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O que é marketing? A definição essencial para quem quer alavancar um negócio!

O que você verá neste artigo:

Você sabe o que é marketing? E mais… você quer aprender estratégias para se tornar mestre na arte de gerar valor? Neste artigo, te explicaremos o que é marketing, suas vantagens e ainda compartilharemos dicas que vão te ajudar a se tornar um sucesso com seu público-alvo.

No mar do mercado, cada vez mais competitivo, se destaca do cardume aquele peixe que sabe nadar a favor da maré e chegar primeiro até o cliente. E é aí que o marketing tem um papel fundamental, pois é ele que irá ajudar a gerar valor sobre os produtos e serviços ofertados por sua empresa e conquistar o coração e mente do seu público-alvo. 

Mas afinal, o que é marketing? 

O marketing vai muito além de uma estratégia de vendas, trata-se de um conjunto de conhecimentos e técnicas capazes de transformar como a sua marca é vista pelo público e catapultar a sua empresa para uma posição de destaque no mercado.

Para deixar mais evidente qual o papel do marketing, podemos citar a Associação Americana de Marketing (AMA) que atua nos Estados Unidos. Segundo a instituição, “o marketing é um conjunto de processos com a finalidade de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas aos consumidores e a sociedade como um todo.” 

A partir dessa definição podemos inferir que o marketing vai além de estratégia de vendas, pois ele opera com o intuito de alterar a percepção do público positivamente em relação ao custo-benefício dos produtos que a empresa oferece e também atua antecipando a necessidade dos consumidores. 

8 vantagens que o marketing traz para a sua empresa

Infográfico representando os 20 fatos do Marketing Digital
  1. Te ajuda a melhorar a margem de lucro pois aumenta suas vendas
  2.  Reposiciona sua marca e dessa forma fideliza a clientela
  3. Te fornece ferramentas estratégicas que permitem aumentar a visibilidade do seu negócio frente aos públicos-alvo desejados;
  4. Ajuda no gerenciamento da sua marca tornando evidente seus valores;
  5. Traz benefícios internos e externos pois melhora a comunicação da empresa com seus consumidores, parceiros e até mesmo colaboradores; 
  6. Tem um papel para além das vendas imediatas pois informa o público sobre a necessidade e importância dos produtos oferecidos; 
  7. Altera positivamente a dinâmica interna da sua empresa pois cria uma cultura de engajamento dos colaboradores para com as metas e objetivos do seu negócio. 
  8. Com a identidade da sua marca bem construída e bem gerenciada, o marketing destaca seu negócio para os consumidores frente aquela concorrência que oferecem produtos e serviços no mesmo nicho que sua empresa atua. 

A seguir, selecionamos algumas dicas importantes de marketing para o seu negócio. 

5 dicas para aplicar o marketing em negócio

Defina um planejamento estratégico

Coloque o plano de marketing dentro do planejamento geral do seu negócio. Dessa forma ele terá como norte o trio missão, visão e valores da sua empresa e ajudará que os objetivos e metas definidos para a sua empresa sejam atingidos.

Faça a análise do ambiente de marketing

Nessa etapa, você precisa registrar em documento as principais sacadas que teve ao observar o ambiente da sua empresa, portanto registre os pontos fortes e fracos, assim como as oportunidades e ameaças que você notou em suas observações. 

Defina os público-alvo

De nada adianta um plano de marketing que não compreende bem a que público se destina. Por isso, é importante que você sempre defina bem para qual segmento sua estratégia de marketing se destinará. 

Estabeleça um cronograma

Nenhuma ideia sai como esperado sem um bom cronograma, planejar com cautela e detalhar as etapas da estratégia de marketing é essencial. 

Fique de olho nos indicadores

Os indicadores de desempenho serão capazes de te fornecer um termômetro antes, durante e depois da execução de seu plano de marketing. Dessa forma deixará evidente se as estratégias de marketing estão sendo bem-sucedidas e sendo de fato funcionais para atingir os objetivos e metas postos pela empresa. 

Plano de marketing: o primeiro passo para quem está iniciando

O plano de marketing é um documento escrito que, como já mencionado, define as estratégias que deverão ser colocadas em ação para alcançar determinado objetivo. Para além disso, ele também permite entender mais sobre o mercado no qual a empresa está inserida e possibilita insight valioso para o negócio.

