Confira como criar uma equipe de alta performance e quais são as vantagens

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Criar uma equipe de alta performance exige algumas mudanças fundamentais, mas não é algo tão complicado. Entenda!

Se você chegou aqui, provavelmente, está passando por dificuldades em conquistar bons resultados, certo? Saiba que uma das soluções para mudar isso é criar uma equipe de alta performance.

Ela será fundamental para que a empresa consiga prosperar. No entanto, serão necessárias algumas mudanças. Neste artigo, vamos apresentar algumas, mas antes que tal entender como isso impactará sua empresa? Vamos lá?

Maior produtividade

Uma equipe unida e com as habilidades mencionadas acima consegue bater as metas e alcançar os objetivos. Isso é possível, pois os integrantes estarão mais motivados, unidos e, como consequência, muito mais produtivos.

Alcance das metas

Como é de se esperar, a produtividade tem um impacto muito positivo no alcance das metas. Um estudo da Universidade de Warwick, do Reino Unidos, constatou, por exemplo, que funcionários felizes são 12% mais produtivos e conseguem aumentar as vendas em 37%.

Aumento da competitividade

Quando os colaboradores atuam com motivação e produtividade, há uma melhora considerável no desempenho da empresa. O resultado disso é que a marca consegue crescer no mercado e se tornar muito mais competitiva.

Redução da taxa de rotatividade

Por fim, outra vantagem de formar time de alta performance é que há uma redução da taxa de rotatividade.

Colaboradores satisfeitos, motivados e produtivos tendem a se sentirem valorizados e, geralmente, não querem sair da empresa. Com isso, há uma redução da taxa de rotatividade e, como consequência, redução nos custos de novas contratações.

Saiba como criar uma equipe de alta performance

Agora que já falamos sobre as vantagens do time de alta performance, chegou o momento de explicar como, afinal, é possível desenvolver uma, certo?

Saiba que o processo não é tão simples e, muitas vezes, pode exigir uma mudança na cultura organizacional para que os colaboradores entendam o propósito da empresa, se sintam valorizados e consigam atuar com excelência. Dito isso, vamos ao que interessa.

Escolha bons profissionais

Um dos passos fundamentais é conseguir recrutar profissionais que realmente tenham perfil para a vaga e também para atuar conforme as diretrizes da empresa.

Não adianta contratar um profissional simplesmente porque ele foi simpático na entrevista se o perfil dele não está de acordo com a vaga.

Por isso, faça uma entrevista que realmente consiga selecionar profissionais qualificados e que vão se habituar ao ambiente de trabalho.

Capacite sua equipe

Supondo que você não precisa contratar novos profissionais, pois a equipe já está completa. No entanto, você sente que eles não estão atuando com alto desempenho, ok?

Neste caso, é essencial promover capacitação para os colaboradores. Invista em cursos, workshop, feedback e orientação para que eles possam se desenvolver e atingir o melhor de suas capacidades.

Invista em uma boa liderança

Seja mais do que um chefe, invista em uma liderança que inspire. A figura do chefe, ou seja, que manda, é opressivo, não escuta seus funcionários, é algo que já não faz mais sentido e não gera resultado. O ideal é que o líder seja uma pessoa que gera confiança, que orienta a equipe, é empático e consegue motivar todos.

Defina metas

Os colaboradores precisam saber quais são as metas e objetivos da empresa. Somente assim eles conseguiram atuar em sintonia com as demandas da empresa e alcançar os resultados esperados.

Valorize os colaboradores

Seja por meio de uma cultura organizacional inovadora, seja por benefícios trabalhistas extras ou por campanhas de incentivo, é essencial que a empresa consiga valorizar os colaboradores. Com isso, eles entenderão que, realmente, há vantagens em atuar com alta performance.

Tenha uma comunicação objetiva

A comunicação clara e objetiva é fundamental para que não haja ruídos que gerem conflitos. Por isso, a recomendação é investir em feedbacks e reuniões que sejam produtivos e apresente informações importantes sobre a trabalho e sobre a empresa.

Por fim, é interessante destacar que a liderança é fundamental para criar uma equipe de alta performance. Por isso, nossa recomendação é que você leia nosso “guia definitivo para desenvolver uma boa liderança“.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário