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8 passos básicos para criar um plano de marketing

O que você verá neste artigo:

Provavelmente você já sabe quais os benefícios de estruturas as ações. Contudo, pode ser que você ainda não saiba como criar um plano de marketing. Se este é realmente seu caso, este artigo ajudará. Confira!

Criar um plano de marketing é realmente algo benéfico para empresas que querem crescer, mensurar resultados e atuar de forma estratégica. O documento permite aumentar as vendas, melhorar o posicionamento da marca e ainda fidelizar os clientes.

Todavia, os benefícios só poderão ser observados se o plano for desenvolvido com qualidade. Pensando em ajudar os empreendedores nesta jornada, decidimos listar um passo a passo. Continue lendo este artigo e saiba como desenvolver o seu!

Passo 1 – Planejamento

Antes de desenvolver o plano em si, é essencial realizar um bom planejamento. Isso significa que o empreendedor deverá analisar, por exemplo, como está o mercado no qual está inserido, quem são seus concorrentes, quais são os diferenciais deles, quem é o público-alvo. Além disso, é interessante pensar qual posição a empresa oculta atualmente e onde ela quer chegar.

Passo 2- Análise do ambiente

Será necessário realizar uma análise profunda do ambiente. Lembrando que ela requer uma observação não só dos fatores externos, mas também internos. O empreendedor deverá descrever tudo o que influencia a empresa de forma positiva e negativa.

No ambiente externo, por exemplo, será essencial verificar pontos como: concorrentes, fatores políticos e econômicos, consumidores, fornecedores, cultura, sociedade, tecnologia etc.

Já o ambiente interno exige analisar os pontos positivos e negativos da empresa, como equipamentos, equipe, recursos financeiros, metas etc. Para realizar a análise interno, uma ótima dica é recorrer a análise SWOT.

Passo 3 – Público-alvo

A equipe de marketing precisará saber exatamente com quem fala para desenvolver uma comunicação realmente eficiente. Para isso, é fundamental saber quem é o público-alvo. Caso você não saiba realizar a definição do seu público, leia nosso artigo “Para quem você quer vender? Entenda a diferença entre Público-alvo e Buyer Persona”.

Passo 4 – Definição da marca

Quem é sua marca? Qual o propósito dela? Por que ela foi criada? Saber quem é a empresa é um passo importante para conseguir realizar uma definição simples e rápida dele e também para que o público e o mercado consigam entende-la. A forma mais simples de fazer isso é respondendo as perguntas acima.

Passo 5 – Posicionamento da marca no mercado

Sabendo quem é a empresa e qual o seu propósito, será necessário definir um posicionamento no mercado. Exemplificando: uma empresa que atua somente com produtos veganos tem como propósito o bem-estar do planeta, dos seres humanos e dos animais.

Desta forma, seu posicionamento pode ser sempre em prol do seu propósito. Ela poderá realizar a promoção dos seus produtos destacando que são veganos e não maltratam os animais e assim por diante.

Passo 6 – Objetivos e metas

A partir de tudo o que foi mencionado, é hora de pensar, levando em consideração o cenário interno e externo, onde a empresa quer chegar. Defina quais são os objetivos e também as metas. O objetivo é onde se quer chegar e as metas são os caminhos necessário para alcançar os objetivos.

Passo 7 – Estratégias

Agora que já foi definido o objetivo e as metas, é hora de definir as estratégias que serão colocadas em práticas. Exemplo: uma empresa que terá o objetivo de crescer 20% no online define. Por isso, deverá ter um crescimento de 2% por mês em 10 meses. A partir dessa definição, a estratégia será realizar diversas ações nas redes sociais e atualizar o site.

Passo 8 – Implementação

Após todo o planejamento e definição de estratégias, é hora de implementar as ações. Reúna a equipe e delegue as tarefas com responsabilidades para que os colaboradores não fiquem sobrecarregados. Além disso, as tarefas devem ser delegadas para os profissionais que realmente estejam aptos a desenvolve-las.

Para finalizar, é fundamental mensurar todos os resultados do plano. Caso as ações não atinjam as metas, será necessário realizar adaptações. Agora que você já sabe o que é um plano de marketing, o que acha de continuar aprofundando seus conhecimentos? Baixe nosso e-book com um guia de marketing digital para iniciantes.

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