Skip to content

Networking na prática: dicas para construir uma boa rede de contatos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Cansou de ouvir o termo e não saber o que é ou como fazer? Veja aqui algumas dicas de networking na prática

Quem são as pessoas que estão ao seu lado? Saiba que na jornada empreendedora você precisará de aliados para ir além. É por isso que muitos empreendedores querem aprender sobre como realizar networking na prática. Pensando neles, decidimos produzir algumas dicas. Ficou interessado em saber mais? Confira!

Conceito sobre networking

O conceito é aplicado para criar uma boa rede de contatos de forma totalmente natural. O empreendedor não deve sair por aí querendo forçando amizade com quem acha que é importante, pois isso não vai funcionar. Na verdade, pode até ser prejudicial, já que pode gerar uma imagem de uma pessoa interesseira.

O networking é criado como uma amizade. As pessoas se conhecem, se identificam por algum motivo e criam uma relação. Ou seja, não se trata de conhecer pessoas para que elas possam fazer algo, mas para gerar uma relação natural que pode, ou não, gerar algo no futuro.

6 dicas para fazer networking na prática

Antes de apresentar a seis dicas, é essencial mencionar que para criar novos contatos é muito importante que você seja autêntico. Ou seja, nada de fingir que gosta de algo ou querer impressionar, pois isso pode ser observado por outras pessoas que podem até acabar se afastando. Dito isso, vamos ao que interessa?

1. Participe de eventos

As pessoas que você precisa conhecer provavelmente estarão presentes em eventos do setor que você atua. Geralmente, esses eventos são criados justamente para proporcionar um ambiente no qual os participantes possam interagir. Por isso, a dica é que você participe deles e colha os frutos.

2. Use as redes a seu favor

Siga, nas redes sociais, as pessoas que você acredita que podem ter afinidades com você. As redes podem proporcionar também uma chance de fazer networking.

3. Encontre afinidades

As relações começam por meio das afinidades. Não adianta chegar em uma pessoa de forma totalmente aleatória. O recomendado é que o profissional saiba quais são os interessantes de quem quer conhecer e veja se existe algum incomum para que, com isso, consiga estabelecer alguma relação.

4. Mantenha proximidade

Após a afinidade, as relações vão se desenvolvendo pelo contato. Assim como uma flor, que precisa ser cuidada para crescer, as relações também precisam de cuidado. Sendo assim, é interessante cultivá-las e manter proximidade.

5. Seja útil

Sempre que possível, ofereça ajuda para os seus contatos. Ser uma pessoa solicita é essencial para que haja confiança e a relação consiga se fortalecer. Uma dica extra: ajude se realmente puder ajudar.

6. Invista em contatos de qualidade

Não adianta conhecer 100 pessoas e não manter nenhuma relação sólida com elas, já que isso não será produtivo. O recomendado é focar em qualidade. Algumas vezes ter uma boa relação com uma pessoa pode ser muito mais positivo do que com 100.

Para finalizar, o que acha de aprender ainda mais sobre networking na prática? Leia nosso artigo “Tudo que você precisa saber para melhorar as suas relações profissionais!”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário