e, atrelado a um bom cardápio, é possível aumentar muito o seu faturamento.

O que é preciso para montar um delivery de comida?

Assim como qualquer outro negócio, para abrir um delivery de comida é necessário cumprir uma série de exigências, tanto em questões estruturais, de segurança e higiene, quanto tributárias, fiscais e contábeis.

Por isso, é necessário contar com a ajuda de um contador especializado em abrir delivery de comida, para que todos esses processos sejam realizados da maneira certa e, também, com mais rapidez. 

Dito isso, confira a seguir tudo o que é necessário para montar um delivery de comida.

1 – Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é o primeiro passo a ser seguido no processo de montar um delivery de comida. Isso porque é a partir dele que as coisas ficarão mais palpáveis e, também, que o empreendedor tomará todas as próximas decisões que envolvem o negócio.

Este é um documento que traçará a trajetória da empresa, proporcionando uma visão mais ampla sobre ela e o mercado no qual ela está inserida. É por meio do plano de negócios que o empreendedor deve traçar seus objetivos e metas a serem alcançados, bem como os caminhos que deverão ser seguidos para conquistá-los.

Também é no plano de negócios que o empreendedor deverá definir quais os tipos de alimentos serão vendidos em seu delivery, os pratos preparados, se o serviço de entrega será por conta do próprio estabelecimento ou por aplicativos terceirizados e o modelo de atendimento. O delivery tem uma página de vendas nas redes sociais ou no WhatsApp? Descreva isso, também, no plano de negócios.

Quanto mais completo o plano de negócios estiver, mais informações você terá para ajudar na tomada de decisões futuramente. Alguns itens são indispensáveis para este documento. São eles:

  • Detalhamento financeiro;
  • Os serviços oferecidos pela sua empresa;
  • As fontes de recurso;
  • Definir o público-alvo;
  • Análise de concorrência;
  • Pesquisa de mercado;
  • Plano de marketing.

2 – Escolha o local

A localização de um negócio é um dos fatores que impactam diretamente no faturamento, bem como no sucesso de um delivery de comida. Na hora de fazer essa seleção, é importante se atentar a alguns requisitos, como o público-alvo ao qual está direcionado o seu produto. 

O ponto ideal para um delivery é um local com grande fluxo de pessoas e com boa visualização do seu estabelecimento. Se o seu produto for um lanche, por exemplo, é importante estar situado próximo a grandes centros, entre bairros residenciais, prédios comerciais e faculdades.

Agora, se o seu delivery tem como foco comida caseira, por exemplo, é indicado um ponto comercial próximo a indústrias, grandes centros comerciais, e regiões com alta densidade de trabalhadores.

3 – Invista em equipamentos necessários para montar um delivery

Essa talvez seja a parte mais custosa de montar um delivery. Isso porque, esses equipamentos geralmente são caros, com variação de preços dependendo do tamanho do seu negócio. Talvez, conforme o crescimento do negócio, seja necessário investir em mais equipamentos, por isso o ideal é guardar um bom valor para investir na estrutura.

Os equipamentos e máquinas iniciais para montar um delivery de comida serão: 

  • Fogão industrial de seis bocas; 
  • Freezer horizontal; 
  • Multiprocessador de alimentos; 
  • Cortador de frios; 
  • Extrator industrial de sucos;
  • Pia para higienização de alimentos;
  • Potes de armazenamento;
  • Pia para lavar as mãos;
  • Pratos;
  • Refrigeradores;
  • Talheres;
  • Pá de madeira e de ferro;
  • Espátulas, conchas, tábuas de corte, facas grandes e rolos de polietileno;
  • Mochila térmica para entrega;
  • Estoque de embalagens;
  • Panelas.

Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

Depois disso, os equipamentos começam a ser mais específicos para o tipo de prato e modelo de negócio que você escolher.

4 – Encontre bons fornecedores

Para os ingredientes do produto que você irá comercializar, será necessário obter produtos de boa qualidade. Muitas vezes, conseguir esses produtos no mercado pode sair mais caro, ou não ter o mesmo padrão de qualidade.

Para conseguir se destacar da concorrência, o elemento essencial para criar seus pratos é conseguir bons fornecedores que ofereçam ingredientes frescos e de qualidade.

Na maioria das vezes, o sucesso de um delivery vem da sua variedade de pratos e sabores. As pessoas gostam de saber que o cardápio oferece diversas opções para escolherem. Por isso, os ingredientes são muito importantes para esse tipo de negócio.

5 – Contrate os funcionários

A escolha dos colaboradores que irão trabalhar no empreendimento precisa ser feita com muita responsabilidade, pois são estes colaboradores que irão atender os clientes da sua empresa de delivery e fazê-los voltar, ou não, a comprar de você.

Uma seleção acurada e um bom ambiente de trabalho terá reflexo direto na imagem da empresa aos olhos de todos. Para evitar um alto custo inicial com capacitação convém o empresário fazer uma seleção criteriosa de pessoas para sua equipe.

Inicialmente, será necessário contar com uma pessoa para realizar o atendimento, pelo menos dois cozinheiros para assumirem a preparação dos pratos, um gerente e ao menos dois motoboys caso o delivery tenha sua própria frota de entrega.

6 – Pense nos diferenciais do seu delivery de comida

Como citamos anteriormente, o ramo alimentício é um nicho em que a concorrência é super acirrada. Por isso, é importante oferecer mais do que qualidade para o seu cliente. Isso é o mínimo e, para ter sucesso, é preciso fazer muito mais do que o mínimo.

