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Localização de um negócio: entenda a importância e como encontrar

O que você verá neste artigo:

Neste artigo, vamos explicar a importância da localização de um negócio. Em seguida, apresentaremos as vantagens de uma boa localização e te daremos algumas dicas de como escolher o melhor ponto para uma empresa. 

Boa leitura! 

Você empreendedor bem sabe que empreender exige uma série de expertises.  Na hora de abrir uma empresa, é preciso pensar em uma vasta gama de detalhes que envolvem muito mais do que os produtos e serviços que serão ofertados por seu negócio.  

Pensar qual será a localização do seu negócio, é uma parte muito importante nessa missão que é construir um empreendimento de sucesso no mercado. 

Uma má localização pode acarretar prejuízos irreversíveis a vida útil da empresa, assim como uma boa localização pode te ajudar a subir vários degraus rumo ao sucesso do seu empreendimento. 

Alguns pontos importantes na hora de escolher a localização de seu negócio

Uma das primeiras coisas a se pensar ao escolher a localização do seu negócio é encontrar um ponto onde a acessibilidade e a visibilidade sejam possíveis.

Portanto, fuja de aluguéis baratos que não te garantem esses dois aspectos importantes, pois o que parece uma economia num primeiro momento pode acarretar prejuízos durante o período que a empresa estiver operando. 

Os 4 P’s te ajudam na hora de escolher o local do seu ponto de vendas 

Você empreendedor já deve ter ouvido falar em uma das estratégias queridinhas dentro do marketing que é a teoria dos 4 P’s: produto, preço, promoção e ponto. Considera-se que manter uma boa equação entre esses fatores é o que garante que um negócio deslanche. 

O quarto P da nossa teoria é exatamente o Ponto, que se refere a localização que o seu negócio terá. É importante ressaltar que enquanto os outros podem ser alterados com mais facilidade durante as operações da empresa, o ponto demanda muita logística e investimento o que o torna menos maleável e exige muita atenção já na escolha inicial da localização. 

Você pode estar se perguntando quais detalhes você precisa estar bem atento na hora de tomar sua decisão e por isso elencamos alguns pontos essenciais: 

  • Observe se o ponto escolhido é de fácil acesso; 
  • Se possível ofereça serviços de comodidade como estacionamento, por exemplo; 
  • observe se o ponto também é favorável para clientes que utilizem o transporte público;
  • Evite lugares que o acesso seja por trajetos perigosos ou geograficamente desfavoráveis. 

Tenha em mente que a localização do seu negócio deve entrar no planejamento de longo prazo

Exatamente por não ser um fator maleável para mudanças, o ideal é que a escolha do seu ponto avalie a possibilidade de readequação do espaço a partir dos planos de crescimento da empresa. 

Considere se é possível realizar mudanças estruturais no espaço e claro se elas cabem no orçamento sem representar prejuízo para a sua empresa.

Lembre-se que você está começando e por isso é prudente conservar um certo senso de economia, mas lembre-se também que um bom investimento planejado é o que vai garantir que o espaço escolhido atenda as expectativas atuais e futuras do seu negócio. 

Fique de olho na concorrência

Escolher a localização da sua empresa também deve levar em conta a concorrência direta e indireta presente na região, algumas vezes a localidade pode estar saturada pelo excesso de um mesmo tipo de negócio. 

Porém, nem sempre ter lojas do mesmo segmento atuando nas proximidades representará prejuízo. Você deve observar, por exemplo, se a região é conhecida como um centro comercial de determinados nichos, isso pode ajudar a garantir fluxo espontâneo de clientela e ser uma vantagem. 

De toda forma, na hora de tomar essa decisão é importante que o vendedor faça um estudo da região e mapeie a oferta e demanda dos produtos e serviços que já são oferecidos naquela localidade.

Fique de olho no mercado e no público-alvo que frequenta a região 

É muito importante mapear a área, pois é dessa forma que o empreendedor garante que ela é frequentada pelo público-alvo o qual deseja oferecer seus produtos e serviços.

Uma outra dica é analisar o mercado da área, tanto no nicho em que você atua quanto em nichos similares, para dessa forma conseguir ter uma base da precificação praticada na região. 

Pensando a estrutura física do ponto

Para garantir que o imóvel que pretende usar em seu negócio é compatível com as necessidades da empresa, você deve ponderar alguns pontos essenciais como:

  • Avaliar se o espaço do imóvel é adequado para a realização das atividades operacionais da minha empresa 
  • Avaliar se o valor da locação tem bom custo-benefício 
  • Avaliar o que será necessário em questões burocráticas para que a empresa possa operar naquele espaço 

Questão burocrática

A questão burocrática é um ponto chave na hora de escolher a localização do seu negócio. Para que sua empresa possa operar ela necessita de um alvará de funcionamento. 

O alvará de funcionamento é um documento emitido pela prefeitura, a partir da avaliação de seus órgãos reguladores competentes, que autoriza que a sua empresa atue e execute suas atividades naquele ponto e localização que pretende abrir seu negócio. Neste artigo, explicamos tudo sobre o assunto.

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