Skip to content

Propósito: este é o primeiro passo para abrir um negócio

Índice

Não há problema que você deseje empreender por necessidade ou por oportunidade, mas saiba que em ambos os casos ter um propósito é o primeiro passo para abrir um negócio. Neste guia simples, vamos explicar exatamente o que você precisa saber sobre o assunto. Aqui você aprenderá:

  • O que é propósito para empreender?
  • Por que ter um propósito é o primeiro passo para abrir um negócio?
  • Quais as vantagens de ter um propósito para empreender?
  • Quais empresas atuam segundo seus propósitos?
  •  Como encontrar meu propósito para abrir empresa?

Boa leitura!

O que é propósito para empreender?

Uma das definições da palavra propósito no dicionário “Michaelis” é “objeto que se tem em vista; meta, mira”. A definição cabe perfeitamente no que queremos dizer quando falamos que o primeiro passo para abrir um negócio é ter um propósito.

O psicólogo Victor Frankl explica que todo ser humano é motivado por buscar significado em sua vida. Desta forma, se uma pessoa é incapaz de encontrar um significado para algo que está fazendo, é provável que caia no sofrimento e desespero. Sendo assim, o propósito para empreender é capaz de proporcionar um compromisso significativo que fará o empreendedor ter resiliência e força para preservar seus objetivos.

Por que ter um propósito é o primeiro passo para abrir um negócio?

O propósito para empreender permitirá embarcar nesta jornada tendo objetivos bem definidos. Desta forma, a jornada empreendedora será muito mais objetiva. Além disso, ter um propósito agregará valor para a sua marca.

Ele é o primeiro passo, pois definirá todo o rumo que será necessário percorrer. Por exemplo: uma empresa que define que seu propósito é vender produtos de pele de forma sustentável, precisará definir seu público-alvo a partir desse propósito.

Além disso, todos os fornecedores precisam também estar alinhados com a sustentabilidade. A comunicação também deverá ter esse fico. Entende como o propósito tem um impacto prático na jornada empreendedora?

Quais as vantagens de ter um propósito para empreender?

Já mencionamos alguns deles no decorrer deste artigo, mas queremos que nossos leitores entendam realmente como podem se beneficiar de ter um propósito. Por isso, selecionamos os mais relevantes.

Maior rendimento

Durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em 2018, diversos especialistas explicaram que empresas que atuam com propósitos conseguem obter melhores resultados em longo prazo. “Desde o começo da Magazine Luiza, o propósito era gerar emprego para a família. Hoje, é sobre gerar empregos. A gente não vê sentido se não ajudar a sociedade. Minha luta sempre foi contra essa história de buscar lucro a qualquer custo”, afirmou Luíza Helena Trajano, segundo a revista Época.

Fidelização do público

Empresas que atuam com propósitos sociais acabam fidelizando seus clientes. Isso ocorre, pois o cliente sabe que comprando dessa empresa gerará um impacto social positivo.

Um estudo de Porter Novelli entrevistou mais 1.110 americanos e constatou que 79% dos entrevistados sentem que têm uma conexão pessoal mais profunda com organizações que compartilham seus valores, e 72% acreditam que empresas com objetivos se preocupam mais com eles.

Objetivos claros

Outra vantagem importante é que o empreendedor terá objetivos claros e isso facilitará a tomada de decisão durante sua jornada empreendedora.

Resiliência

Quando o empreendedor realmente acredita no seu propósito, terá muito mais resiliência para encarar os desafios. Desta forma, a chance de desistir da sua empresa será consideravelmente inferior diante dos problemas que surgiram ao longo do seu caminho.

Quais empresas atuam segundo seus propósitos?

Para entender o que é um propósito nada melhor do que conhecer alguns modelos. Um bom exemplo é a Natura. Em seu site, a marca explica que seu propósito é “promover o bem-estar – relações harmoniosas do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza”.

Já o Google tem como objetivo “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis”. A Netflix, por sua vez, ressalta que sua missão é entreter o mundo. Levando até você as melhores séries, filmes e documentários para todos os gostos, onde quer que você esteja”.

Perceba que em nenhum desses exemplos há relação com dinheiro, mas sim com o impacto social.

Como encontrar meu propósito para abrir empresa?

Agora vamos ensinar algumas dicas para você encontrar o real motivo de existência da sua empresa.

Crie uma lista de perguntas do tipo “por que” e “o quê”

O primeiro passo prático para saber o que motiva sua empresa a existir é fazer uma lista respondendo algumas perguntas, como:

  1. Por que estamos fazendo isso?
  2. Por que estamos no negócio?
  3.   Por que existimos?
  4. Por que somos e quem somos hoje?
  5. Por que somos bons no que fazemos?
  6. O que as pessoas dizem sobre nós?
  7.   Em que somos ótimos?

Combine o Racional com o Emocional

Seu propósito deve ser baseado na realidade, mas também têm um elemento emocional. Whole Foods faz isso bem: “Nosso propósito mais profundo como organização é ajudar a apoiar a saúde, o bem-estar e a cura tanto das pessoas – clientes, membros da equipe e organizações empresariais em geral – quanto do planeta.”

Converse com sua equipe

Após responder as perguntas acima, faça uma reunião com sua equipe. Durante a conversa, faça as perguntas acima para eles. Anote todas as respostas.

Em seguida, compare suas respostas com a da equipe. Veja se as respostas da equipe são iguais as suas. Caso sim, é bem provável que você esteja no caminho certo para entender a motivação do seu negócio.

Em seguida, reúna tudo em uma mensagem curta, simples e, o mais importante, genuína.

Exemplo: supondo que você tenha uma empresa de cosméticos. Uma das respostas sobre o que motivou estar neste mercado é fazer com que as mulheres se sintam bem com elas mesmas. Neste caso, já temos um dos propósitos da sua empresa: empoderar mulheres.

Depois de encontrar o propósito, faça-o aderir

O verdadeiro propósito é muito mais do que uma declaração de missão na seção “sobre” do seu site. Sabemos que é clichê, mas as ações realmente falam mais alto que as palavras. A fim de manter seu propósito, você precisa entrelaça-lo onde puder, em mensagens publicitárias, em treinamento com a sua equipe e por aí vai.

Agora que você já sabe o primeiro passo para abrir um negócio, é hora de conhecer o segundo: o plano de negócio. Baixe nosso ebook e saiba como desenvolver o seu!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.