Qual a importância dele para um negócio?

Quem pensa que marketing é algo inviável e que não proporciona resultado, provavelmente nunca trabalhou com uma equipe séria e comprometida. Para fazer marketing, além de uma boa equipe, é necessário ter um bom plano. Ele possibilita diversas vantagens, como:

Melhor posicionamento da marca

O plano permite analisar o mercado, entender as necessidades e desejos do público-alvo e, com isso, traçar uma estratégia que permita que a marca se comunique melhor tanto com o mercado quanto com o seu público. Desta forma, ele conseguirá um melhor posicionamento.

Melhora nas vendas

A partir do momento em que a marca consegue desenvolver uma comunicação de qualidade com o seu público, ela, como consequência, conseguirá melhorar suas vendas. Afinal, o público entenderá porque precisa consumir os produtos e serviços dela e ainda terá uma ligação emocional com a mesma.

Otimização dos recursos

O plano ainda possibilita que os recursos financeiros possam ser otimizados. Isso porque o documento levará em consideração, em qualquer ação, diversas variáveis. Tudo será extremamente calculado visando reduzir os riscos de recursos financeiros e sua otimização.

Como desenvolver um plano de marketing de qualidade?

É sempre importante frisar que o plano de marketing só proporcionará os benefícios citados acima se for desenvolvido com alto critério. Por exemplo, há informações que são extremamente necessárias para que o documento seja completo. Abaixo listamos algumas delas. Confira!

Planejamento

Antes de desenvolver o plano em si, é essencial realizar um bom planejamento. Isso significa que o empreendedor deverá analisar, por exemplo, como está o mercado no qual está inserido, quem são seus concorrentes, quais são os diferenciais deles, quem é o público-alvo. Além disso, é interessante pensar qual posição a empresa oculta atualmente e onde ela quer chegar.

Análise do ambiente

Será necessário realizar uma análise profunda do ambiente. Lembrando que ela requer uma observação não só dos fatores externos, mas também internos. O empreendedor deverá descrever tudo o que influencia a empresa de forma positiva e negativa.

No ambiente externo, por exemplo, será essencial verificar pontos como: concorrentes, fatores políticos e econômicos, consumidores, fornecedores, cultura, sociedade, tecnologia etc.

Já o ambiente interno exige analisar os pontos positivos e negativos da empresa, como equipamentos, equipe, recursos financeiros, metas etc. Para realizar a análise interno, uma ótima dica é recorrer a análise SWOT.

Público-alvo

A equipe de marketing precisará saber exatamente com quem fala para desenvolver uma comunicação realmente eficiente. Para isso, é fundamental saber quem é o público-alvo. Caso você não saiba realizar a definição do seu público, leia nosso artigo “Para quem você quer vender? Entenda a diferença entre Público-alvo e Buyer Persona”.

Definição da marca

Quem é sua marca? Qual o propósito dela? Por que ela foi criada? Saber quem é a empresa é um passo importante para conseguir realizar uma definição simples e rápida e também para que o público e o mercado consigam entendê-la. A forma mais simples de fazer isso é respondendo as perguntas acima.

Posicionamento da marca no mercado

Sabendo quem é a empresa e qual o seu propósito, será necessário definir um posicionamento no mercado. Exemplificando: uma empresa que atua somente com produtos veganos tem como propósito o bem-estar do planeta, dos seres humanos e dos animais.

Desta forma, seu posicionamento pode ser sempre em prol do seu propósito. Ela poderá realizar a promoção dos seus produtos destacando que são veganos e não maltratam os animais e assim por diante.

Objetivos e metas

A partir de tudo o que foi mencionado, é hora de pensar, levando em consideração o cenário interno e externo, onde a empresa quer chegar. Defina quais são os objetivos e também as metas. O objetivo é onde se quer chegar e as metas são os caminhos necessários para alcançar os objetivos.

Agora que você já está por dentro do que é marketing e o que ele pode trazer para o seu negócio, é hora de se aprofundar nesse mar de conteúdos e aprender a utilizá-lo de fato ao seu favor. Para isto, indicamos que baixe esse incrível ebook gratuito sobre marketing.

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