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As dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional em empreendedores

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Entender como desenvolver a inteligência emocional será fundamental para enfrentar os desafios e não desistir nos primeiros obstáculos. Entenda mais sobre o assunto neste artigo!

A maioria das pessoas sabe que para ser bem sucedido acadêmica e profissionalmente, é necessário ter dedicação, esforço e disciplina.

Mas o que muitos ignoram é a importância de desenvolver a inteligência emocional. Mas afinal, o que é isso?

A inteligência emocional em empreendedores

“A Inteligência Emocional (IE) pode significar a diferença entre se comportar de forma socialmente aceitável e estar deslocado em uma determinada situação social”, explica matéria da BBC.

Diante disso, a inteligência emocional é o modo como gerenciamos nossas emoções e as dos outros.

Ela tem um papel importante para saber como melhorar os relacionamentos interpessoais e como agir em momentos difíceis, podendo assim determinar nossa felicidade e nosso sucesso.

Fato é que isso pode parecer bastante complicado. No entanto, entender alguns pontos pode ajudar no desenvolvimento dessas habilidades.

 Confira algumas dicas desenvolver a inteligência emocional em empreendedores

Saiba que a inteligência emocional em empreendedores não é algo que se aprende do dia para a noite. Será necessário entender os pontos e colocar em prática o conceito na vida cotidiana, sabendo que muitas vezes se vai errar. O mais importante é não desistir.

Empatia

Diferente do chefe, que enxerga seus colaboradores como robôs, o líder é uma pessoa empática. Ele sabe que cada colaborador é um ser humano, ou seja, que tem qualidade e defeitos. O líder escuta seus colaboradores, entende suas necessidades e sempre se coloca no lugar do outro.

Confiar no próximo

Uma das características de um líder bem-sucedido é delegar tarefas. Ele sabe que não pode fazer tudo sozinho e que precisa confiar no outro. É importante destacar, aqui, que um bom líder não delega tarefas para qualquer pessoa. Ele conhece seus colaboradores e sabe em quem realmente pode confiar.

Transparência

Um bom líder sabe que é necessário ser transparente para que os colaboradores se sintam, de fato, parte um grupo. A união e o pertencimento são fatores decisivos para que o colaborador continue engajado com o seu trabalho. Desta forma, o líder transmite todas as informações decisivas da empresa para os colaboradores.

Erros

Assumir os erros é uma característica que faz com que os colaboradores respeitem ainda mais um líder.

 Elas sentem mais empatia, pois entendem que ele está tentando fazer o seu melhor. Contudo, não basta apenas assumir os erros.

É essencial que o líder mostre que aprendeu algo com eles e que não irá mais repeti-los, pois isso demonstra inteligência emocional (algo que desperta admiração nas pessoas).

Solidário

Um bom líder quer que seus colaboradores sigam procurando suas melhores versões. Por isso, ele incentiva que cada um seja melhor. Desta forma, ele irá realizar críticas construtivas e mostrar o melhor caminho para cada um.

Agora você já sabe quais são as dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional. Que tal continuar estudando sobre como ser um bom empreendedor. Nossa recomendação é que você leia outro artigo do nosso blog: “A importância de ter bem definido o propósito da empresa”.

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