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Passo a passo para criar um planejamento estratégico para o seu negócio

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Já sabe quais vantagens e decidiu que é interessante criar um planejamento estratégico para o seu negócio? Saiba que está no lugar certo!

É preciso enfatizar que criar um planejamento estratégico exige pesquisa, estudo e muita dedicação. Não basta apenas criar um documento de qualquer maneira e sem levar em consideração critérios de qualidade, pois o resultado pode ser abaixo do esperado.

Pensando em oferecer um caminho inicial para quem deseja criar um bom planejamento, destacamos alguns passos. Vamos lá?

 Passo 1 – Responda algumas perguntas básicas

Segundo o Sebrae, há três perguntas que são o ponto de partida para o desenvolvimento de um planejamento. Elas resumem, de forma prática, o documento e permite que o empreendedor consiga avançar para outros pontos importantes. As três perguntas são:

  • Onde minha empresa está neste momento?
  • Onde eu quero chegar com a minha empresa?
  • O que devo fazer para chegar onde quero?

Pensando em todas as limitações, é necessário que o empreendedor responda às perguntas com total objetividade. A partir disso, ele consegue seguir para os próximos passos com mais segurança.

Passo 2 – Analise o cenário no qual a empresa está inserida

Antes de definir as metas, é essencial realizar um estudo profundo do cenário no qual a empresa atua.

Por exemplo, uma empresa de moda, deve verificar o que está em alta, quais são as tendências de mercado, quais as previsões de crescimento do setor, quais são os concorrentes e quem é o público-alvo e como é o seu comportamento.

Além disso, é interessante realizar uma análise SWOT. Basicamente, significa analisar as forças, ou seja, pontos fortes da empresa; suas fraquezas; as oportunidades para o futuro e as ameaças que as fraquezas da empresa podem gerar no futuro.

Para definir, força, fraquezas e oportunidades, o empreendedor deve levar em consideração absolutamente tudo que pode afetar a empresa. Exemplificando: caso um negócio atue no mercado financeiro, ele deverá levar em consideração juros, inflação, bolsa de valores na análise SWOT.

Passo 3 – Defina as metas da empresa

Após responder as perguntas iniciais, especificamente “onde quero chegar com a minha empresa?” o empreendedor já terá seus objetivos.

Em seguida, será necessário traçar uma rota para alcançá-los. É neste momento que chega a hora de estabelecer quais metas que a empresa deverá alcançar para conquistar seus objetivos.

Passo 4 – Desenvolva estratégias

Agora que o empreendedor já sabe seus objetivos e metas, é hora de desenvolver suas estratégias, ou seja, é hora de colocar a “mão da massa”. Elas devem ser pensadas para que as metas sejam alcançadas. Ademais, devem prever possíveis problemas que podem ser gerados durante o percurso até o destino final (objetivo).

Passo 5 – Estabeleça um monitoramento

Para conquistar o sucesso das estratégias, será fundamental estabelecer uma forma de monitoramento. Seja por meio de estatísticas, software ou pesquisas, o empreendedor precisará investir em um método que realmente seja adequado ao seu negócio.

Considerações finais

Agora que você já sabe como criar um planejamento estratégico, nossa recomendação é que você continue estudando sobre planejamentos, pois o conhecimento será fundamental para o seu negócio. Você pode continuar aqui mesmo no portal Abertura Simples. Leia nosso artigo e entenda as 5 principais vantagens de criar um plano de negócio

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