Descubra tudo o que é necessário para abrir empresa sem preocupações!

Você já pensou em abrir empresa? O sonho de muitos brasileiros é adquirir a independência financeira e se tornar o próprio chefe. Porém, não basta ter uma boa ideia ou vontade de empreender. É preciso ser realista e desenvolver habilidades de gestão e execução.

Toda a burocracia representa um papel de extrema importância para o sucesso da empresa. Essa parte se relaciona diretamente com a abertura do negócio e com a parte financeira e contábil. Esses itens devem estar adequados às obrigações exigidas por lei.

Não dar atenção a esses fatores, pode fazer com que a empresa tenha gastos inapropriados, ou até mesmo levar o empreendimento à falência. Mas não se preocupe, formalizar esse processo não é tão difícil assim. Porém, é necessário saber todas as informações e ter um bom planejamento, dessa forma o seu negócio atingirá suas expectativas.

Confira também o whitepaper completo com tudo que você sempre quis saber de como abrir uma empresa clicando aqui.

Tudo o que você precisa saber para abrir empresa

Análise e validação do mercado

Antes de qualquer investimento o empreendedor precisa fazer uma análise e uma validação de mercado. É recomendado fazer um levantamento, conhecer a concorrência, encontrar nichos e observar as mudanças e projeções no ramo da sua empresa. Assim, o empreendedor poderá ter uma ideia se o seu negócio será realmente viável e se trará os resultados pretendidos, afinal é preciso que haja demanda por parte do público.

Monte um plano de negócios

Feita a análise e validação do mercado, chegou a hora de montar um plano de negócio. O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Algumas dicas para o plano de negócios incluem:

  • Definir a área de atuação da empresa, setor de atividade, conhecer quais serão suas obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas em geral;
  • Definir uma missão para empresa, a razão dela existir e os valores de negócio;
  • Fazer uma análise de mercado sobre clientes, concorrentes e fornecedores;
  • Conhecer e determinar como será a estrutura operacional da empresa, quantas pessoas serão necessárias e como acontecerá todo o processo de vendas;
  • Construir cenários e desenvolver planejamentos estratégicos, financeiros e de marketing.

Escolha bem com quem fará sociedade

Apesar de não ser obrigatório, ao abrir empresa você pode decidir criar uma sociedade. Isso diminui a necessidade de grandes investimentos e dilui os riscos. Entretanto, fazer corretamente essa escolha é fundamental para o sucesso do empreendimento, errar nessa parte pode colocar tudo a perder.

É preciso levar em consideração fatores como competências, perfil e o aporte de investimento que o sócio poderá fazer. De maneira geral, o perfil do sócio precisa estar igualado com o do empreendedor e, mais do que isso, com a empresa.

Os sócios possuem como papel investir no negócio. Investimento que pode ser feito com capital, com tempo ou com ambos. Também tem o papel de dividir as responsabilidades, tomadas de decisões e possíveis lucros.
Quanto mais preparado estiver o seu sócio, assim como você, maiores são as chances de o negócio dar certo.

Forme uma equipe qualificada

Reunião de negócios, representando como abrir empresa - Abertura Simples

Definido o sócio e o plano de negócios, chegou a hora de formar e contratar a equipe. Inicialmente é preciso ter uma equipe mais enxuta, para que reduza os custos com obrigações trabalhistas. Incorpore os sócios ás necessidades da empresa, aloque-os em funções tanto quanto possível, isso diminui a necessidade de pessoal.

Para as contratações é preciso conhecer quais são as necessidades da empresa e ter uma ideia de quantos funcionários serão precisos. Você deve saber também, quais são as áreas prioritárias e quais precisam de conhecimento ou treinamento específico.

O processo de selecionar funcionários precisa ser feito com atenção e cuidado, já que escolher o candidato errado pode fazer que ocorram mais gastos e menor produtividade. Opte por funcionários que possuam visão alinhada com a empresa e que tenham vontade de crescer junto com o novo empreendimento.

Terceirize os serviços

Outro fato que deve ser levado em consideração é a terceirização de serviços. Em um primeiro momento o ideal é contratar empresas terceirizadas, diminuindo os custos com a estrutura e sua manutenção.

A terceirização de serviços contábeis, inclusive, mostra-se como um fator quase indispensável no começo da empresa, pois assim há a garantia de menor burocracia e de que a empresa estará totalmente regularizada.

Diminuindo riscos de problemas legais e multas. Além disso, terceirizar serviços contábeis se mostra mais eficiente e mais barato do que montar uma equipe própria, nesse momento a nova empresa precisa de todas as vantagens que conseguir.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos necessários para dar início ao processo de abrir empresa são simples. Para os sócios, basta apresentar 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um, 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada, e 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Já para a empresa em si, é preciso apresentar apenas 2 cópias simples do IPTU do Imóvel, e 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

QUAL O PROCESSO PARA ABRIR EMPRESA?

Assim que toda a documentação for acertada, as informações são enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial e é iniciado o processo de abertura. A aprovação leva de 3 a 5 dias úteis após o envio, significando que você já terá o número do CNPJ. Porém, para emitir notas, é necessário estar cadastrado também na Prefeitura. No total, a média para completar esse processo é de 7 a 10 dias.

Porém, para abrir empresa é necessário também realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Essa análise é feita pela Prefeitura para determinar se a empresa pode ou não utilizar determinado imóvel para determinado comércio.

Algumas pessoas escolhem um local que desejam se instalar, investem nesse imóvel, e só depois descobrem que não podem atuar ali. É muito tempo e dinheiro perdido, sendo que se contassem com o apoio de um profissional ligado nessa área, evitariam esse transtorno. Por isso, não se esqueça de fazer o pedido de Análise Prévia de Viabilidade do local.

Confira também o whitepaper que temos (material completo) com TODOS os passos que você precisa para dar início ao seu negócio com sucesso.

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua empresa seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender a todos as etapas da abertura de empresa.

Entre em contato com nossos representantes e inicie sua empresa com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta