Networking: Tudo que você precisa saber para melhorar as suas relações profissionais!

É muito comum ouvir falar em networking no contexto empresarial, mas você sabe mesmo o que isso significa? Muitas pessoas ainda enfrentam dificuldade para conseguir oportunidades de emprego, mas para se destacar no mercado não é necessário apenas ter um conjunto de habilidades, como também manter um bom networking. Essa é uma das ferramentas mais poderosas para se adquirir uma boa rede e ainda conquistar boas oportunidades.
Nessa matéria você verá:

  • O que é networking
  • Quais são as vantagens
  • Como começar um networking

O que é Networking?

Basicamente, o termo representa o trabalho feito para melhorar a rede de contatos profissionais. Essa ferramenta pode ser crucial tanto para profissionais que já estão no mercado de trabalho, quanto para os que estão buscando oportunidades.

Seu proposito é a troca de informações e experiências, fazendo com que o profissional que o realiza tenha um aperfeiçoamento tanto profissional quanto pessoal. É importante ressaltar que essa proximidade deve ser cultivada diariamente para que o profissional seja lembrado, além de gerar oportunidades de negócios ou até mesmo recolocação profissional.

Vantagens

Indicações para vagas: Imagine a seguinte situação: você está desempregado, em busca de uma oportunidade de emprego. De repente, abre uma vaga de emprego na empresa de algum conhecido seu. Se seu networking for bem trabalhado, você poderá ser o primeiro a saber disso, colocando-se a frente da competição, principalmente se for uma vaga para início imediato.

Marketing pessoal: Mesmo que não perceba isso com tanta frequência, você está sempre vendendo algo, seja seu serviço, produto, ideia ou até mesmo sua própria imagem. Estabelecer um bom networking faz com que você consiga melhorar essa habilidade, reforçando ainda a socialização com outros profissionais. Sem falar, é claro, na melhora de seu marketing pessoal, demonstrando o tipo de profissional que você é.

Informações facilitadas: Como já citamos, fazer um bom networking faz com que você tenha um acesso constante a certas informações que, de outra forma, não teria. Não apenas para vagas, mas também sobre diversos assuntos e experiencias no seu mercado de atuação que poderiam ser de grande ajuda para o funcionamento e sucesso do seu negócio.

Como criar um bom Networking?

  1. Comece definindo o que você pode oferecer e qual é seu objetivo. Para o primeiro, entenda que o networking é uma troca: se você quer tirar valor de sua rede precisa oferecer valor também. Leve em conta seus atributos pessoais, habilidades, informações e experiências. Já para o segundo, pense no que você deseja obter. Um emprego novo? Contatos para a sua empresa? Reconhecimento do mercado?

2. Em seguida, crie um perfil profissional nas redes sociais, com fotos que transpareçam competência e responsabilidade. Mantenha seu currículo sempre atualizado, e as informações da sua empresa disponíveis para todos que quiserem contactá-lo. Para seus e-mails, você pode criar uma assinatura, ou então apostar em cartões de visita. Não se esqueça de contar com um profissional da área de design para montar um cartão com boa identidade visual.

3. Defina seu público-alvo, nesse caso, pessoas que irão ajudá-lo a conquistar seu objetivo. Você pode considerar seu público como sendo seu chefe, seu cliente, seu investir, uma equipe ou até mesmo uma pessoa que consiga influenciar quem tem o que você deseja. Mas lembre-se: não tente atingir todo mundo. É essencial que você foque seus esforços em um único público, pois qualidade é melhor do que quantidade.

4. Por fim, estabeleça contato, seja compartilhando conteúdos ou fazendo comentários relevantes, ou entrando em contato direto com a pessoa. Você pode conversar com o seu público tanto pelas redes sociais, quanto em eventos, palestras, conferências, e até mesmo no seu dia a dia.

Concluindo…

Hoje em dia, o networking não precisa mais ser feito apenas ao vivo, trocando cartões. Qualquer pessoa pode investir na sua rede de relacionamentos profissionais por meio de sites, redes sociais e aplicativos.

O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social exclusivamente voltada para as relações de trabalho, e este ano já atingiu a marca de meio bilhão de usuários. Atualmente, é a melhor forma de criar e manter boas conexões profissionais. Um dos principais recursos da plataforma é a opção de criar “grupos”, onde pessoas com interesses em comum se conectam.

Você possui uma boa rede de networking? Conhece algumas dicas que possam ajudar outros empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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