Uma estratégia muito interessante é oferecer novos produtos, sabores ou condições para clientes que consomem com frequência no seu estabelecimento, ou em dias em que o movimento é baixo.

O tempo de espera para entrega também é um diferencial enorme. Se os deliverys da região entregam em 50 minutos, você pode tentar entregar em até 30 minutos. Porém, isso só será possível ao realizar a contratação de mais funcionários para a cozinha ou para a entrega.

Um terceiro fator que é um diferencial e tanto é a experiência do cliente. Essa ainda é uma carência em muitos setores, não apenas do alimentício. Por isso, a partir do momento em que você prioriza e oferece uma boa experiência para o seu cliente, consequentemente, novos clientes aparecerão.

Como abrir um delivery de comida?

Assim como qualquer outro negócio, o processo de abertura de um delivery de comida envolve burocracias e diversas etapas a serem cumpridas. Isso garantirá que o seu negócio funcione 100% regularizado.

Além de todas essas etapas burocráticas, também é importante ter em mente o tipo de negócio que deseja abrir, se você contará com sócios ou não e demais informações que impactarão no regime tributário da sua pizzaria. Por isso, ressaltamos a importância de se contar com a consultoria de um contador especializado em abertura de delivery de comida.

Dito isso, vamos ao passo a passo de como abrir um delivery de comida.

1 – Escolha o tipo de atividade do seu delivery de comida

Antes mesmo de decidir abrir um delivery, é necessário identificar qual o segmento da atividade que você deseja. Para designar isso, existem três distinções, porém, o que melhor se encaixa com a atividade é o de comércio, cuja atividade é direcionada ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica

A natureza jurídica te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas para empresas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. A pessoa física é titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): Modelo que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular.

3 – Defina o porte da empresa

Depois de definir a natureza jurídica da sua empresa de delivery, chegou a hora de saber qual o porte dela. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

4 – Reúna os documentos necessários para abrir um delivery

Para abrir um delivery de comida, é obrigatório a apresentação de documentos importantes. Alguns desses documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir pizzaria. Nós podemos te ajudar!

Confira a seguir alguns dos documentos necessários para abrir uma empresa.

Para os sócios

Se você for abrir uma empresa com sócios, será necessário reunir os seguintes documentos de cada um deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

  • CNPJ;
  • 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

5 – Realize o registro na Junta Comercial

Seu delivery só funcionará legalmente se você realizar seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.

O registro é considerado a certidão de nascimento de uma empresa e deverá ser feito antes de obter o CNPJ. Para isso, é necessário apresentar no cartório o Contrato Social e os documentos dos sócios da empresa.

6 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para uma empresa de delivery de comida é muito simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ.

No site, faça o download do Programa Básico de Entrada. Em seguida, realize a impressão, preencha e envie pelos correios para a Receita Federal ou leve pessoalmente.

7 – Solicite o Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é o documento que indicará se a sua empresa de delivery poderá exercer as suas funções no local que você deseja instalá-la.

Na maior parte dos Estados brasileiros o empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

Cada atividade necessita de um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômicas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

8 – Alvará de Funcionamento para Delivery

Para solicitar um Alvará de Funcionamento para delivery, o processo não muda muito. Inicialmente, será emitido um Alvará provisório. Ele é emitido pela Prefeitura, logo após a avaliação inicial do estabelecimento. Ele tem validade de 180 dias e, com o documento em mãos, você já pode colocar o seu delivery para funcionar.

Passado esse período, será necessário tirar um Alvará de Funcionamento definitivo para o delivery. Para isso, as condições podem variar de acordo com a prefeitura de cada cidade. Por isso, recomenda-se que o empreender procure o órgão para se informar.

Os documentos necessários para solicitar um Alvará de Funcionamento para um delivery são:

1 – Cópia do recibo de quitação do IPTU do imóvel em que será aberto o estabelecimento;

2 – Planta do imóvel com seu respectivo ‘Habite-se’ (autorização dada por órgão municipal, permitindo que determinado imóvel seja ocupado);

3 – Contrato Social;

4 – Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios (APPCI) – emitido pelo Corpo de Bombeiros;

5 – Cartão CNPJ – que o empresário pode obter no site da Receita Federal.

Dependendo das atividades a serem exercidas, outras licenças específicas poderão ser solicitadas.

9 – Licenças de funcionamento para abrir uma pizzaria

Além de um único Alvará de Funcionamento, também é necessário que a pizzaria conte com algumas outras Licenças de Funcionamento para que possam estar 100% regularizadas. Para abrir uma pizzaria, são necessárias as seguintes licenças:

  • Auto de Licença de Funcionamento (ALF): obrigatório para imóveis não residenciais, com instalações de atividades comerciais, industriais ou de serviços;

Atenção: é importante ressaltar que é indispensável contar com o auxílio de um bom contador para esta etapa. A falta de um licenciamento, ou um erro mínimo nesta tarefa, poderá gerar multas de até R$2 mil.

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2 Comments

  1. Olá, estou com uma dúvida, tenho um delivery que começou há pouco mais de 30 dias, meu volume inicial já extrapola a faixa do MEI, então terei que abrir uma ME, o grande problema está na necessidade de endereço comercial.
    Fui informado que se fosse MEI, poderia ser em um endereço residencial, mas se tratando de uma ME teria que ser um endereço comercial. Isso é verdade? Com a “RESOLUÇÃO Nº 57, DE 21 DE MAIO DE 2020” fico liberado de alvará para funcionamento, mas não de endereço comercial?
    Continuo sem poder ter um delivery no meu endereço residencial?


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