Skip to content

Pesquisa de mercado: o que é, as vantagens e como fazer

O que você verá neste artigo:

A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que serve de termômetro para medir a percepção do público em relação a determinada empresa, produto ou serviço e auxilia na tomada de decisões, tornando-as mais certeiras para o seu negócio. 

Neste artigo, te explicaremos o que é, para que ela serve, quais vantagens pode trazer para o seu negócio e te daremos algumas dicas de como fazê-la. 

Entenda o que é a pesquisa de mercado

Podemos definir a pesquisa de mercado como uma ferramenta utilizada com a finalidade de produzir dados que auxiliam na compreensão da realidade de um determinado negócio. 

Essa forma de fazer a coleta de informações ajuda o empreendedor a ter uma visão mais precisa do seu negócio e do mercado em que atua.

 A partir disso a tomada de decisões dentro do empreendimento passa a ser mais certeira, minimizando riscos desnecessários e levando em conta as dinâmicas do mercado em que a empresa atua. 

Os dados levantados na pesquisa podem conter o benchmarking, análises das características de consumo e de comportamento do público, entre outros.  

Para realizar o levantamento dos dados na pesquisa de mercado, temos duas formas distintas de fazê-lo, uma delas é pesquisa primária e a outra de pesquisa secundária.  

A pesquisa primária é aquela que é feita ou pela própria empresa que tem como finalidade utilizar os dados obtidos ou por alguém contratado para esse serviço. 

Já a pesquisa secundária se dá quando a empresa contrata o serviço de especialistas para realizar o trabalho de coleta e análise de dados. Nesses casos a empresa contratante recebe um relatório com os dados apurados pelo serviço contratado para realizar a pesquisa.  

Para que serve a pesquisa de mercado

Uma pesquisa bem feita definitivamente vai além de analisar os movimentos da concorrência, ela traz uma gama de dados relevantes que mostram a ampla conjuntura das dinâmicas do mercado que o seu negócio faz parte. 

E todo bom gestor sabe a importância de conhecer as dinâmicas do mercado em que atua para traçar estratégias e descobrir possibilidades ainda não utilizadas para aumentar a rentabilidade e o sucesso do negócio

Além disso, a pesquisa pode revelar informações sobre as dinâmicas internas do seu negócio assim como a percepção da clientela acerca desses aspectos.

Vantagens que a pesquisa de mercado pode trazer para o seu negócio

A pesquisa de mercado pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio quando bem feita. Abaixo elencamos alguns desses benefícios: 

  • O empreendedor consegue analisar a viabilidade de seu negócio
  • Na hora de inovar é possível medir a receptividade dos novos produtos e serviços antes de produzir em larga escala
  • Com base nela é possível identificar novos nichos de atuação aumentando a fatia de mercado ocupada pela empresa. 
  • Quando o assunto é o mercado em que atua é possível entender quais passos ela está dando e estar à frente da concorrência na hora de inovar, apostando em estratégias que garantam maior competitividade

Com fazer a pesquisa de mercado

Imagem de um infográfico que fala sobre a diferença entre visitante e lead

O modelo mais comum é utiliza questionários para coletar os dados, esses questionários podem ser empenhados por meio de entrevistas presenciais, formulários online, por exemplo. 

Outra abordagem que tem ganhado espaço é a do marketing digital, onde a pesquisa é feita por meio do monitoramento de usuários. Essa ferramenta também é capaz de fornecer dados apurados e precisos da realidade do público pesquisado. 

Independente do tipo de plataforma utilizada, uma boa pesquisa de mercado deve conter as seguintes informações: 

  1. O objetivo da pesquisa
  2. Qual o público alvo ao qual a pesquisa se destina 
  3. O número de pessoas que a pesquisa pretende abranger, ou seja, a amostragem.
  4. Um roteiro com perguntas simples e diretas;
  5. Agora é hora de aplicar a pesquisa de mercado preparada
  6. Por fim, analisar os dados coletados e elaborar um panorama estatístico. 

Lembre-se: é muito importante definir quais dados são interessantes para serem coletados, planejar como irá organizar esses dados também é essencial.

Agora que você já sabe como a pesquisa de mercado pode ajudar na tomada de decisões do seu negócio, está na hora de implementá-la no cotidiano da sua empresa, dentro das necessidades e da viabilidade para o seu negócio. Para te ajudar nesta tarefa selecionamos este ebook sobre estratégia de marketing.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.