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Localização de um negócio: entenda a importância e como encontrar

O que você verá neste artigo:

Quer saber a importância de uma boa localização? Confira o passo a passo abaixo!

O sucesso ou não da sua empresa pode ter relação direta da seleção do ponto comercial onde seu negócio vai funcionar. Se a localização demonstra aspectos negativos, isso pode comprometer o desempenho das vendas. É oportuno pensar em mudar o empreendimento para um lugar melhor e mais estratégico, mesmo que isso signifique investir mais em infraestrutura e propaganda. 

Neste artigo, vamos explicar a importância da localização de um negócio. Em seguida, apresentaremos as vantagens de uma boa localização e te daremos algumas dicas de como escolher o melhor ponto para uma empresa. 

Boa leitura! 

Qual a importância de uma boa localização?

Você empreendedor bem sabe que empreender exige uma série de expertises. Na hora de abrir uma empresa, é preciso pensar em uma vasta gama de detalhes que envolvem muito mais do que os produtos e serviços que serão ofertados por seu negócio.  

Pensar qual será a localização do seu negócio, é uma parte muito importante nessa missão que é construir um empreendimento de sucesso no mercado. 

Uma má localização pode acarretar prejuízos irreversíveis a vida útil da empresa, assim como uma boa localização pode te ajudar a subir vários degraus rumo ao sucesso do seu empreendimento. 

Alguns pontos importantes na hora de escolher a localização de seu negócio

Uma das primeiras coisas a se pensar ao escolher a localização do seu negócio é encontrar um ponto onde a acessibilidade e a visibilidade sejam possíveis.

Portanto, fuja de aluguéis baratos que não te garantem esses dois aspectos importantes, pois o que parece uma economia num primeiro momento pode acarretar prejuízos durante o período que a empresa estiver operando. 

Como escolher uma boa localização?

O sucesso do negócio depende de sua localização. Mas, antes de decidir onde será a loja, é importante que o empreendedor esteja atento a questões como acessibilidade, número de concorrentes nas proximidades e condições de estacionamento.

Algumas perguntas são norteadoras na hora de escolher o ponto comercial:

  • A loja é acessível aos clientes?
  • O local favorece a venda por impulso? Mesmo sem intenção de compra, os clientes sentem-se estimulados a comprar apenas ao ver o produto?
  • Qual o fluxo de pedestres no local?
  • A área em questão concentra mais atividades comerciais e/ou concorrentes?
  • Estacionamento é necessário?
  • O público-alvo tem acesso garantido à loja?

Os 4 P’s te ajudam na hora de escolher o local do seu ponto de vendas 

Você empreendedor já deve ter ouvido falar em uma das estratégias queridinhas dentro do marketing que é a teoria dos 4 P’s: produto, preço, promoção e ponto. Considera-se que manter uma boa equação entre esses fatores é o que garante que um negócio deslanche. 

O quarto P da nossa teoria é exatamente o Ponto, que se refere a localização que o seu negócio terá. É importante ressaltar que enquanto os outros podem ser alterados com mais facilidade durante as operações da empresa, o ponto demanda muita logística e investimento o que o torna menos maleável e exige muita atenção já na escolha inicial da localização. 

Você pode estar se perguntando quais detalhes você precisa estar bem atento na hora de tomar sua decisão e por isso elencamos alguns pontos essenciais: 

  • Observe se o ponto escolhido é de fácil acesso; 
  • Se possível ofereça serviços de comodidade como estacionamento, por exemplo; 
  • observe se o ponto também é favorável para clientes que utilizem o transporte público;
  • Evite lugares que o acesso seja por trajetos perigosos ou geograficamente desfavoráveis;
  • Tenha em mente que a localização do seu negócio deve entrar no planejamento de longo prazo;
  • Exatamente por não ser um fator maleável para mudanças, o ideal é que a escolha do seu ponto avalie a possibilidade de readequação do espaço a partir dos planos de crescimento da empresa. 

Considere se é possível realizar mudanças estruturais no espaço e claro se elas cabem no orçamento sem representar prejuízo para a sua empresa.

Lembre-se que você está começando e por isso é prudente conservar um certo senso de economia, mas lembre-se também que um bom investimento planejado é o que vai garantir que o espaço escolhido atenda as expectativas atuais e futuras do seu negócio. 

Fique de olho na concorrência

Escolher a localização da sua empresa também deve levar em conta a concorrência direta e indireta presente na região, algumas vezes a localidade pode estar saturada pelo excesso de um mesmo tipo de negócio. 

Porém, nem sempre ter lojas do mesmo segmento atuando nas proximidades representará prejuízo. Você deve observar, por exemplo, se a região é conhecida como um centro comercial de determinados nichos, isso pode ajudar a garantir fluxo espontâneo de clientela e ser uma vantagem. 

De toda forma, na hora de tomar essa decisão é importante que o vendedor faça um estudo da região e mapeie a oferta e demanda dos produtos e serviços que já são oferecidos naquela localidade.

Fique de olho no mercado e no público-alvo que frequenta a região 

É muito importante mapear a área, pois é dessa forma que o empreendedor garante que ela é frequentada pelo público-alvo o qual deseja oferecer seus produtos e serviços.

Uma outra dica é analisar o mercado da área, tanto no nicho em que você atua quanto em nichos similares, para dessa forma conseguir ter uma base da precificação praticada na região. 

Pensando a estrutura física do ponto

Para garantir que o imóvel que pretende usar em seu negócio é compatível com as necessidades da empresa, você deve ponderar alguns pontos essenciais como:

  • Avaliar se o espaço do imóvel é adequado para a realização das atividades operacionais da minha empresa;
  • Avaliar se o valor da locação tem bom custo-benefício;
  • Avaliar o que será necessário em questões burocráticas para que a empresa possa operar naquele espaço;
  • Questão burocrática.

Alvará de Funcionamento

A questão burocrática é um ponto chave na hora de escolher a localização do seu negócio. Para que sua empresa possa operar ela necessita de um Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que a sua empresa pode exercer as funções no local em que você a instala.

O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.

Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente

Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído;
  • É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.

Cuidados

Confira orientações para você não se arrepender da escolha do ponto comercial:

  • Evite lojas em frente a pontos de ônibus, pois a visibilidade fica comprometida pela aglomeração;
  • Fique longe de locais que causem a sensação de insegurança. No caso de loja de ruas, lugares mal iluminados podem causar esse sentimento;
  • Tente não optar pelo último andar em prédios comerciais, como shoppings, ou então, corredores sem saída, pois o fluxo de movimento é menor comparado às outras regiões;
  • Encontre um diferencial para o seu negócio;
  • Olhe o mapa da cidade em que será estabelecido o empreendimento e tente detectar as principais necessidades locais. Áreas consideradas nobres não são as únicas opções para bons pontos comerciais.

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  • Como abrir um MEI;
  • Escolha qual o porte de empresa abrir;
  • Como abrir uma Microempresa (ME);
  • Cadastro na Prefeitura;
  • Escolha o regime de tributação;
  • Como abrir uma Empresa de Pequeno Porte (EPP);
  • Documentos necessários para abrir uma Empresa;
  • Como definir o CNAE da sua empresa;
  • Como elaborar o Elabore o Contrato Social;
  • Os tipos de Contrato Social para uma empresa;
  • Como protocolar os documentos da empresa na Junta Comercial;
  • Como solicitar o Alvará de Funcionamento;
  • Realize as Inscrições Municipal ou Estadual;
  • Quanto tempo leva para abrir uma empresa.

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