15 KPIs de gestão que toda empresa precisa acompanhar

 em Gestão e Produtividade

Conheça aqui alguns KPIs de gestão muito importantes para que você possa melhorar a performance da sua empresa

Do inglês Key Performance Indicator, KPI significa o indicador-chave de desempenho de uma empresa. É com base nessas informações que a sua empresa toma conhecimento das ações que estão trazendo resultados e as que não estão.
Listamos a seguir 15 KPIs que são indispensáveis para qualquer empresa, seja ela de qualquer segmento de atuação. É baseado neles que você poderá tomar decisões cada vez mais assertivas e aumentar a rentabilidade do seu negócio. Quer saber quais são os principais KPIs de gestão em que uma empresa precisa ficar de olho? Continue lendo:

KPIs de gestão para ficar de olho:

1. Lucro líquido

O lucro líquido é a “menina dos olhos” de qualquer empresa. Podemos chegar a este valor depois de somar todo o faturamento e deduzir os custos e as despesas dele.

2. Margem de lucro líquida

A margem de lucro é aquilo que sua empresa planeja lucrar como retorno do que foi investido nela. Além de fazer o cálculo do lucro líquido, para obter a margem de lucro líquida devemos estipular um valor que bata com o que o mercado esteja interessado em pagar pelo seu produto. Se a produção ou a expectativa de lucros estiver acima do normal, pode ser que você tenha problemas no futuro com o planejamento financeiro.

3. Margem de lucro bruta

A margem de lucro bruta serve para apresentar a rentabilidade de um negócio. Para fazer o cálculo devemos pegar o quanto ele recebeu pela venda de um produto ou serviço e deduzir o valor de produção ou custo pelo serviço. Lembre-se: isso é diferente de lucro, uma vez que os gastos administrativos não entram nessa conta.

4. EBITDA

Do inglês Earning Before Interest Taxes, Depreciation and Amortization, a EBITDA é uma forma de calcular quanto uma empresa gera de recursos apenas com sua operação. Ou seja, antes de subtrair os impostos. Sua fórmula seria: Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização. Este é um dos indicadores mais importantes para empresas que buscam investidores. Além disso, serve como referência para comparar resultados com outras empresas do mercado.

5. ROI

Do inglês Retorn On Investment, a sigla ROI significa o retorno do investimento. Ou seja, o resultado adquirido com um investimento gasto.

6. Net Promoter Score (NPS)

Criada pelo pesquisador Fred Reichheld, a Net Promoter Score é uma métrica que serve para mensurar através de uma única pergunta quais são os clientes promotores de uma marca.

7. Customer Lifetime Value (CLV)

Tida como uma métrica que busca entender qual o lucro que uma empresa poderá ter. O CLV busca encontrar qual seria o valor total obtido com um determinado cliente dentro de um determinado período e por quanto tempo ele ainda poderá ser cliente.

8. Market Share

De forma simples, o market share significa a participação de uma empresa no mercado em que ela se encontra. Pode ser medido por quantidade de clientes, faturamento, etc.

9. Custo por lead (CPL)

Bastante usado no ambiente digital, o CPL é a soma dos gastos com marketing divido pelo número de leads (contatos de pessoas interessadas na empresa ou algum conteúdo criado por ela) gerados por ele.

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10. Ticket médio

O ticket médio representa o valor gasto em média por um cliente em seu negócio. Ou seja, para se chegar a esse valor deve-se encontrar a receita bruta da empresa e dividi-la pela quantidade de clientes em um determinado período.

11. Receita por funcionário

O cálculo de receita por funcionário pode servir para mostrar o desempenho de uma equipe. Basta dividir o valor da receita pelo número de funcionários durante um período específico.

12. Índice de satisfação dos funcionários

É sempre importante para saber qual o grau de satisfação dos colaboradores da empresa. Esse indicador deve identificar os principais GAPs da gestão de pessoas e orientar as ações de clima organizacional.

13. Taxa de retenção de funcionários

Capaz de mostrar o índice de satisfação dos funcionários, a taxa de retenção apresenta também o tempo médio em que os colaboradores de uma empresa ficam nela. Essa taxa pode abordar tanto o tempo total de vida da marca como também de um período específico, afim de encontrar possíveis problemas.

14. Liquidez

É a capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Quanto mais rápido for essa conversão, mais líquido um ativo é. Esse indicador avalida a capacidade que uma empresa tem de pagar seus funcionários e fornecedores.

15. Índice de inadimplência

Controlar as contas a receber é importante para que a empresa consiga balancear suas contas a pagar. Este índice avalia o que a empresa tem a receber e quanto desse montante está atrasado ou não sendo pago.


E aí, você já acompanha esses KPIs de gestão na sua empresa? Conhece outros que possam ser importantes para mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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